O demônio que possuíra Regan (Linda Blair) ainda está dentro dela. Enquanto isso, um padre investiga a morte do exorcista Merrin... que teve seu primeiro encontro com o espírito hostil na África ao exorcizar um menino curandeiro que havia sido possuído. Cabe ao personagem de Richard Burton viajar até a África para obter respostas do hoje adulto curandeiro vivido por James Earl Jones para que o espírito hostil seja finalmente destruído.
Clique aqui para maiores informações sobre o filme.
Exorcist Ii: the Heretic - Teaser #1
Exorcist Ii: the Heretic - Trailer #1
EXORCIST II: THE HERETIC revised version opening credits (1977)
O filme começa com o padre Philip Lamont (Richard Burton) numa favela da rocinha no Rio de Janeiro... onde ele tenta exorcizar uma curandeira que cura seus enfermos na base da fé. Pazuzu obviamente entrou no corpo da benfeitora... ela resiste... mas acaba morrendo queimada. Numa clinica que serve para abrigar pessoas especiais... se encontra a jovem Regan MacNeil... hoje praticamente uma mulher bastante atraente. Regan é tratada por sua médica... a doutora Gene Tuskin (Louise Fletcher)... mas a jovem aconselha sua doutora que é perda de tempo... pois tudo de que ela se lembra do ocorrido em Georgetown é de estar muito doente e de ter pesadelos. Regan ainda menciona a culpa que sua mãe carregara por conta de seu divórcio... que segundo a jovem... foi o principal motivo para sua recaída. Lamont é o encarregado de investigar a morte do padre Merrin... que Lamont acredita ter sido obra do demônio que ainda está no corpo de Regan. Tais conclusões do padre se dão após um sincronizador... tratamento que consiste no paciente retornando para a época em questão dos acontecimentos passados... e assim é revelado como Merrin morreu nas mãos do demônio... na reconstituição dos momentos finais do filme original com uma dublê de Linda Blair desempenhando seu papel.
Durante a viagem para épocas passadas... sabemos mais sobre Pazuzu e sua legião de espíritos infernais. O demônio atingiu a África e possuiu um menino curandeiro... mas foi vencido pelo exorcismo por um jovem Merrin e sua inigualável fé. A partir deste ponto... os ensinamentos de Merrin e do curandeiro se tornam bastante visíveis em Regan... que cura inexplicavelmente uma garota autista. Aqui... Regan se torna aparentemente uma benfeitora... (ou ao menos é isso que ela se tornara com o tempo... graças ao dom por parte de sua premonição... num momento em que ela antecipara um incêndio dentro do instituto). Gene aconselha Regan que não é recomendado entrar no mundo de pessoas portadoras deste transtorno... dando entender claramente que no fim tudo pode ser obra do próprio demônio manipulando Regan... fazendo-a acreditar que ela finalmente se curou e no fim ele encontrar uma deixa para se apossar totalmente de seu corpo.
Em meio a viagens nas mentes... ambas de Regan e Lamont que se interligam... viajamos com Lamont até a Etiópia... e somos apresentados ao curandeiro... hoje o adulto... Kokumo (James Earl Jones)... que explica ao padre curioso sobre a praga dos gafanhotos. Lamont é inadvertidamente confundido com um adorador do diabo... quando viaja à procura do curandeiro. Isso acaba afetando Regan durante uma apresentação de dança na instituição... que Gene acaba confundindo com uma possessão.
Regan é sedada... mas ela resiste e decide ajudar Lamont... este em estado de hipnose e manipulado por Pazuzu... viaja até Georgetown... como parte do plano do demônio na intenção do padre levar Regan com ele para que o espírito hostil se una definitivamente à jovem amaldiçoando sua alma para sempre. Sharon (Kitty Winn)... a babá e hoje muito próxima de Regan... é também manipulada por Pazuzu. Nenhum outro membro da família dos MacNeil's... com exceção de Regan... deu as caras... sua mãe deixara a filha sob os cuidados da doutora Tuskin... portanto as únicas que viajam até Georgetown são a doutora Tuskin e Sharon. A Regan do bem se vê diante da Regan endemoniada no quarto onde ocorrera o primeiro exorcismo... está que faz com que Lamont se deixe levar pelo seu toque sedutor. Com Pazuzu... uma horda de gafanhotos... como parte de sua legião... aterrissa no quarto de Regan na residência que um dia pertencera aos MacNeil's. O bem e o mal se defrontam no local onde o demônio triunfara perante o exorcista Merrin. Regan possui a consciência de Merrin e Kokumo... facilitando com que Lamont arranque o coração malévolo da Regan possuída... enquanto a Regan do bem (representação do gafanhoto benfeitor) se torna a curandeira... uma vez que com a consciência de dois benfeitores... ela resistira ao domínio do espírito hostil... diferente da jovem curandeira brasileira... que lamentavelmente acabou perdendo a vida.
O filme deixa subentendido que Regan se torna a verdadeira salvadora... mais do que o exorcista (trabalho que ficou a cargo de Lamont)... mas aquela que veio à Terra para nos livrar de todo o mal. Quase me esqueci da Sharon e da doutora Tuskin... Sharon se sacrifica para resistir à Pazuzu e tem uma morte lenta e dolorosa ao morrer queimada... assim como a curandeira na favela da rocinha. Tuskin finalmente compreende o dom de Regan... mas diz que o mundo não estará preparado para aceitá-la. Regan e Lamont caminham para a luz... e no fim... apenas Gene Tuskin guardará para sempre em sua memória a lembrança do ocorrido.
CURIOSIDADES: nesta sequência... Linda Blair mostra seu carinho para com os animais. Algo que ela revelou ao promover O Exorcista em Londres.
Midweek | Linda Blair promoting The Exorcist in London
Linda possui uma Organização não governamental... que tem como objetivo resgatar animais (cães) que na maioria das vezes são largados sozinhos nas ruas e não recebem o tratamento adequado.
Linda Blair Worldheart Foundation.
Heresia (do latim haerĕsis, por sua vez do grego αἵρεσις, "escolha" ou "opção") é a doutrina ou linha de pensamento contrária ou diferente de um credo ou sistema de um ou mais credos religiosos que pressuponha(m) um sistema doutrinal organizado ou ortodoxo. A palavra pode referir-se também a qualquer "deturpação" de sistemas filosóficos instituídos, ideologias políticas, paradigmas científicos, movimentos artísticos, ou outros. A quem funda uma heresia dá-se o nome de heresiarca.
Infelizmente... O Exorcista II não é bem sucedido ao explorar os poderes psíquicos de Regan. E lamentavelmente ele não é perturbador e intenso como original ao explicar cada detalhe em específico decorrente de um fenômeno coexistente. O filme pode não funcionar como um horror na linha do original... mas ao menos é um bom entretenimento e um colírio para os olhos em se tratando do qual atraente Linda Blair se tornara. Embriagado... Richard Burton protagonizara cenas absurdamente hilárias... ele parece perdido em várias tomadas. Ainda mais quando parte na procura do curandeiro... onde o resto dos povos olham para ele com um olhar duvidoso... dando entender que o personagem fumou um dos brabos. O roteiro é absurdo em alguns momentos... como durante a viagem no sincronizador... onde o próprio demônio envia suas vítimas para aquele que tem o poder de exorcizá-las... simplesmente para mostrar o quão poderoso é. Fala sério... Pazuzu pode até ser ingênuo e puro algumas vezes como em alguns de seus momentos com Karras em O Exorcista... mas burro... ele não é! Bom... sabemos aqui... que Pazuzu atacara pessoas com habilidades especiais... desde Regan até a benfeitora da favela da rocinha. O filme tem uma trilha sonora fenomenal do grande Ennio Morricone... misturando discoteca anos setenta com melancolia e uma atmosfera sombria... como preparação para viajarmos até a África e conhecermos Pazuzu. Para um filme concebido sem nenhum controle por parte de seus responsáveis... ele é até inteligente em informatizar os fãs do original.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.