segunda-feira, 4 de maio de 2020

[FILMES RUINS... GENÉRICOS E ENTEDIANTES] A Bruma Assassina / Cujo / Cidade das Sombras.


A Bruma Assassina... aquele VHS que você via na prateleira mas nunca tinha vontade de alugar.

Uma névoa sobrenatural chega a uma pequena cidade costeira exatamente 100 anos depois que um navio afunda misteriosamente em suas águas.



Um filme que tem no elenco nomes como Jamie Lee Curtis ("Halloween, A Noite do Terror")... Adrienne Barbeau ("Creepshow, Arrepio do Medo")... Tom Atkins ("Halloween III, Temporada das Bruxas") e Hal Holbrook (Creepshow)... deveria ser supostamente amedrontador... ou ao menos visceral. Mas tudo que A Bruma Assassina apresenta aqui... é fadiga anos oitenta... totalmente fora da tensão que John Carpenter (direção) apresentara no Halloween de 1978... Halloween este que teve Debra Hill como roteirista / produtora... assim como em "A Bruma Assassina". Com uma duração tão curta (uma hora e vinte e nove minutos)... o que poderia ser motivo para causar aborrecimento? Não é a falta de terror nível Halloween? Pois é... acredito que seja isso... o tal "navio" que afundara trazendo consigo os que já partiram... não assusta... pois é só pensar que estamos no clipe de Bonnie Tyler (Total Eclipse of the Heart) para descartar qualquer sensação de medo. Acham mesmo que a "Bruma" foi o único pé no saco com direção de Carpenter? Então assista A Cidade dos Amaldiçoados... de 1995.

O filme ganhou uma refilmagem inexpressiva em 2005.


Não consegue dormir? Cujo é a melhor solução!

Cujo, um amigável São Bernardo, contrai a raiva e conduz um reino de terror em uma pequena cidade americana.



A Rede Brasil de Televisão andou me tirando o sono a troco de nada me fazendo assistir obras do horror que eu ainda não havia me deparado (leia... sem interesse de procurá-las nas longínquas locadoras). Cujo... de 1983... baseada numa das várias obras de Stephen King... é um deles. O filme narra praticamente o cotidiano de uma família constituída por Donna (Dee Wallace de "Grito de Horror")... Vic (Daniel Hugh Kelly) e seu filho Tad (Danny Pintauro). Tad necessita da companhia de seu pai... pois o garoto crê em monstros dentro do armário de seu quarto. Como todo casal distante... Donna trai seu marido com Steve Kemp (Christopher Stone... o marido de Dee Wallace em Grito de Horror)... fazendo com que Vic se distancie de sua família. Nesse meio-tempo... um cão que nos minutos iniciais contrai raiva... se transforma numa fera enlouquecida esperando para fazer sua primeira vítima.


Cão raivoso.

O problema é que o cão não assusta... e o filme apresenta muito pouco o horror que deveria apresentar com um cão raivoso. O resto da trama é basicamente um falatório estendido de personagens sem importância culminando com mãe e filho presos no carro esperando a oportunidade de saírem de veículo e salvarem suas vidas. O final é... bom... como você acha que a personagem dará cabo do cão? Da maneira mais previsível... é claro!


Implante de memórias... eu vi isso e muito mais em O Vingador do Futuro.

Um homem luta com as lembranças de seu passado, que incluem uma esposa da qual ele não se lembra, e um mundo de pesadelo, do qual ninguém mais parece estar acordando.

É difícil de acreditar que Cidade das Sombras foi concebido pelo mesmo diretor de "O Corvo". A ideia é totalmente chupada do clássico icônico estrelado por Brandon Lee. Antes fosse apenas uma nova representação de O Corvo... mas esse filme de 1998 tem um "Q" desgraçado (ou ao menos começou aqui) de elementos que anos mais tarde seriam abordados pelo "não ligo e não me importo" Christopher Nolan em A Origem. Desnecessário dizer que o pouco que se salva numa trama de uma hora e quarenta minutos (que parece uma eternidade) é a personagem de Jennifer Connelly. De resto... temos um embate final do protagonista principal com uma raça que vive escondida embaixo do subsolo... um Kiefer Sutherland inexpressivo e um finalzinho pra tapar o sal com a peneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.