quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Todos estão apostando contra Van Damme em "Leão Branco - O Lutador sem Lei".


Quando as ruas se transformam num inferno... só pode existir um rei.

Conhecido também como "Wrong Bet" (Aposta Errada) e "A.W.O.L." (Absent Without Leave / Ausente Sem Licença)... Leão Branco - O Lutador sem Lei... apresenta um novo enredo nos filmes de Van Damme. O belga se encarregou de um roteiro... que antes pertencera à S.N. Warren... e junto de Sheldon Lettich... ele transforma "Leão Branco - O Lutador sem Lei"... num filme capaz de arrancar lágrimas do público... e apresentar...ao mesmo tempo... o característico em se tratando do Músculos de Bruxelas... porradaria intensa. Com direção de Lettich... Van Damme vive "Lyon"... um soldado da Legião Estrangeira... que após receber uma carta de sua cunhada... agora viúva... Helene... foge da legião... é tido como desertor e viaja para os Estados Unidos... na cidade de Los Angeles... onde será noticiado da tragédia que vitimou seu irmão... queimado vivo por uma gangue de traficantes.


A morte do irmão.

Lyon providenciou que seu irmão não cumprisse pena... pois ele não seria forte o bastante para ficar preso... O irmão de Lyon fez alguns servicinhos extras para a polícia local... trabalhando como informante. Algo que Helena culpara Lyon pelo destino trágico que as ruas oferecera ao marido. A trilha sonora original de John Scott... consegue tocar o coração do espectador... com Lyon se tornando um Rocky Balboa... caminhando solitariamente pela selva de Los Angeles.


Lyon Gaultier (Jean-Claude Van Damme)

O elenco mirim também está muito bem representado pela pequena Nicole (Ashley Johnson)... da qual sua mãe escondeu por um bom tempo... que o homem que a visitara... era mais do que um estranho... e sim o seu tio... irmão de seu pai. O tom melancólico é 100% garantido no decorrer da trama... e é apenas quando Lyon decide lutar para ganhar um "dinheirinho"... é que "Leão Branco - O Lutador sem Lei" despertara realmente a atenção dos mais "fanáticos" por Van Damme... aqueles que vão ao cinema para ver porradarias... hoje... destruições banais por entretenimento gratuito. Temos grandes participações... como a de Brian Thompson (morto brutalmente por "Swarza" em O Exterminador do Futuro)... como o braço direito da bela e provocativa... Cynthia (Deborah Rennard). Outro personagem de destaque... é o ex-lutador de rua... Joshua... que sofrera a pior derrota de sua vida... a traição de Cynthia... que se alimentou de seu sangue como uma parasita... deixando Joshua ganhando a vida debaixo da ponte... como organizador de lutas de rua para os sem teto... enquanto que Cynthia... só enriquecera ao lado de Russell (Brian Thompson)... organizador de lutas clandestinas do auto escalão... arrancando a grana dos pobres lutadores e deixando-os na sarjeta... com ferimentos que se tornaram cicatrizes com o tempo... como no caso de Joshua.


A sedutora... Cynthia.

Os personagens de Jean-Claude... acostumados a traçar mulheradas... aqui tem preocupações ainda maiores do que mostrar seu lado pegador... como a de Lyon... que é voltada inteiramente para sua família... a viúva de seu irmão e sua sobrinha... que vivem de aluguel e estão prestes a serem despejadas da casa por falta de pagamento. Apesar de tentado... é difícil resistir às propostas de uma mulher como Cynthia... ainda mais quando ela vê em Lyon... uma forma de usá-lo... para que ele se torne mais um dentre outros que caíram sob seu encanto. Há uma cena em particular em que Cynthia... enfurecida por não ter transado com Lyon... joga na cara do mesmo o quanto ele desperdiça tempo ajudando sua família e se preocupando com o próximo... como em uma cena em que Lyon ajuda uma mãe e uma menina de rua. Outro soco na cara de Cynthia... é quando Lyon diz à ela que... como lutador... ele deve viver como o mesmo... e que todo aquele aconchego oferecido por Cynthia... era aconchegante demais. Em outras palavras... quando a esmola é demais... o santo desconfia.


Cynthia (Deborah Rennard)... Joshua (Harrison Page)... Helene (Lisa Pelikan) e Russell (Brian Thompson).

Vamos então destacar alguns lutadores e nomes em especial... como no caso do mexicano... Paco Christian Prieto... que estrelara uma produção de 1993... intitulada Only the Strong (Apenas os Fortes)... representando a arte da capoeira... batizada vergonhosamente no Brasil de "Esporte Sangrento". Eric Karson... o diretor de Contato Mortal dá as caras como doutor responsável por cuidar do irmão de Lyon... e noticiar ao mesmo sobre sua morte. Billy Blanks... que no mesmo ano se destacaria em O Rei dos Kickboxers ... aparece no primeiro ato do filme... onde Lyon é obrigado a confrontar um sargento da Legião Estrangeira e seu ajudante. Michel Qissi... o Tong Po de Kickboxer: O Desafio do Dragão... retorna para o papel do ajudante do sargento da legião. Kamel Krifa... personal trainer de Jean-Claude... aparece como o segurança do temido... Attila... e o diretor / roteirista... Sheldon Lettich... como um personagem não creditado.


Para Leão... a vida não tem piedade.

"Leão Branco - O Lutador sem Lei"... é um filme com a porradaria de um JCVD (Jean-Claude Van Damme)... mas com uma carga emocional ao nível de "Rocky: Um Lutador" e Falcão, o Campeão dos Campeões. Um destaque em especial é a química do personagem de Jean-Claude... com a de Ashley Johnson... com várias mensagens de reflexão sobre a vida.


A família.

VERSÕES ALTERNATIVAS.

Os lançamentos australianos classificados como M (Mature) foram editados por excesso de violência.

O filme foi lançado em VHS na Austrália em uma versão com classificação R e uma versão com classificação M. Relatório de corte australiano com classificação M: tempo de filme VHS: 103: 10 minutos (PAL).
01:38 Toda a cena de François (irmão de Lyon) sendo incendiado por traficante está desaparecida e François sendo levado para a cirurgia (11 segundos).
02:26 Foto de close de François com o rosto queimado no hospital quando ele grita "Lyon", pouco antes de cortar para a legião estrangeira (2 segundos) [o grito é ouvido sobre a paisagem do deserto].
07:01 Legionário sendo esfaqueado pelas mãos com uma faca, quando Lyon escapa da legião estrangeira (1/2 s).
24:06 A primeira briga na garagem, a loira é pulverizada com sangue, a cena em que ela prova o gosto do sangue está faltando (6 segundos).
92:38 2 Fotos em close da mão de Lyon em volta do pescoço de Attila e uma foto no close do rosto de Lyon no final da luta (9 segundos) [Só há uma filmagem do rosto sangrento de Attila, em vez das 3 filmagens na versão sem cortes].

Estas são as diferentes versões lançadas em DVD em todo o mundo. R1 America (Universal Pictures) "US-Rated R Cut" 104: 57 minutos (NTSC). R2 França (7 de setembro) "International Cut" 103: 52 minutos (PAL). R2 Scandinavia - (Scanbox Entertainment) "International Cut" 103: 30 minutos (PAL). R2 Reino Unido (Universal Pictures) "International Cut" 103: 41 minutos (PAL). R4 Austrália (Big Sky Video) "R-Rated US Cut" 104: 56 minutos (NTSC).

A versão R2 francesa chamada Full Contact é a versão completa e sem cortes, com todas essas cenas intactas e a cena de François sendo queimado é na verdade mais longa em alguns segundos.

Nunca houve uma versão completa sem cortes de "Lionheart" lançada em qualquer lugar do mundo. As versões mais completas já lançadas são as versões antigas do VHS no Guild Home Video / 4 Front do Reino Unido e o lançamento australiano do VHS no Palace Video com uma classificação R. A versão da Palace classificada M foi cortada por excesso de violência. O DVD francês R2, intitulado Full Contact, é exatamente a mesma versão dos lançamentos antigos do VHS mencionados acima, mas todas essas versões ainda estão faltando 4 cenas que estavam nos lançamentos mais recentes do DVD, intituladas "Lionheart". As cenas que faltam em questão são: 1. A filmagem do campo da Legião Estrangeira é mais curta (2 segundos de corte) do que o DVD classificado R antes de Lyon falar com o chefe da Legião sobre seu irmão ter sido ferido há duas semanas e por que ele não foi informado . 2. Lyon mergulha no mar a partir do navio, mas não o vemos ressurgir e nadar alguns metros de distância (3 segundos de corte). 3. Uma cena de carros dirigindo em Nova York é cortada logo depois que Joshua diz a Lyon, precisamos ver algumas pessoas... sabe o que estou dizendo? (4 segundos) cortadas. 4. Depois que Lyon diz que não gosta das roupas, Cynthia o leva para fazer compras, mas a cena em que Cynthia tenta seduzi-lo é cortada nessas versões. Depois que ela diz: "Experimente este, por favor, S'il Vous Plait?" Ela o toca sedutoramente. "Que tal isso? Melhor?" O vendedor tosse um pouco e pergunta: "Está tudo bem aí?" Lyon então responde: "Está tudo bem." (22 segundos de corte). Além dessas cenas um pouco encurtadas / cortadas, as versões listadas acima no VHS da Guild / 4 Front (Reino Unido), Palace (versão classificada da Austrália R) e DVD francês R2 intitulada Full Contact são as versões mais longas disponíveis.

A versão australiana classificada M e intitulada 'Wrong Bet' é editada por excesso de violência, mas contém outras cenas não mostradas na versão intitulada 'Lionheart'. Algumas cenas editadas em 'Wrong Bet' são: Quando o irmão de Lyon é incendiado (cena inteira editada), a cena em que Lyon escapa da Legião, a parte em que Lyon esfaqueia o cara na mão é editada, trocação de olhares com Lyon e Atila com rostos ensanguentados no final da luta, quando Lyon está prestes a dar um soco nele, também é editada em 'Wrong Bet'. Existem mais cenas editadas também. Algumas cenas extras em 'Wrong Bet' incluem uma cena em que Lyon sai da água depois de pular do barco, uma cena em que Cynthia xinga Lyon e exige que ele saia do quarto dela quando Lyon quer criar uma conta fictícia no banco (para ajudar sua família). A cena mais interessante mostrada em 'Wrong Bet' é uma cena alternativa no hospital quando Lyon descobre que seu irmão morre. Em 'Lionheart', quando Lyon pergunta ao médico se eles encontraram os assassinos, o médico diz que sim. Em 'Wrong Bet', o médico diz que não, e eles podem nunca descobrir quem eram os assassinos. É possível que 'A.W.O.L', lançado no Reino Unido, seja a mesma versão que 'Wrong Bet'.

CURIOSIDADES.

Uma sequência foi planejada, mas nunca se materializou.

Este filme foi lançado com um dos cinco títulos, dependendo do país em que foi lançado. Foi lançado sob os nomes 'Lionheart', 'Full Contact', 'AWOL Absent Without Leave' (Ausente Sem Licença), 'Wrong Bet' e 'Leon' . O filme foi financiado de forma independente e, portanto, foi vendido a vários distribuidores em todo o mundo. Supõe-se, portanto, que eles acabaram escolhendo o título que teve maior impacto em seus respectivos territórios.

Filmado após Garantia de Morte (1990), apesar de ter sido lançado anteriormente.

Olivier Gruner ganhou seu crédito fornecendo uma pesquisa de fundo sobre a Legião Estrangeira Francesa aos cineastas.

Um trailer do filme, visto em vários lançamentos em VHS da Imperial Entertainment, que produziu o filme, não faz absolutamente nenhuma indicação do envolvimento da Universal Pictures, já que a Universal só adquiria os direitos de distribuição nos EUA posteriormente.

Jean-Claude Van Damme se encarregou de coreografar as cenas de luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.