Ele é a criação de mentes brilhantes... ele é o produto de uma tecnologia superior. Ele é quase humano... quase perfeito... quase sob controle. Ele é o... SOLDADO UNIVERSAL.
Depois de um mano a mano com Shô Kosugi em Contato Mortal... JCVD (Jean-Claude Van Damme) encara Dolph Lundgren em mais um Crossover dos ícones das artes marciais nos cinemas. Só que em Soldado Universal... a briga é um acerto de contas pessoal entre dois ex-veteranos de guerra... Luc e seu sargento... Andrew Scott. A guerra mexe com todos... e mexeu insanamente com a mente de Scott... que não perdoa nem mesmo seu próprio pelotão... arrancando a orelha dos pobres infelizes e transformando-as em colares.
Não há como fugir da guerra.
Lundgren... faz seu papel como vilão... diferente do russo "a língua do cara não passou pela alfândega" de Rocky IV... aqui ele é um sargento cruel e insano... acredite... você não vai querer ter esse cara na sua cola. O interessante de "Soldado Universal"... logo nos primeiros minutos... é que ele remete alguns momentos do 'subestimado por alguns'... Pecados de Guerra de 1989... já que Scott... é quase que um Sargento Tony Meserve... vivido por Sean Penn. Luc é um fazendeiro que só quer voltar pra casa pra se reencontrar com seus pais... ele acaba intercedendo (sem sucesso) um Scott que mata dois vietcongues a sangue frio... o bastante para provocar um trauma emocional em Luke. Os dois trocam tiros e seus corpos congelados são levados para um complexo comandado pelo Coronel Perry... que se aliou com mentes brilhantes e criou a evolução do soldado que representa a tecnologia superior... o projeto "Soldado Universal". Acontece que o projeto fora concluído sem o consentimento da família desses soldados... um experimento obscuro... do qual os corpos e Luc e Scott foram utilizados para o mesmo.
Soldados Universais.
No meio de tudo isso... se encontra uma jornalista... que após ser despedida por seu chefe... decide impressioná-lo investigando o segredo que se esconde por trás do projeto de Perry e cia... lembrando que... se tudo vir a público... o coronel será preso junto com seus cupinchas. A insanidade de Scott provoca a morte de um civil... o amigo repórter / companheiro da jornalista... enquanto que Luc começa a sofrer de memória pós-traumática... fugindo do comando de Perry... salvando a jornalista... tentando procurar o caminho de volta para casa e protegendo a moça das garras de seu sargento insano.
Ele só quer voltar pra casa... mas não pode... até que a jornalista esteja segura.
Apesar de ser um filme estrelado por JCVD... "Soldado Universal" se destaca mais por conta da atuação de Lundgren. Em tempos em que "Coringa" e outros são glorificados pela massa... temos um sargento tão insano... que mata Perry com um balaço certeiro em seu olho esquerdo (atravessando a lente dos óculos com o sangue escorrendo da mesma)... arrancando suas orelhas... enfiando uma agulha no cérebro do pobre Garth e cometendo um homicídio com alguns policiais em um supermercado.
Terror no supermercado.
A jornalista cria uma afinidade com Luc... ajudando-o em seu caminho de volta para casa... ambos são perseguidos por Scott... e quando pensávamos que ele havia batido as botas (como 'Swarza' em O Exterminador do Futuro)... ele retorna para nossa alegria... se reabastecendo com anabolizantes e surrando Luc... castigando-o por não cumprir suas ordens insanas. Só depois de vermos a recapitulação da chacina com os dois vietcongues... agora representados pela jornalista... que Luc se energiza e consegue... para sua sorte... liquidar Scott. Porém... as porradas de Luc não adiantam... e o que resta é fazer seu sargento em pedacinhos... literalmente.
Acerto de contas.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS.
Direção de Roland Emmerich... roteiro de Richard Rothstein... Christopher Leitch e Dean Devlin.
Produção de Craig Baumgarten... Oliver Eberle... Donald Heitzer... Mario Kassar... Kamel Krifa... Joel B. Michaels e Allen Shapiro.
Trilha sonora original de Christopher Franke.
Cinematografia de Karl Walter Lindenlaub.
Bilheteria
Orçamento: US $ 23.000.000 (estimado)
Fim de semana de abertura nos EUA: $ 10.057.084, 12 de julho de 1992
EUA: US $ 36.299.898
Bilheteria mundialmente acumulada: $ 36,299,898
VERSÕES ALTERNATIVAS.
O lançamento para o cinema australiano foi fortemente cortado para receber uma classificação M. O tiro na cabeça dos aldeões vietnamitas, Scott enfiando uma faca no estômago por Luc, uma briga no restaurante que foi fortemente cortada, um cientista sendo empalado com uma agulha , o tiroteio em um supermercado e a morte de Dolph nas máquinas agrícolas. Todos esses cortes foram restaurados para uma versão VHS com classificação R e posteriormente uma versão para DVD / Bluray com classificação MA15 +.
O novo DVD da Edição Especial da Região 1 apresenta um final alternativo: Andrew Scott mata a mãe de Luc Devereaux antes de sua grande luta. Depois que Luc vence, ele é baleado por seu pai antes que o Dr. Gregor explique que esses não eram seus verdadeiros pais. Então, os agentes com o Dr. Gregor matam Luc até a polícia, uma equipe de notícias e um técnico da UniSol chegar para salvar sua vida e prender o médico e seus homens. Finalmente, há uma voz de Verônica com cenas de Luc se reunindo com seus verdadeiros pais. Na narração, Verônica explica que Luc viveu por dois meses, curtindo a companhia de sua família, mas recusando qualquer tratamento médico até morrer de causas naturais.
A versão de vídeo na Alemanha foi fortemente cortada para receber uma classificação "Não abaixo dos 16". Esta versão também foi ao ar na televisão. A versão do DVD (FSK 18) está sem cortes.
O VHS norueguês omite a parte em que o sargento Andrew Scott é cortado em pequenos pedaços e cuspido no ar. A parte em que Luc Deveraux responde "Around", quando a garota pergunta onde Scott está, não está cortada; e, portanto, não faz sentido.
CURIOSIDADES.
(cerca de 18 minutos) O jovem casal ao qual Luc reage no incidente da Represa Hoover é na verdade o mesmo casal jovem no início do Vietnã.
O roteiro de produção apresentou uma representação muito mais sombria das Forças Armadas dos EUA do que na verdade é mostrado na tela. No roteiro, o coronel encarregado do projeto da Unisol ordena que o personagem de Dolph Lundgren mate cruelmente todas as testemunhas civis de sua perseguição ao personagem de Jean-Claude Van Damme. O coronel também informa ao cientista-chefe que os terroristas da barragem não eram terroristas, mas mercenários contratados pelo exército para fornecer justificativas falsas para o programa Soldado Universal. No filme finalizado, essas cenas são omitidas para que as testemunhas sejam deixadas ilesas... e os pistoleiros mortos pelos Unisols na barragem eram terroristas genuínos. O coronel e seus homens são na verdade figuras heroicas, com uma missão real e válida, que só quer seu Soldado Universal (Unisol) de milhões de dólares de volta. Enquanto os vilões militares eram requeridos no pós-Vietnã, nos anos 1970 e nos anos 80, no momento em que filmavam a reputação das Forças Armadas dos Estados Unidos, ela estava em um ponto alto após a Primeira Guerra do Golfo, por isso era improvável que o público os aceitasse. sendo mostrado sob uma luz tão fraca.
Tommy 'Tiny' Lister fez sua ocular sob medida, porque o design regular das oculares estava bloqueando seu bom olho.
Embora todos devam ser americanos, os Soldados Universais são interpretados por um belga (Jean-Claude Van Damme), um sueco (Dolph Lundgren) e um alemão (Ralf Moeller).
As cenas do Vietnã foram filmadas no campo de golfe de Kingman, Arizona, com curativos e folhagem falsa.
Jean-Claude Van Damme e Dolph Lungren participaram do Festival de Cannes de 1992, a fim de promover este filme. Do lado de fora do salão do Festival, Van Damme e Lundgren foram mostrados discutindo e depois se empurrando e ameaçando um ao outro antes que os seguranças intervissem e os detivessem. Essa briga entre os dois se tornou um ponto de discussão para a mídia e foi relatada em muitos canais de notícias. No entanto, anos depois, Dolph Lundgren revelou em uma entrevista que tudo foi organizado para angariar publicidade para este filme.
(é revelado que a "briga" foi forjada no DVD de "Soldado Universal" lançado no Brasil - by Hulkboy®)
O último filme a ser gravado em CDS, um formato de som digital inicial. No ano seguinte do lançamento do filme, os técnicos de som haviam desenvolvido o DTS. Aparentemente, esse formato de som tinha uma qualidade de áudio superior ao CDS e tem sido usado na maioria dos cinemas desde então.
Originalmente, Carolco contratou Roland Emmerich, recém-saído de seu longa-metragem Estação 44: O Refúgio dos Exterminadores (1990), e o roteirista Dean Devlin para trabalhar em outro projeto, um horror de ficção científica de ação Isobar, que seria estrelado por Sylvester Stallone e Kim Basinger, e aconteceria num futuro em trens de alta velocidade, onde monstros geneticamente criados se soltam e atacavam os passageiros. Emmerich foi o segundo diretor envolvido no projeto, depois que Ridley Scott desistiu devido a divergências que teve com Carolco e o produtor Joel Silver.
E Emmerich e Devlin também acabaram tendo os mesmos problemas com eles, como falta de liberdade no projeto e Silver rejeitando a reescrita de Devlin pelo roteiro original de Jim Uhls e insistindo em usar um que seu roteirista Steven De Souza escreveu. O filme, que teria um orçamento de US $ 90 milhões, foi cancelado pela Carolco, e eles contrataram Emmerich e Devlin para reescrever o roteiro de Soldado Universal e dirigir o filme depois que Andrew Davis se afastou do projeto devido ao alto orçamento e diferenças criativas que eles tinham com ele.
A perseguição de ônibus no Grand Canyon foi reeditada anos mais tarde, como filmagens de bibliotecas de Programados para Matar (2001) de Fred Olen Ray, produzido pela Phoenician Entertainment de Andrew Stevens (uma empresa especializada em filmar filmes de ação de baixo orçamento em cenas de filmes).
O trailer do filme reutiliza a música de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final.
A arma lateral básica do UniSol vista em todo o filme é uma Magnum Research Inc. .357 Magnum Desert Eagle.
Ralf Moeller e Dolph Lundgren co-estrelaram juntos em Universal Soldier (1992). Anos depois, os dois atores fizeram o teste para o papel de Hagen em Gladiador (2000), com Lundgren perdendo devido a Ridley Scott não se impressionar com sua atuação e Moeller ganhar o papel.
(em torno de 8 minutos) Somente em 2012, foram apresentados filmes que retratam uma aeronave de transporte Aero Spacelines Mini Guppy (Registro N422AU, série 15937). O Mini Guppy usado no filme foi usado por Erickson Air Crane até sua aposentadoria em 1995 no Museu da Estação Aérea Naval de Tillamook, em Tillamook, Oregon.
Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren se deram bem durante a produção e se tornaram amigos.
O Departamento de Polícia de Kingman forneceu os policiais como extras para a cena em que Luc e Verônica estão cercados pela polícia.
O pequeno adesivo usado no peito esquerdo de muitos dos UniSols é um emblema aéreo do Exército dos EUA, significando que o usuário é formado pela Escola Aérea.
A cena da casa foi realmente construída no campo de golfe de Peck's Lake, em Clarkdale, Arizona. Perto estava a mansão Clark, construída para um dos filhos do senador William Clarke, que morreu em um acidente de avião nas proximidades em 1932. A mansão incendiou-se em circunstâncias misteriosas em junho de 2010.
O primeiro roteiro foi inicialmente chamado de "Cavaleiros de Cristal".
A idéia das oculares que os Soldados Universais usam no filme foi emprestada de Jornada nas Estrelas: A Nova Geração (1987). Nessa série, os Borg, humanos e outras espécies exóticas que foram assimiladas em criaturas ciborgues usam oculares. No filme, os Soldados Universais são soldados falecidos que foram reanimados e trazidos de volta como comandos ciborgues.
A cena em que Luc salva Verônica e eles escapam foram filmadas no aeroporto do condado de Mohave. Alguns cabides do aeroporto foram usados para armazenar conjuntos construídos que levam à Base Móvel Unisol.
(aproximadamente 1h 14 mins) A rua em que Luc e Verônica estão cercados pela polícia tem o nome do ator Andy Devine, que foi criado em Kingman, Arizona.
O equipamento altamente especializado em suporte de carga usado pelo UniSols foi fabricado pela Eagle Industries para o filme, incluindo o coldre na coxa da Desert Eagle .357 magnum (que também continha 2 revistas extras e uma Cold Steel Magnum Tanto), o cinto do coldre para as submetralhadoras H&K MP5K e a pistola H&K P9S, revistas e granadas extras. Na coxa oposta, os UniSols estão carregando bastões dobráveis PR-24.
As armas usadas pelos UniSols na barragem Hoover são a Desert Eagle .357 magnum, a H&K P9S 9mm e a submetralhadora H&K MP-5K.
Dolph Lundgren originalmente queria o papel de Luc; ele disse que queria interpretar o mocinho e não tinha nenhum interesse real em interpretar outro vilão depois de Rocky IV.
Na verdade, o filme teve alguma influência no conceito do Sistema de Armas Ofensivas para o Comando de Operações Especiais dos EUA, que foi iniciado em 1989 para adquirir uma arma para fins ofensivos, em vez de uso estritamente defensivo. As pessoas certas viram o filme e adotaram algumas idéias de equipar suas armas com laser e supressor. Após testes exaustivos, a arma adotada foi o Heckler & Koch Mk 23, no calibre 45 ACP, com um módulo de mira a laser dia / noite / infravermelho da Insight Technologies (AN / PEQ-6) e um supressor de armamento Knights. As primeiras armas foram entregues em 1996. Devido ao tamanho e peso desajeitados (5 LBS carregados), ele não é usado frequentemente pelo SOCOM, mas outra pistola com tecnologia semelhante, a HK 45 Compact, foi adotada pelo Naval Special Warfare Development Grupo (SEAL Team 6) e viu ação na Guerra ao Terror.
O filme se passa em 1969 e 1994.
Jean-Claude Van Damme e Ralf Moeller já trabalharam juntos em Cyborg.
Após seu lançamento, muitos públicos e críticos, descobriram que o enredo do filme era inegavelmente semelhante ao de 'RoboCop' (1987).
(cerca de 10 minutos) O helicóptero mostrado quando o UniSols é implantado na barragem Hoover é um Sikorsky S-58T.
Dolph Lundgren tomou injeções de esteroides tanto no Soldado Universal quanto no Rocky IV.
No final do filme, você vê que os pais de Luc têm 2 fogões na cozinha. Um gás e uma madeira.
Impressões de 35 mm são 6 rolos.
O ator Ed O'ross às vezes é confundido com Eddie Van Halen.
Cinco anos antes, Dolph Lundgren havia interpretado He-Man em Mestres do Universo (1987). Uma sequência foi escrita, mas foi abandonada e Albert Pyun reescreveu o roteiro, passando de Mestres do Universo 2 para Cyborg (1989), estrelado por Jean-Claude Van Damme como Gibson Rickenbacker.
Jean-Claude Van Damme e Dolph Lundgren são ambos artistas marciais.
Sgt. Andrew Scott compartilha seu nome com o ator britânico Andrew Scott.
Roland Emmerich: [44] O codinome de Luc Deveraux no programa UNISOL é GR44.
No primeiro corte não lançado do filme, a batalha final entre Luc e Andrew não incluiu a cena no celeiro, que foi filmada meses depois após as primeiras sessões de teste, contou com a morte da mãe de Luc e terminou com o quase assassinato de Luc pelo Dr. Gregor, seguido pela revelação de que ele finalmente morreu por causa de seus ferimentos.
O filme tem uma semelhança incomum com o filme italiano O Exterminador de Aço (1986), em que um soldado que virou assassino ciborgue recupera algumas de suas memórias, foge de seus criadores e se apaixona por uma mulher que o ajuda.
Na Austrália, a versão cinematográfica terminou com Dolph Lundgren sendo empalado no equipamento agrícola. Isso foi para obter uma classificação 'M' (semelhante à PG-13). Mas quando lançado em vídeo, recebeu uma classificação 'R' (semelhante ao NC-17), onde Van Damme liga a máquina e faz Lundgren em picadinhos.
A banda Body Count (Thrash metal, Hardcore punk, Speed Metal, Rap metal,Crossover thrash) lançou um clip de divulgação para a trilha sonora musical do filme.
O filho de JCVD... Kristopher van Varenberg... faz sua primeira aparição no cinema num filme estrelado pelo pai.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.