segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

[ANALISANDO] - Karatê Kid: A Hora da Verdade.


O recém-chegado Daniel... aprende a verdadeira filosofia da arte do Karatê.

Conquistar a popularidade às vezes não é uma tarefa fácil... como no caso do adolescente Daniel... que deixa seus amigos para se mudar com a mãe (viúva) para uma cidadezinha... que a princípio parecia ser "pacata" de tão chata que é... de acordo com uma senhora... que inclusive aconselha Daniel para voltar para o lugar de onde veio.


A velhinha com o cachorro.

Durante uma casualidade de Daniel para com outro garoto da nova vizinhança... os dois se tornam "amigos"... afinal o rapaz se encostará em Daniel para que este lhe ensine karatê... provavelmente para que o rapaz possa impressionar a turma de arruaceiros da escola de karatê "Cobra Kai". Depois que Daniel se intromete inadvertidamente no relacionamento do líder da gangue... Daniel é golpeado sem compaixão pelo arruaceiro... com o rapaz que quisera aprender karatê com Daniel e seus amigos deixando Daniel no chão sem ao menos ajudar o pobre Daniel a se levantar.


Sem compaixão!

O diretor de Karatê Kid... John G. Avildsen repete a mesma fórmula utilizada em "Rocky" (1976)... caminhando além de um simples acerto de contas... e sim a honra e o respeito. O roteiro é de Robert Mark Kamen... responsável por todas as sequências que viriam em seguida (quatro ao total) incluindo a infame refilmagem de 2010 e vinte episódios da primeira temporada do seriado (que era até bem sucedido) intitulado "Cobra Kai"... que sequência o primeiro filme de 1984. Depois de levar uma surra do "rei do karatê"... Daniel decide evitar a todo custo se aproximar da ex-namorada do valentão... e pra piorar... quando ele encontra a única academia de karatê no bairro... esta é frequentada pelo valentão... com um professor duro na queda que ensina aos seus alunos a intolerância ao inimigo.


O professor impiedoso.

Somente quando Daniel é brutalmente espancado pelo valentão... num momento em que Daniel decide descontar parte das humilhações que sofrera acabando com a farra do rei do karatê... ele é salvo pelo Sr. Miyagi... que mostra que é muito mais do que um simples torneiro mecânico e "pegador" de moscas com pauzinhos... o velho domina a arte do karatê... sempre usado para defesa.


Sr. Miyagi em ação

Miyagi decidi ir com Daniel até a academia do professor casca grossa... com um acordo de que Daniel enfrentará o valentão apenas no torneio local de karatê... oferecendo à Daniel... a oportunidade de não apanhar de toda a gangue dos Cobras... ainda mais depois que eles foram literalmente humilhados por Miyagi. Para que Daniel aprenda a verdadeira filosofia do karatê... primeiro ele terá de aprender disciplina... encerando o carro... pintando a cerca... lixando o assoalho e pintando a casa. Cada movimento das tarefas consiste em defesa pessoal... e o mais importante... o controle por parte da respiração e não deixar de olhar nos olhos do adversário... cortesia do mestre Bruce Lee numa cena de Operação Dragão.


Disciplina.

Além de aprender a se defender... Daniel aprende também um dos segredos do karatê da família Miyagi... a técnica do tronco... que se fizer certo... não há defesa. A técnica consiste num chute certeiro no adversário... com o impulso de uma das pernas.


Técnica do tronco.

Ficha técnica.
Ralph Macchio: Daniel.
Pat Morita: Miyagi.
Elisabeth Shue: Ali.
Martin Kove: Kresse.
William Zabka: Johnny.
Musica: Bill Conti.
Cinematografia: James Crabe (diretor de fotografia).
Edição de Filme: John G. Avildsen... Walt Mulconery e Bud S. Smith.
Elenco (escolha dos atores para seus respectivos personagens): Pennie DuPont... Caro Jones e Bonnie Timmermann.
Produção: R.J. Louis (produtor executivo)... Bud S. Smith (produtor associado) e Jerry Weintraub (produtor).
Design de Produção: William J. Cassidy
Ano: 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.