Espaço para analisar toda e qualquer obra cinematográfica. Últimos lançamentos em Cinema e DVD. Produções recentes, clássicos etc..
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
Van Damme aprende a antiga arte do Muai thay em "Kickboxer: O Desafio do Dragão".
O inimigo deve ser humilhado, ou... destruído.
Sinopse: Kurt Sloan é o homem de canto de seu irmão, o campeão de kickboxing dos EUA Eric Sloan. Quando Kurt testemunha seu irmão ficar maliciosamente paralisado no ringue pelo campeão da Tailândia, Tong Po, Kurt promete vingança. Com a ajuda de Xian, um treinador de kickboxing que vive em uma área remota da Tailândia, Kurt treina para a luta de sua vida.
Kickboxer... de 1989... com direção de Mark DiSalle e David Worth... elevam a jornada de Jean-Claude Van Damme como artista marcial. Se não fosse pelo roteiro de DiSalle... Glenn A. Bruce e do próprio Van Damme... "Kickboxer" seria mais um "Grande Dragão Branco" da vida... claro que... quando escrevo isso... não estou desmerecendo o filme que alavancou a carreira do músculo de Bruxelas... muito pelo contrário... "Bloodsport" sempre terá a sua significativa importância. Acontece que "Kickboxer"... é um filme com uma pegada mais intensa do que a de "O Grande Dragão Branco"... o clichê ainda é mantido no roteiro... mas agora para resgatar as raízes da arte do Muay thai. Jean-Claude vive o papel de Kurt... o irmão dedicado do campeão de Kickboxing invicto... Eric Sloane. Um jornalista pergunta à Eric como será sua luta na capital da Tailândia... Bangkok... o campeão responde da maneira mais fria... pois para ele o título de campeão está mais do que garantido.
O campeão... Eric Sloan.
Ao chegarem em Bangkok... Eric... além de confiante... ignora completamente o forma como os praticantes de boxe tailandês... lutam... a arte é originaria da Tailândia... muito mais agressiva do que aquela que Eric aprendeu nos Estados Unidos. Kurt se depara com o oponente de seu irmão... Tong Po... se espantando ao vê-lo chutar a viga da parede... e seus olhos cheios de ódio.
Chutando a viga da parede.
Kurt aconselha seu irmão a cancelar a luta... mas Eric neglicenciara as decisões de Kurt... por acreditar que seu irmão não é bom o bastante para tomar seu lugar. A luta com Tong Po é decidida rapidamente pelo mesmo... ferindo Eric gravemente numa luta sem regras. Milagrosamente... Eric sobrevive ao castigo... mas se torna paralítico... ele nunca mais poderá andar. Devoto ao irmão... Kurt decide se vingar... mas acontece que Tong Po pertencerá à uma organização criminosa comandada por Freddy Li... e só com a ajuda de um velho sobrevivente de guerra... Taylor... que Kurt encontrará o verdadeiro mestre de Muay thai para treiná-lo rigorosamente.
Luta sem regras.
O mestre de Muay thai e recluso por conta das ameaças de Freddy Li... Xian... exita em treinar Kurt... mas após se sensibilizar pela tragédia que vitimou seu irmão... Xian volta atrás... decidindo testar as habilidade de Kurt... quando ele se dirige a um vilarejo comandado pelos capangas de Li... onde todos devem pagar para ter proteção... incluindo o colírio para os olhos... Mylee (Rochelle Ashana)
Kurt Sloane... o herói das pequenas e frágeis mulheres da aldeia.
A trilha sonora original de Paul Hertzog varia entre momentos emocionantes e até intensos por parte do treinamento de Kurt. Enquanto que em "O Grande Dragão Branco" havíamos visto apenas uma edição resumida do treinamento... em "Kickboxer" caminha muito mais além... incluindo técnicas de respiração e outros elementos de "O Grande Dragão Branco" em um nível mais rigoroso... e do contrário de "O Grande Dragão Branco"... em "Kickboxer"... Van Damme se encarrega da direção e da coreografia das cenas de luta.
Treinamento rigoroso.
Despertando um complexo de inferioridade em Eric... Kurt se torna destaque dentre os lutadores locais. Antes disso... vemos uma cena antológica em que Xian observa o equilíbrio de Kurt... embebedando-o e fazendo com que ele surre os capangas de Li.
O carisma de Jean-Claude Van Damme.
Ciente do prejuízo que Kurt poderia trazer ao chefe de Li... Tao Liu... Li dá ordens para que seus capangas raptem Mylee e Eric... fazendo com que a garota caia nas mãos de Tong Po... que a estupra. E assim veremos Kurt e Tong Po numa luta sangrenta... não apenas sem regras... mas da velha tradição tailandesa... do qual os oponentes precisam lutar com luvas feitas de cacos de vidro.
Luta sangrenta.
Tanto a trilha sonora original... quanto a música de Stan Bush... fará o espetador se emocionar e atingir o máximo de adrenalina... em cenas em que Tong Po é surrado violentamente por Kurt... que obteve ajuda espiritual dos velhos guerreiros no templo onde treinara. Eu... particularmente... considero "Kickboxer" superior ao "Grande Dragão Branco".
Trilha sonora original de Paul Hertzog.
VERSÕES ALTERNATIVAS.
No lançamento do DVD Prism no Reino Unido, bem como os cortes já detalhados. A cena em que Eric está conversando com Kurt sobre sua força na parte superior do corpo e depois se referindo a suas pernas como palitos de dentes foi inexplicavelmente completamente removida.
Kickboxer nunca esteve disponível em nenhum lugar do mundo totalmente sem cortes e com as dublagens de voz originais. O antigo VHS do Reino Unido do vídeo 4 frontal era uma versão perfeita com dublagem de voz originais, mas foi fortemente cortado pelo BBFC em 1 min 18 segundos (um tapa no ouvido no bar e a luta final foi fortemente cortada). A versão VHS do Australian Palace, classificada como R, é a versão mais completa deste filme já lançada, mas mesmo faltando algumas cenas curtas devido a danos na impressão (quero dizer muito breve também). Nos lançamentos antigos do VHS, o personagem Eric Sloane (Dennis Alexio) falava com sua voz real e isso era muito mais autêntico e realista em comparação às versões dubladas posteriores nos lançamentos em DVD. Os lançamentos mais recentes de DVD também perdem pontos vitais da trama e há muitas cenas que foram encurtadas ou completamente removidas. Essas são as coisas que estão faltando nos lançamentos mais recentes de DVD. 1. A voz de Eric usa um novo dublador de voz. Alguns dos diálogos de Kurt são renomeados e os grito e risada de Tong Po são renomeados. 2. A cena do vôlei é mais longa nos lançamentos VHS. 3. Há uma cena prolongada de Eric e os lutadores quando Eric assobia para Kurt. 4. A cena em que Tong Po paralisa Eric foi completamente re-filmada. Deveríamos ver a platéia no momento em que ele está sendo varrido até o chão; quando ele finalmente dá uma cotovelada na espinha de Eric, há uma cena um pouco mais longa de Kurt entrando no ringue. Então devemos ver a platéia. Kurt dizendo "Esse é meu irmão" é cortado quando ele é expulso do ringue. Ele deveria dizer o diálogo logo antes de Tong Po que rasga o cinto de Eric ao meio, mas isso foi acrescentado um pouco mais tarde quando Eric é levado para fora do ringue na maca, mas não é visto. 5. Há cenas prolongadas de Eric na maca e os médicos levando-o embora.
6. Faltam cenas das strippers no clube. 7. A cena em que Kurt está conversando com Taylor foi re-filmada. Na versão não cortada, ele diz muito mais diálogos ... e responde que começou com drogas, vendendo heroína para a CIA e depois menciona granadas de armas etc. 8. Quando Kurt vai à vila para comprar mantimentos para Xian, ele corre por aí perseguindo as crianças. Isso é muito mais longo na versão sem cortes e dura mais de 20 segundos antes que os bandidos apareçam e assustem as crianças. 9. Xian diz a Kurt que ele tem roupas novas para ele, Kurt responde Oh, que bom. quando eles voltam para casa. 10. Faltam fotos do treinamento de Kurt com Xian, um grito de águia ausente e um chute ausente, além de Kurt chutar a palmeira mais uma vez. 11. A cena do hospital é completamente removida (2 minutos e 21 segundos). Taylor chega para pegar Kurt para visitar Eric e Eric diz que suas pernas agora são como palitos de dente e ficam inúteis em 6 meses. Ele diz a Kurt para encontrar Tong Po e acabar com ele porque ele é um Sloane. Kurt promete a ele que ele fará. 12. Há uma cena cortada de Kurt dançando com as garotas no bar. 13. A cena com Xian e Freddy Li foi re-filmada. Na versão sem cortes, Freddy Li diz "Ele é o irmão daquele cachorro lamentável, que perdeu tão miseravelmente para Tong Po. No DVD cortado, ele diz" Seu irmão perde muito para Tong Po. 14. Kurt responde a Xian com "Pedicab", que também é cortado. 15. Kurt curvando-se para a estátua de Buda foi cortado. 16. A cena da faca e o close do gancho no bandido são cortados.
17. A risada de Tong Po é terrivelmente dublada 18. Mylee diz "Nok Su Kaw" mais uma vez. 19. Existe apenas uma visão da Águia na visão de Kurt sem guerreiros. Guerreiros foram adicionados na versão em DVD para compensar os cortes. 19. Mylee cortando os curativos da mão de Kurt está ligeiramente aparado, faltando um corte extra. 20. Tong Po leva um chute na cara, mas a filmagem dele girando e atordoado é cortada. 21. O grito de Tong Po é terrivelmente renomeado. 22. Kurt dá um chute final no salto, que você vê completamente na versão sem cortes. Ele levanta do chão e chuta Tong Po na cara que cai do ringue. Isso é cortado no DVD, pois vemos apenas metade do seu chute no salto. Essas são as cenas mais reconhecíveis que são cortadas, mas existem muitos outros pequenos trechos para encurtar também as cenas não listadas aqui.
A versão completa sem cortes de Kickboxer (nunca vista antes) é exibida aos 98:54 segundos (PAL) / 103,01 segundos (NTSC). Todas as versões com classificação R nos EUA em DVD / Blu Ray são cortadas em aproximadamente 5 minutos e perdem cenas vitais da trama, encurtam ou removem completamente outras cenas e omitem a nudez presente apenas nas versões internacionais em VHS Video do Palace & EIV, juntamente com a edição dupla Versão "Action" Alemã (áudio alemão) Todas essas versões são um pouco cortadas por excesso de violência.
A versão cinematográfica britânica teve 1m 17s de cenas violentas removidas pelo BBFC. A versão em vídeo perdeu mais um segundo, além disso. Todos os cortes foram chutes e socos, além de uma filmagem de um bater de palmas.
A versão original em vídeo em alguns países é diferente das versões de vídeo lançadas agora. Elas foram editadas por excesso de violência, mas incluem cenas extras, como um pouco no hospital onde Eric conhece esse cara chamado Lo com câncer na Jungle Rock. Eric então chora para Kurt e começa a xingar porque ele não pode andar novamente. Eric então diz: "Aquele filho da put* tirou minha vida Kurt, você o encontra e você vai f*der com ele, você vai f*der com ele e diga a ele que você é um Sloan. " Então Kurt promete que sim. Algumas músicas tocam a partir de então e continuam a tocar durante o momento em que Kurt está chutando a árvore. Em outros lançamentos, não há música enquanto ele chuta a árvore. A risada e o grito de Tong Po soam diferentes na última luta. Existem muitas outras cenas extras, mas são cenas pequenas. As versões da Austrália e da Nova Zelândia lançadas pela Palace incluem essas cenas, mas com alguma violência cortada. A versão lançada na Austrália pela Fox em 1996, é a versão padrão que não inclui essas cenas.
O lançamento do DVD no Reino Unido usa um novo dublador de voz para Dennis Alexio (Eric Sloane).
Aprovado sem cortes pela BBFC em 2002.
CURIOSIDADES.
Dennis Alexio, que interpreta Eric Sloane, foi campeão mundial de boxe na categoria peso pesado leve e mundial na vida real.
A cena em que Kurt tem carne amarrada na perna e é perseguidO pelo cachorro de Xian Chow foi inspirada em um evento da vida real em que um jovem Jean-Claude Van Damme foi ordenado por seu professor de karatê a usar um traje de proteção e resistir às tentativas de um cão treinado para puxá-lo para o chão.
Michel Qissi era consultor técnico / coreógrafo quando ouviu a equipe de produção dizer que estava procurando por um cara alto, de aparência oriental, com experiência em Muay Thai. Ele se ofereceu e conseguiu o papel de Tong Po.
Tong Po é erroneamente chamado pelo nome do mesmo (nos créditos do filme). De fato, Michel Qissi interpretou o vilão tailandês para este filme e sua sequência Kickboxer 2: A Vingança do Dragão (1991). Kamel Krifa interpretou o personagem no quarto filme. Qissi também pode ser visto em outros dois filmes de Van Damme, O Grande Dragão Branco (1988) e Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990). Em Bloodsport, Qissi é o lutador que tem sua perna quebrada por Chong Li. Em Lionheart (AWOL), Qissi interpreta Moustafe que, ao lado de outro legionário, está tentando trazer Lyon da América de volta à África.
O título do personagem de Dennis Alexio no filme - Campeonato Internacional de Pesos da Associação Internacional de Karatê Esportivo (ISKA) - é um campeonato real e foi mantido por Alexio durante sua carreira de lutador. O cinto no filme, no entanto, não é modelado após o cinto real.
Todas as cenas de luta foram coreografadas e dirigidas por Van Damme.
Chuck Norris deveria originalmente estrelar como Kurt Sloane.
Como pano de fundo para algumas cenas de treinamento, Kurt Sloane (Van Damme) treina perto dos templos de Wat Phra Si Sanphet e Wat Ratchaburana, parte das ruínas da cidade de Ayutthaya na Tailândia.
O acampamento que o personagem de Jean-Claude Van Damme visita durante sua busca para encontrar um treinador é o ginásio Sor Thanikul de Bangkok. Embora extinto desde 2003, era um verdadeiro centro de treinamento para praticantes de Muay Thai - abrigando mais de 50 kickboxers a qualquer momento.
Os diretores David Worth e Mark DiSalle aparecem no início do filme como os anunciantes do ringue e os dois repórteres dos Estados Unidos.
A fotografia principal durou 56 dias em Bangkok, na Tailândia, entre 28 de junho e 23 de agosto de 1988.
O filme se passa na Tailândia, mas, além de locais externos importantes, como os templos, as ruas de Bangkok e a vida noturna, a escola e o estádio de boxe tailandeses, a maior parte do filme foi filmada em Hong Kong, com a casa do mestre Xian sendo construída em Sai Kung, nos estúdios Shing Fung.
Fonte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.