Espaço para analisar toda e qualquer obra cinematográfica. Últimos lançamentos em Cinema e DVD. Produções recentes, clássicos etc..
sábado, 30 de novembro de 2019
Jodie Foster na trilha de um assassino serial em "O Silêncio dos Inocentes".
Uma jovem cadete do F.B.I. deve receber a ajuda de um assassino canibal encarcerado e manipulador para ajudar a capturar outro assassino em série, um louco que esfola a pele de suas vítimas.
Baseado na obra literária de Thomas Harris... O Silêncio dos Inocentes (ou... "O Silêncio dos Cordeiros")... apresenta três gêneros cinematográficos: crime... drama e mistério. Mas vamos ressaltar alguns pontos importantes nesta película... 1- a belíssima Jodie Foster... sempre se assumiu Lésbica... e nunca fez alvoroço por conta disso... 2- sua personagem... Clarice Starlin... possui vitalidade para trabalhar para o F.B.I.... portanto... "O Silêncio dos Inocentes" é mais um cruzado de direita nas "feministas" e em todo esse "empoderamento".
Clarice Starlin (Jodie Foster).
A missão de Clarice é tirar do psiquiatra... Dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins)... o necessário para que o F.B.I. chegue até Jame "Buffalo Bill" Gump (Ted Levine)... um assassino similar à "Leatherface" (Ed Gein)... que inclusive... sabemos mais sobre o desequilíbrio mental do assassino que usa máscaras do couro extraído de peles humanas... em O Massacre da Serra Elétrica: O Retorno... ao menos para um entendimento básico das motivações por parte de "Buffalo Bill". Com direção de Jonathan Demme e roteiro de Ted Tally... "O Silêncio dos Inocentes" nos faz caminhar a fundo na mente desses psicopatas... ainda mais quando Clarice deve se sujeitar às humilhações de assassino canibal que... para a sorte de Starlin... adquiri um sentimento de amor e carinho pela mesma. Para alguém como Lecter... atração sexual seria um sentimento baixo demais para alguém de sua compostura... mas isso não tira... de forma alguma... o ciúme doentio que Lecter cria para com Clarice... perguntando se ela e o Dr. Frederick Chilton... sentem uma forte atração um pelo outro... com desejos sexuais proibidos. Após um ato nojento por parte do "múltiplo" (assassinatos múltiplos) Miggs... que para sua infelicidade teve uma morte dolorosa por Lecter... é que o canibal se sensibiliza e ajuda Clarice fazendo com que ela caminhe... pouco a pouco... na trilha do assassino em série.
O manipulador... Hannibal Lecter (Anthony Hopkins).
O filme de Demme... transmite uma sensação de nervosismo ao espectador... um suspense que culmina em mais vítimas para "Buffalo Bill"... incluindo uma jovem que é brutalmente espancada por ele... ao tentar oferecer ajuda ao mesmo. A trama é bastante realista... e deveras necessária... servindo de alerta para nós mesmos... hoje algo costumeiro em se tratando de José Luiz Datena e Geraldo Luís. As intenções de Bill é arrancar a pele de moças mais volumosas... esfolando suas peles e criando roupas por conta de sua transsexualidade... e manter em cativeiro aquelas de corpos aparentemente normais. O assassino era na verdade um paciente de Lecter... que segundo seus relatos... desenvolvera taras doentias... que foi piorando após ter sua cirurgião de mudança de sexo ter sido recusada... algo similar com o personagem de Chris Sarandon em Um Dia de Cão... de 1975.
Buffalo Bill (Ted Levine).
Clarice perdera o pai (Jeffrie Lane)... ainda pequena... decidindo ingressar como cadete no F.B.I. para honrar a memória de seu pai / policial. Starlin abre seu coração para Lecter... que esperou todo esse tempo pra ser transferido para outra prisão... apenas para escapar da forma insana que só ele faria... enquanto Clarice... deixando os demais oficiais do F.B.I. numa situação embaraçosa e até mesmo vergonhosa... quando eles erram o endereço de Buffalo Bill... permanece frente a frente com o assassino... numa cena onde as luzes são desligadas e vemos apenas o visor por parte do assassino... com uma Clarice que precisa suportar o nervosismo em lidar com a escuridão... da qual você não vê absolutamente nada. Ela mata Buffalo Bill à queima-roupa... antes que ele possa investir em qualquer ação contra ela. Lecter é deixado à solta... esperando para fazer mais vítimas... contando aquelas que ela já fez para caminhar disfarçadamente perante a multidão. Seu alvo... é agora o mesquinho... Doutor Chilton.
Hannibal... o canibal.
SINOPSE.
A estagiária do F.B.I. Clarice Starling (Jodie Foster) trabalha duro para avançar em sua carreira, enquanto tenta esconder suas raízes na Virgínia Ocidental, das quais, se alguém soubesse, a classificaria automaticamente como atrasada ou lixo branco. Após a formatura, ela aspira a trabalhar na Unidade de Ciência Comportamental da agência, sob a liderança de Jack Crawford (Scott Glenn). Enquanto ela ainda é estagiária, Crawford pede que ela questione o Dr. Hannibal Lecter (Sir Anthony Hopkins), um psiquiatra preso, até agora, por oito anos em isolamento máximo de segurança por ser um serial killer que canibalizou suas vítimas. Clarice é capaz de descobrir que a tarefa é escolher o cérebro de Lecter para ajudá-los a resolver outro caso de assassinato em série, o de alguém cunhado pela mídia como "Buffalo Bill" (Ted Levine), que até agora matou cinco vítimas, todas localizadas no leste dos EUA, todas as mulheres jovens, que estão um pouco acima do peso (especialmente ao redor dos quadris), todas que foram afogadas em corpos d'água naturais e todas as que ... (descubram)
INFORMAÇÃO ADICIONAIS.
Trilha sonora original de Howard Shore.
Q. Lazzarus se encarregou do tema Goodbye Horses.
VERSÕES ALTERNATIVAS.
A versão finlandesa do VHS removeu Hannibal Lecter batendo Pembry contra as barras da cela e borrifando líquido em seus olhos (junto com as cenas do guarda algemado gritando Jesus Cristo! E uma cena dele tentando se soltar). 2. Lecter batendo em um guarda com um cassetete várias vezes (reduzido de seis para um!). 3. Uma seqüência prolongada que ocorre logo após Lecter bater nos guardas (onde ele toca música e atravessa o corpo do guarda morto) é completamente removida (junto com o diálogo de Lecter 'Pronto quando quiser, sargento Pembry'). 4. Logo após Buffalo Bill ser baleado por Clarice Starling, há uma cena de longa duração (cerca de quinze segundos) de seu corpo ensanguentado, que na versão cortada não é mais tão longa.
A cena em que Miggs joga esperma em Clarice é mostrada sob um ângulo diferente na versão para a TV, para que o público não consiga realmente ver o que Miggs está jogando.
Para a versão televisiva, Miggs diz a Clarice 'Eu posso sentir seu cheiro' em vez de 'Eu posso cheiras sua b*ceta'. A resposta de Lecter "Eu mesmo não posso" é omitida.
A Edição Especial da Criterion em DVD apresenta cenas não incluídas na versão para os cinemas, incluindo:
uma versão mais longa da cena em que Clarice descobre a cabeça de Benjamin Raspail dentro do seu próprio armazenamento;
uma versão mais longa da cena em que Lecter explica a Clarice como identificar Buffalo Bill a partir de seus pedidos rejeitados para cirurgia de mudança de sexo. O diálogo é mais longo e é tirado quase literalmente do livro de Thomas Harris... passando por uma cena em que a câmera se move dentro da adega de Buffalo Bill, parando na beira do poço onde a filha da senadora Martin está. Esta é a mesma cena que aparece na versão para os cinemas, logo após a visita de Starling aos entomologistas Roden e Pilcher, sem dublagem, mas com música e efeitos sonoros e os gritos de Katherine Martin vindos do poço;
uma breve e nova cena em que Starling recebe uma arma do instrutor Brigham antes de partir para a Virgínia Ocidental;
uma versão alternativa da cena do carro em que Starling e Crawford estão conversando após a autópsia da vítima do rio Elk. Na versão para os cinemas, Crawford pede desculpas a Starling por humilhá-la na frente dos soldados do estado; Starling revela que um casulo de inseto foi encontrado na garganta de Benjamin Raspail. Na versão para os cinemas, essa informação não é revelada até mais tarde, quando Starling a menciona durante um de seus encontros com Lecter;
uma versão mais longa da conversa telefônica entre o diretor do FBI Burke, Paul Krendler e Crawford após a descoberta da falsa oferta a Lecter; Crawford tenta convencer Krendler a não aceitar a ajuda de Lecter;
uma nova cena mostrando uma reunião com Starling, Crawford, Paul Krendler e o diretor do FBI Burke; Krendler culpa Starling e Crawford pela fuga de Lecter e Burke suspende os dois do caso;
o DVD também apresenta o monólogo de vídeo completo do artista performático Jim Roche como evangelista da TV; na versão para os cinemas, Roche aparece em uma TV colocada na frente da cela de Lecter, como punição pela morte de Miggs.
Este filme foi originalmente lançado pela agora extinta Orion Pictures Corporation. Depois que Orion faliu, todos os seus filmes, assim como muitos direitos de sequência, foram adquiridos pela Metro-Goldwyn-Mayer, que produziu a sequência Hannibal e a Pré-sequência, Dragão Vermelho. Quando O Silêncio dos Inocentes foi reeditado em vídeo em 1999 e em DVD em 2001, foi lançado em vídeo pela MGM. Como resultado, o logotipo da empresa agora precede o logotipo da Orion Pictures.
ALGUMAS CURIOSIDADES.
Charles Napier (Tenente Boyle) aparecera no episódio da quinta e última temporada de O Incrível Hulk... em Rambo II: A Missão e em A Volta do Incrível Hulk.
Quando criança... Jodie Foster atuou ao lado de Bill Bixby (O Doutor David Banner de O Incrível Hulk) na série... Papai Precisa Casar (The Courtship of Eddie's Father).
O produtor de filmes bagaceiras... Roger Corman... é do diretor do FBI... Hayden Burke.
Jodie Foster afirma que, durante a primeira reunião entre Lecter e Starling, a zombaria de seu sotaque sulista por Sir Anthony Hopkins foi improvisada no local. A reação horrorizada de Foster foi genuína, ela se sentiu atacada pessoalmente. Mais tarde, agradeceu a Hopkins por gerar uma reação tão honesta.
Em preparação para seu papel, Sir Anthony Hopkins estudou arquivos de serial killers. Além disso, ele visitou prisões e estudou assassinos condenados, e esteve presente durante algumas audiências em tribunais sobre assassinos horríveis e assassinatos em série.
A produção recebeu total cooperação do FBI, por considerá-la uma ferramenta em potencial de recrutamento para contratar mais agentes do sexo feminino.
Quando Sir Anthony Hopkins descobriu que ele foi escolhido como Dr. Hannibal Lecter, com base em sua atuação como Dr. Frederick Treves em O Homem Elefante (1980), ele questionou o diretor Jonathan Demme e disse: "Mas o Dr. Treves era um bom homem.", ao qual Demme respondeu: "Assim como Lecter, ele também é um homem bom. Apenas preso em uma mente insana."
Jame Gumb (Ted Levine) foi a combinação de três assassinos em série da vida real: Ed Gein, que esfolou suas vítimas, Ted Bundy, que usou suas mãos fundidas como isca para convencer as mulheres a entrar em sua van e Gary M. Heidnik, que mantinha as mulheres que ele sequestrou em uma cova em seu porão. Gein foi apenas positivamente ligado a dois assassinatos e suspeito de dois outros. Ele reuniu a maioria de seus materiais através de assaltos a sepulturas, não em assassinatos.
O Silêncio dos Inocentes foi inspirado na relação da vida real entre o professor de criminologia da Universidade de Washington e o profiler Robert Keppel e o serial killer Ted Bundy. Bundy ajudou Keppel a investigar os assassinatos em série em Green River, em Washington. Bundy foi executado em 24 de janeiro de 1989. Os assassinatos de Green River foram finalmente resolvidos em 2001, quando Gary Ridgway foi preso. Em 5 de novembro de 2003, em um tribunal de Seattle, Ridgway se declarou culpado de quarenta e oito acusações de assassinato agravado em primeiro grau.
Jodie Foster passou muito tempo com a agente do FBI Mary Ann Krause antes das filmagens. Krause deu a Foster a ideia de Starling parada ao lado do carro chorando. Krause disse a Foster que, às vezes, o trabalho se tornava tão avassalador que era uma boa maneira de obter uma liberação emocional.
Quando Ted Tally estava escrevendo o roteiro para este filme, ele sugeriu Jodie Foster para o papel de Clarice Starling. Foster estava fazendo uma entrada dura para o papel, mas quando Jonathan Demme foi contratado para dirigir, ele queria Michelle Pfeiffer. Pfeiffer recusou porque a Orion Pictures não estava disposta a pagar os dois milhões pelos quais pediu. Demme então concordou em conhecer Foster. Ele a contratou após apenas uma reunião, porque disse que podia ver sua força e determinação para o papel, e achou que era perfeito para Clarice.
Clique aqui para maiores curiosidades sobre o filme.
"O Silêncio dos Inocentes" foi reexibido na Rede Brasil de Televisão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.