segunda-feira, 2 de maio de 2022

O filme perfeito que qualquer Nerd/Geek assumidamente loser amaria.


Sozinha em seu quarto no sótão, a adolescente Casey fica imersa em um RPG online de terror, onde ela começa a documentar as mudanças que podem ou não estar acontecendo com ela.

Se você está pensando em ir à feira mundial, esteja avisado. Escrito e dirigido por Jane Schoenbrun em seu primeiro longa-metragem, o drama de terror psicológico ‘We’re All Going to the World’s Fair’ é uma experiência cinematográfica cativante. O filme combina o horror mundano do mundo físico e o horror indescritível do virtual para explorar uma alienação abrangente na sociedade capitalista tardia.

A abordagem, por sua vez, é psíquica, comunicativa e invocadora de sua criança interior. O resultado é catártico, pois tira você do circuito. Com um orçamento apertado, a história de Casey é ao mesmo tempo intensa e libertadora. 

Casey grava um vídeo de si mesma se inscrevendo no World's Fair Challenge. Ela dá as boas-vindas ao público em seu canal e depois mostra sua boneca guaxinim, Poh. Depois de cortar a ponta do dedo com um distintivo, ela pronuncia “Eu vou à Feira Mundial” três vezes. Aparentemente, o jogo começa. À tarde, Casey dá um passeio pelo bairro. À noite, Casey explora vídeos de pessoas que participaram do World’s Fair Challenge.

Alguns pensam que estão se transformando em algo que não são, enquanto outros não podem sentir seus corpos, mesmo quando se esbofeteiam enquanto correm em uma esteira. Alguns alegaram ter se tornado plástico em um vídeo graficamente exagerado. O segundo vídeo de Casey não é nada demais – é apenas ela descansando em uma rede na floresta. Depois de falar sobre um sonho em que ela caminha até o meio da rua apenas para ser atropelada por um carro, ela deixa os espectadores saberem que seu corpo ficou dormente. Sua dormência pode ser devido ao clima nevado de novembro, mas ela verifica que não sente nada.

Então, como em uma sequência de sonho, ela vai até o celeiro e adormece no sofá enquanto um projetor começa a tocar. Uma mulher acalma Casey para dormir (possivelmente sua mãe), e Casey recebe uma mensagem de JLB. Enquanto JLB tenta atrair Casey para jogar o jogo alegando estar executando um desafio no jogo, Casey joga junto, com seus vídeos ficando aterrorizantes. JLB parece um pouco preocupado com Casey, pois eles se comunicam por meio de vídeos. Uma noite, Casey corta toda a comunicação depois de chamá-lo. Um ano depois, JLB diz que conheceu Casey em um vídeo.

Por que Casey corta contato com JLB? JLB é um pedófilo? Através da história, os vídeos de Casey tornam-se progressivamente tristes e às vezes catárticos. Em um vídeo, Casey se grava enquanto dorme. JLB aponta para o público que Casey acorda por volta das 4h55, colocando a mão debaixo da cama. Ela acorda com um sorriso sinistro no rosto. Essa sequência não deve ser tão assustadora, a menos que você seja um geek de creepypasta. No entanto, ao assistir a um vídeo de creepypasta, você se pergunta se é real ou apenas uma performance. E não há como dizer.

Embora seja mais provável que seja uma performance, você é atraído pelo vídeo porque quer ficar com medo. E em um mundo cada vez mais alienado, você quer projetar o real, embora a realidade possa ter sido distorcida em um borrão irregular. É o caso do JLB. Confinado em sua própria casa sem nada para fazer, ele ajuda na criação de mitos da Feira Mundial. No começo, ele sugere a Casey que seu canal é um canal dentro do jogo, o que parece uma manobra para ganhar a confiança de Casey. Casey coloca mais alguns vídeos: em um, ela está dançando e cantando (com um grito repentino no meio), e em outro, a câmera olha para as decorações de Natal.

O outro vídeo mostra uma manifestação do sonho suicida de Casey, mas termina com ela entrando em uma multidão comemorando a véspera de Ano Novo. Todos os vídeos escondem uma disjunção com o mundo físico, pois Casey tem premonições de desaparecimento. No entanto, Casey olha através do tecido do mito tecido em torno do jogo. No final, então, ela o rejeita em favor da mundanidade de sua existência cotidiana. JLB, enquanto isso, fica obcecado por Casey, especialmente depois de assistir ao vídeo de Casey rasgando sua boneca de infância Poh, JLB envia uma mensagem “urgente” para Casey perguntando sobre seu paradeiro.

Na chamada do Skype, JLB diz a Casey como ele denunciaria seu perfil para os vídeos. Ele ia até chamar a polícia, mas não sabia onde ela morava. Neste ponto, parece que JLB está tentando obter o endereço de Casey, mas ele não sabe como fazer isso. Sua preocupação soa inteiramente falsa, e todo o jogo parece fictício. Casey volta à realidade de sua opressão familiar, que se estende em sua mente à opressão de gênero. Ela descarta seus próprios vídeos como “atuação”, chama JLB de pedófilo e sai do ciclo.

Parece que JLB não tem nada melhor para fazer do que atrair garotas como Casey para pensar que elas existem em um jogo. Ele não dá respostas diretas às perguntas de Casey e apenas mistifica ainda mais o jogo. Ele mora sozinho na casa, e o lugar guarda apenas um fragmento de sua existência. A maior parte de sua presença consome as margens da internet. Embora a falta em sua mente seja aguda, seria desconfortável para alguns chamá-lo de pedófilo. Pode ser que ele esteja preocupado que Casey tire a própria vida.

No entanto, depois de olhar para todas as bandeiras vermelhas, a falta em sua vida masculina reprimida pode assumir a forma grotesca de pedofilia. Embora alguns possam argumentar que ele não tem más intenções, sua obsessão por uma colega YouTuber não parece natural. O mesmo acontece com os gritos de Casey no meio da dança e do canto, o que nos faz fazer uma pergunta mais fundamental – estamos nos perdendo na performance?

Com uma trilha romântica e luz solar intensa, o epílogo da história nos leva à casa de JLB. Ele fala de estabelecer contato com Casey, que passou algum tempo em uma unidade de assistência médica após a noite. JLB também aparentemente passou por um trauma depois de perceber o quão frágeis eram suas tentativas de dar sentido a uma fachada virtual. Depois de sair da instituição, Casey se candidata a um programa de teatro em Nova York. Ela saiu da periferia para a luz e agora procura canalizar suas habilidades teatrais impecáveis em um espaço mais construtivo.

JLB fala de conhecer Casey pessoalmente, algo que o deixou empolgado. No entanto, como a memória dominava o presente, eles não podiam falar muito. A realidade era que JLB era um cara solitário à espreita nos cantos da internet e não um fornecedor mítico de um jogo alucinante. No entanto, as palavras finais de JLB, “Naquela noite, cheguei lá”, parecem enigmáticas e assustadoras. Ele molestou ou matou Casey? O primeiro pode ser o caso, como JLB enfatiza: “Algo me trouxe de volta”.

Então, o relato corta e vemos eles comendo pizza e encerrando a noite, mas as palavras de JLB nos assombram quando nos despedimos. Embora Casey viva no final da história, o incidente possivelmente deixa uma cicatriz para trás. Nossas mentes nos fazem pensar que Casey pode estar morta, especialmente quando estamos preparados depois de assistir a muitos filmes onde as pessoas morrem. No entanto, a violência nem sempre pode levar à morte – pode criar raízes em sua vontade de se libertar. A violência pode, portanto, ser relativamente mundana, como Casey destruindo sua boneca de infância ou JLB fazendo isto “naquele lugar”.


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