sexta-feira, 24 de abril de 2020

[ANALISANDO] - O Bebê de Rosemary (1968)



Um jovem casal se muda para um apartamento chique, cercado por vizinhos peculiares. Quando a esposa tímida e passiva fica misteriosamente grávida enquanto o marido ator obtém sucesso, a segurança de seu feto começa a controlar sua vida.
Clique aqui para maiores informações sobre o filme.




Antes mesmo de O Exorcista... O Bebê de Rosemary de Roman Polanski e roteiro de Ira Levin... já caminhara para o sobrenatural... mas de uma forma bastante intensa e perturbadora... que somente grandes cineastas podem conceber. Assim como com a obra literária de William Peter Blatty... que William Friedkin daria vida nas telonas... o O Bebê de Rosemary... de Ira Levin... de 1967... teria sua chance um ano depois após o lançamento de seu livro. Lamentavelmente... devido ao sucesso mundial do filme... Levin escreveu uma sequência para sua obra... agora adaptada em formato de telefilme... em 1976. Desnecessário dizer que... assim como O Exorcista de Blatty... é recomendado passar longe das demais obras literárias... pois estas além de serem desinteressantes se comparadas com a obra original... ainda por cima criam um contexto confuso e difícil de engolir.



O filme começa com o casal Rosemary (Mia Farrow) e Guy Woodhouse (John Cassavetes) se mudando para um edifício em Bramford... em Nova Iorque. Graças ao bom e velho amigo / conselheiro do casal... Hutch (Maurice Evans)... eles logo ficam cientes de acontecimentos obscuros... desde uma ex-inquilina do edifício que foi encontrada morta no mesmo apartamento onde o casal está prestes a se mudar... com os dizeres "NÃO QUERO ME ENVOLVER MAIS".



O casal... apesar de próximos... não são bem sucedidos em ter um filho (a)... pois... coincidentemente sempre ocorre uma intervenção para que o sexo entre eles não aconteça. Rosemary faz amizade com Terry (Victoria Vetri) que Rosemary confunde com a atriz em que a mesma se desvencilha de quaisquer comparações. Rosemary observa o amuleto no pescoço de Terry e o elogia... Terry diz que o mesmo foi um presente de Minnie (Ruth Gordon) e Roman (Sidney Blackmer) Castevete... como uma forma do casal de idosos recompensar o carinho que Terry tem por eles... já que o casal a livrara de uma vida em que ela poderia estar nas ruas se drogando ou se prostituindo.



Rosemary ouve ruídos estranhos de trás da parede de seu apartamento... algo como "NÃO DEVÍAMOS TER CONTADO PARA ELA!"... achando que isso se deve ao fato de ter contado coisas quando ainda estava no Convento. Ela e seu marido ouvem Cânticos... e após saírem para dar um passeio... eles presenciam um tumulto... com a polícia do lado de fora do edifício e o corpo de Terry no chão ensanguentado. Evidências apontam que ela se atirou da janela de seu apartamento... deixando um bilhete. Minnie acredita que Terry caiu ao limpar as janelas... Roman diz isso não teria cabimento... afinal... ninguém limparia as janelas a essa hora da noite. É visível na interpretação de Ruth Gordon que ela faz de tudo para esconder a verdade sobre a morte de Terry... a velhinha alterna entre uma velhinha amorosa e frágil... outra chama ruidosamente a atenção do marido para este não falar nenhuma bobagem.



Minnie... retribuindo a preocupação do casal para com a morte de Terry... decide convidar o casal para um jantar em sua casa. Durante a refeição... os velhinhos soltam "certas alfinetadas" para com o Papa... aconselhando Rosemary... que esta não precisa respeitar o mesmo por ele fingir ser santo... gastando parte de sua riqueza em roupas e jóias. Roman discute com Guy a hipocrisia por parte da religião... que é apresentada por Luther... que faz parte dos pequenos papéis que Guy desempenhará. Rosemary... diferente de Guy... não se sente a vontade em ouvir as várias histórias de Roman... mas Guy... foi surpreendentemente cativado por elas. Rosemary notara algo estranho... e até mesmo cafona... ao observar a sala do apartamento dos idosos. E algo inesperado para Rosemary acontece... ela vê que seu marido está se distanciando dela para se manter próximo dos velhinhos. Minnie... apesar de prestativa... é também intrometida... levando consigo uma de suas amigas... Laura-Louise (Patsy Kelly) para simplesmente invejar as paredes... os moveis e praticamente tudo da parte de dentro do apartamento do casal.



Tendo Hutch como única pessoa para desabafar... Rosemary mostra o quão sozinha se sente... mesmo com seu marido perto dela. Rosemary acredita que o egocentrismo de Guy seja normal... assim como boa parte dos atores. Hutch comenta com Rosemary sobre a segunda morte no edifício "feliz"... e de volta ao apartamento do casal... Guy permanece cada vez mais distante dela... e por algum motivo inexplicável... seu marido ficara encantado pelo casal de idosos. Até que... finalmente... Guy decide que é hora de ambos terem um filho... reconhecendo seu egocentrismo. No momento do jantar à luz de velas... o velhinhos ressurgem presenteando o casal com mousse de chocolate e quebram todo o clima amoroso que Rosemary tanto esperava. O mousse oferecido para Rosemary... era na verdade um sonífero... com o objetivo de fazer com que Rosemary permanecesse desacordada. A moça começa a ter alucinações... em que está de biquíni ao lado de amigos num navio luxuoso... até ser despida... ter sua aliança de casamento arrancada de seu dedo e por fim... sendo vítima de adultério. No sonho de Rosemary... Hutch não a acompanha... por ele sofrer preconceito por conta de suas crenças religiosas. O sonho de Rosemary... se transforma num pesadelo terrível... onde ela visualiza quadros com pinturas demoníacas e descendo para baixo do convés que a leva para um altar de sacrifícios... onde permanecera deitada com vários desnudos e sub-humanos ao redor pronto para realizarem uma orgia. Rosemary é estuprada por eles... incluindo até mesmo Minnie e seu próprio marido... Guy... que desconfiara que ela está consciente mesmo tendo comido o mousse. Com sussurros infernais por parte do ritual... Rosemary é também estuprada por uma Besta... até ela se dar conta de que não está sonhando... de que tudo aquilo é real. Rosemary nem ao menos tem a chance de ser perdoada por um Padre... este que também faz parte do culto diabólico que a estuprara.

 
 
Na manhã seguinte... Rosemary permanece com as marcas da besta em suas costas... ela se lembra de ter sido estuprada por algo inumano. O obstetra de Rosemary... Dr. Hill (Charles Grodin)... colhe algumas amostras de sangue de Rosemary e confirma o dia do nascimento de seu filho (a). Ele necessita de mais amostras por conta do excesso de açúcar no sangue... comprovando que Rosemary sofrera de diabete gestacional... ela acha isso estranho.



Não demora muito para que Guy conte à Minnie e Roman sobre a gravidez de Rosemary... eles fazem com que a moça simplesmente descarte o Dr. Hill como seu obstetra... recomendando o exageradamente elogiado... Dr. Sapirstein (Ralph Bellamy). Para se assegurar que seu bebê nasça saudável... Rosemary procura toda e qualquer informação em livros que ensinam como lidar com a gravidez... seus riscos etc.. . Sapirstein recomenda para que Rosemary não leia livros... (mesmo ela se queixando de dores... que segundo ela pode ser decorrente de uma gravidez tubaria) e tão pouco usufrua de medicamentos farmacêuticos... e sim de ervas medicinais... como raiz de Tanis... da qual consiste o amuleto que Terry usara como presente dos Castevetes. Dentro do amuleto... contém um odor insuportável. Tal amuleto que... antes de Terry... agora foi passado para Rosemary... como presente de Minnie e Laura-Louise. E que agora... a raiz será usada como medicamento na vitamina de Rosemary.



Rosemary começa a perder peso absurdamente... ao invés de engordar por conta de sua gravidez... ela emagrece. A moça começa a sofrer de dores fortíssimas (não relacionadas com a gravidez) após a festa cafona de comemoração de Ano-novo no apartamento dos velhinhos... incluindo Mr. Wees (Walter Baldwin)... aquele que fez o amuleto que Rosemary usara. Sapirstein garante para Rosemary que as dores passarão logo... com o doutor de saco cheio de Rosemary interferir em seu trabalho. Rosemary decide dar uma festa privada para seus amigos e os amigos de Guy... na intenção de que seus amigos vejam sua aparência abatida e ela tenha uma segunda opinião além de Sapirstein. As amigas indicam à Rosemary que ela retorne com o Dr. Hill... mas no fundo Rosemary é convencida de que Sapirstein é o melhor na sua profissão. Após uma ligeira discussão com Guy... subitamente as dores de Rosemary passam... graças a uma vitamina que ela mesma preparou contendo uma mistura de leite... açúcar e ovos... deixando de lado a raiz que lhe fora indicada. Mas... Rosemary é ainda convencida por Minnie... que faz com que ela continue ingerindo a raiz. Agora... a moça começa aos poucos a engordar... voltando à sua aparência normal.



Nesse meio-tempo... Hutch desconfia de que há algo errado com Rosemary e com seu vizinho... Roman. Mas o amigo / conselheiro do casal é vítima dos cultuadores diabólicos... assim como o ator (que acabara ficando cego) que havia ganho primeiramente o papel para um filme que hoje pertencera ao malsucedido Guy. Por conta da falta de um pertence pessoal de Hutch... os cultuadores realizam um feitiço diabólico que faz Hutch adoecer... e morrer. Antes de morrer... Hutch deixou um livro nas mãos de Rosemary... que lhe foi entregue por Grace Cardiff (Hanna Landy)... explicando o perigo por parte da prática de bruxaria. Rosemary crê que Hutch estava exagerando... mas logo ela desvenda em um anagrama... o nome de Roman Castevete relacionado com o culto. Roman... nascido como Steven Marcato... é filho do bruxo... Adrian Marcato... que segundo as histórias de Hutch sobre o edifício... Adrian foi acusado de praticar magia negra e ser atacado e morto por parte dos protestantes que residiam no edifício.



Convicta de que a vida de seu filho corre perigo. Rosemary diz para Sapirstein que não quer mais nenhum tipo de contato com Minnie e Roman... mas é facilmente convencida por Sapirstein a voltar atrás em sua decisão... depois que ouve uma história mentirosa de que os velhinhos estão adoecendo... tendo muito pouco tempo de vida e que farão sua última viagem juntos. Quando Rosemary parte para o seu dia de consulta com Sapirstein... a moça descobre que Sapirstein havia passado batido até pelas atendentes de seu consultório... a não ser devido ao odor fétido de seu amuleto... que logo Rosemary se dá conta de que o "nobre" obstetra faz parte dos demais cultuadores. Para pior sua situação... Rosemary não tem a compreensão de Hill... este convencido pelos bruxos de que a moça estava paranoica por conta de sua gravidez. Rosemary é levada para os cultuadores... e assim eles a poem para dormir e a impedem que ela tenha um filho saudável. Todos são revelados como parte de um ato de conspiração. Sapirstein... Guy e até outros inquilinos do edifício se certificam para que Rosemary não dê a luz a uma criança saudável. Logo... Rosemary... sozinha... descobre a multidão de bruxos que se reúnem no apartamento dos velhinhos. A intenção dos cultuadores era que Rosemary gerasse um filho que seria a reencarnação do diabo... o Anticristo... o próprio Satã sob o nome de Adrian... aquele que resgatará e desprezará os fracos em nome daqueles que foram queimados e torturados.

   

Assim como Fausto... Guy vendera sua alma ao demônio... em troca de sucesso. Sacrificando o bebê que teria com Rosemary como parte do acordo que fez com os cultuadores. Oferecendo seu bebê para a reincarnação de Adrian e assegurando que sua esposa não fosse molestada por eles. No fim... Rosemary decide se tornar uma mãe para Adrian... pois tudo que ela queria desde o começo... era um filho.

"O Bebê de Rosemary" de Roman Polanski... é um clássico indiscutível. E mesmo com pitadas de humor-negro em determinados momentos... o filme se segura tranquilamente como um horror perturbador e uma intensidade única por parte de seu suspense deveras intrigante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.