quarta-feira, 11 de março de 2020

8 Mile: Rua das Ilusões (2002)


Clique aqui para assistir o filme completo.

Quem está dizendo `` 8 Mile '' mostra um Eminem com baunilha pode ter razão: este filme o apresenta a um público não-rap, assim como `` Wild Style '' nos apresentou ao hip-hop. Mas aqueles que dizem que Eminem é higienizado aqui para ver os shoppings têm uma noção estranha de linguagem. Talvez seus CDs contenham mais material inflamatório do que o que é exibido neste filme, mas o que é dito aqui definitivamente não é para avós suburbanas que não são surdas.

É surpreendente - admirável, realmente - quão bem Curtis Hansen e sua equipe acompanham o enredo de cena em cena, quando pouco disso parece importar além dos problemas de Rabbit com sua mãe, Stephanie Smith - Kim Basinger. Bassinger é uma mãe azul do sul do lixo branco do parque de trilhas. Você não pode deixar de sentir que, com pequenos ajustes, ela poderia ser mãe de um garoto da escola preparatória de Grosse Pointe, uma senhora cujo problema era excessivo, em vez de despejo iminente de um trailer fedorento. Bassinger faz o lixo parecer atraente, assim como ela fez a decadência da estrela de cinema atraente quando Hansen a dirigiu em `` L.A. Confidencial há seis anos. Os problemas de Rabbit com namoradas não são significativos, embora ele tenha duas delas, uma ex e um nova. Ambas são deliciosas, mas preparadas para rejeição. Os relacionamentos mais próximos de Rabbit são com o seu mestre de cerimônias `Future '(interpretado por um Mikhi Pfifer absolutamente charmoso e huggable) e seu mano branco de toques levemente retardados, Cheddar Bob (Evan Jones).

Mas seu relacionamento mais próximo de tudo é consigo mesmo, como fica claro desde a primeira cena, em que Eminem faz gestos de rap na competição, derramado no banheiro masculino, olhando no espelho, ouvindo sua música na cabeça - e isso é bom, porque é o que um jovem tem que fazer: manter relações amigáveis ​​com quem ele é. O filme é sobre ele sair por conta própria e desistir de seus companheiros de brincadeira barulhentos para se tornar um vencedor, e ele sai sozinho na cena final. A comparação com Henrique IV de Shakespeare não está fora de lugar. O paralelo shakespeariano foi usado explicitamente para o personagem de Keanu Reeves em `` My Own Private Idaho '', mas o tema é realmente mais central aqui. Eminem não é uma personalidade fria como Keanu Reeves no filme de Van Sant. Ele está perto de seus companheiros e eles estão sempre tocando as mãos e se abraçando gentilmente. As mãos e os abraços são uma das imagens principais que ficam com você depois de ver `` 8 Mile ''.

Eminem, como mostrado em `` 8 Mile '', não está totalmente motivado por sua raiva. Sua raiva é muito contida. Ele parece capaz de ligá-la e desligá-la à vontade e liberá-la apenas quando ele precisa - para vencer a competição de rap ou expulsar o namorado desprezível de sua mãe. É sua capacidade de controlar sua raiva que faz ambos Rabbit e Eminem vencedores.

Eminem tem uma autenticidade sobre ele, o que contribui para uma forte presença na tela. Paradoxalmente, ele projeta uma interioridade poderosa, de modo que seu afastamento de todos faz com que seu rosto salte para nós. Seu efeito é de autenticidade, porque ele não reage para agradar o público ou se adequar à cena, mas ele está sempre lá, se movendo com a cena e de fato criando-a.

8 Mile não é apenas um veículo para Eminem. É muito bom fazer um filme para isso. Mas sem o Eminem, '8 Mile' não existiria. A única importância dos concursos de rap lançados pelo `Future 'é que primeiro Rabbit se afasta deles, e então ele entra neles e os ganha. Você deve se perguntar como os rappers / atores se sentem em relação ao filme, apenas para serem humilhados por Eminem.

`` 8 Mile '' não pode escapar das limitações da cinebiografia estrela ficcionalizada. Houve dezenas de filmes sobre as estrelas da música emergentes e suas famílias, seus primeiros patrocinadores, seus primeiros grandes sucessos etc., muitos deles com mais alcance e especificidade de detalhes do que este. Este filme só leva seu herói ao momento em que ele se afasta, tendo mostrado que ele pode ser uma estrela. Todo o foco está em sua personalidade e, em particular, em sua quietude. Os momentos mais importantes são aqueles em que Rabbit / Eminem fica com o microfone na mão, silencioso, esperando a inspiração para atacar. Mesmo quando ele escolhe não competir e devolve o microfone, esse momento é cheio de poder. Neste filme, Eminem leva a expressão de pura iminência, potencial bruto, a um novo nível de clareza e confiança.

Esse rapper é bom apenas parado ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.