Espaço para analisar toda e qualquer obra cinematográfica. Últimos lançamentos em Cinema e DVD. Produções recentes, clássicos etc..
terça-feira, 2 de junho de 2020
O HULK de Ang Lee.
Bruce Banner, um pesquisador de genética com um passado trágico, sofre um acidente que faz com que ele se transforme em um monstro verde furioso quando fica com raiva.
Clique aqui para maiores informações sobre o filme.
Ang Lee não é um diretor que pode ser facilmente ignorado. Seu trabalho na direção de Tempestade de Gelo (baseado na obra de Rick Moody) ao lado do roteiro de James Schamus é fenomenal ao se tratar de um filme que narra o cotidiano de duas famílias desestruturadas. Portanto... Lee seria o diretor adequado para adaptar o Hulk dos quadrinhos a partir de sua origem em Incredible Hulk #312 e explorando cada vez mais sua psique na jornada do alter ego de Bruce Banner sob os roteiros de Paul Jenkins.
A verdade sobre a origem do Hulk.
E é nessa pegada dramática que o Hulk de Ang Lee se inicia. Baseado na essência do Hulk original dos quadrinhos e a partir da história de James Schamus que também se encarregou do roteiro ao lado de John Turman e Michael France... a versão de Ang Lee se desvencilha totalmente da baboseira que o personagem se tornara nas mãos do Marvel Studios... que inclusive o retomou por várias vezes... até finalmente descaracterizá-lo.
Hulk enfrenta Os Cães de Guerra.
Claro que posso escrever sem receio que a produção do Hulk de Lee... assim como a computação gráfica apresentada pela Industrial Light & Magic não é tão falha se comparada com o trabalho de maquiagem que descaracteriza o personagem de uma forma totalmente absurda. A artificialidade por parte da computação também é um dos pontos negativos. Eu poderia nem me incomodar tanto com a estatura imensa do alter ego de Banner durante seu desenvolvimento na trama... mas desde que este apresente um trabalho decente por parte de sua maquiagem e de sua concepção digital. Eu queria acreditar que esse Hulk era um monstro ameaçador... já que a equipe responsável pelo trabalho de maquiagem consiste em 10 pessoas envolvidas e um arsenal que se encarregara dos efeitos visuais.
Maquiagem que descaracteriza um personagem que deveria ser monstruoso em aparência.
Se temos apenas uma computação gráfica ambulante e totalmente artificial com uma maquiagem descaracterizada... o que resta para o Hulk de Ang Lee depois disso? Vamos então partir para o roteiro sobre a origem de Bruce Banner antes dele se tornar o Hulk. Os atores escolhidos para o elenco vão de 'não tão conhecidos' a rostos bastante familiares. De Eric Bana (Bruce Banner)... seguindo com a belíssima Jennifer Connely (Betty)... Sam Elliot (General Ross)... Josh Lucas (Major Glenn Talbot)... e Nick Nolte (pai de Bruce).
O Hulk de Ang Lee tem duas horas e dezoito minutos de duração.
A história: o pai de Banner (David) é um pesquisador de genética que fazia experimentos tentando aprimorar o DNA humano. Impedido pelo General Ross de prosseguir com suas pesquisas... David se oferece como cobaia... ele experimenta em si mesmo... o que acaba por infectar seu filho Bruce.. onde mais tarde é revelado que ele estava tentando encontrar uma cura para o mesmo. A criança presencia uma discussão entre seus pais e guarda toda sua mágoa e raiva dentro dela. Bruce se torna um jovem reprimido... ele foi tirado de seus pais e não se lembra do que aconteceu depois disso. Ele inicia suas pesquisas na mesma área que o pai... tentando comprovar sua teoria ao lado da doutora Betty Ross na regeneração de células danificadas. Bruce e Betty são bastante unidos... e por mais que os dois sejam próximos um do outro eles nunca tiveram um romance. Betty tem vagas lembranças de uma explosão onde seu pai fora chamado às pressas. A moça tem alguns vislumbres de Bruce a agarrando quando ainda era pequena até ele fazê-la algum mal. Um velho misterioso na companhia de uns cachorros trabalha no período noturno no laboratório onde Bruce se encontrara. Infelizmente... a teoria de Bruce vai de mal a pior.
O casal de cientistas.
Na tentativa de salvar um colega de pesquisa... Bruce é exposto aos raios gama. Banner milagrosamente sobrevive ao acidente... e de alguma forma a exposição que ele sofrera comprovou o sucesso de sua teoria... num momento em que seu joelho é curado. Porém... Bruce tem alguns pesadelos... e na escuridão o Hulk é visto na imagem do subconsciente do cientista. O velho com os cachorros surpreende Bruce... ele o conhece... e está ciente de que Banner tem grandes problemas para controlar sua raiva. Durante esse tempo... Glenn Talbot tenta puxar o tapete de Bruce... e para irritá-lo ele investe em sua amada Betty Ross... oferendo para ela uma proposta de trabalho onde ela teria um salário ainda maior.
O Hulk está chegando!
Betty sofre de um grande vazio em seu coração ao não ter o amor de seu pai. Bruce é atormentado pelas palavras do velho e mais lembranças de sua infância vem a tona... até ele se transformar no Hulk... com este destruindo seu laboratório e ficando cara a cara com o velho... que se emocionara de ver o que estava vendo. O velho providenciou para que a protegida de Banner fosse morta. Talbot discute com Bruce... pois ele acredita que Banner foi o responsável por Talbot ser passado para trás. Cães são transformados em monstros-gama... Bruce se transforma novamente no Hulk e assim ele faz o que ele sempre fez com monstros gigantescos nos quadrinhos... ele os esmaga para salvar sua amada! Bruce acredita que a coisa que ele se transformou vivia dentro dele há muito tempo... já que a radiação gama só ativou o que já havia. Banner sente ainda um imenso prazer quando se transforma no Hulk... pois para ele seu alter ego representa a liberdade... afinal ele é livre para fazer o que quiser. Bruce é levado para um complexo / base... onde ali ele é forçado por Talbot a se transformar em seu alter ego para que Talbot consiga colher uma amostra de seu sangue.
Hulk à solta!
Betty descobre a verdade sobre o velho... pai de Banner... que acredita que seu filho é um monstro e nada mudará isso... e que a humanidade jamais irá compreendê-lo. É revelado também que a mãe de Bruce morrera esfaqueada pelas mãos de seu pai... que mais tarde foi internado em uma instituição por conta de sua insanidade. Bruce reprimira suas memórias todo esse tempo... ele se transforma no Hulk e sai de dentro do complexo onde se encontrara. Ross acredita que Banner sempre representará um perigo em potencial... por ele seguir o mesmo caminho do pai. Ross e seu exército de soldados caçam o Hulk... mas o Hulk os esmaga com facilidade... assim como ele sempre fez nos quadrinhos. Mesmo com tanta esmagação... o Hulk é capaz de ajudar alguns soldados caça-aéreos. No subconsciente... o Hulk duela com Bruce Banner... ele mostra que é o mais forte que existe... enquanto seu alter ego é apenas um humano fraco.
Hulk esmaga áreas populosas!
A guerra do Hulk com o exército de Ross só é interrompida quando Betty acalma o alter ego de Banner. Betty sabe que quanto mais o Hulk é atacado... mais furioso e perigoso ele se torna. Banner é finalmente levado por Ross e vigiado caso ele se transforme novamente. O pai de Bruce é encaminhando para que ele veja seu filho pela última vez... mas o velho aproveitara a fragilidade do filho para com seus traumas por conta de suas memórias reprimidas para provocar sua transformação e absorver seus poderes. O velho na verdade se expôs aos raios gama... mas diferente de Bruce... suas células são estáveis. O velho adquirira a capacidade de absorvição (absorvendo as propriedade da matéria)... como uma citação ao personagem Homem-Absorvente dos quadrinhos. O pai absorve a energia do filho... mas não consegue conviver com o acúmulo de energia absorvida. Lançando um míssil gama... Ross aproveita para liquidar ambos... mas apenas Bruce sobrevivera... guardando as memórias afetivas de seu pai.
A química entre Nick Nolte e Eric Bana.
Banner é dado como morto... exceto por sua amada Betty... que sabia que ele ainda estava vivo fazendo o possível para não contar ao seu pai. Bruce se encontra escondido numa floresta amazônica onde ele ajuda a tratar de pessoas com enfermidades. Lá o cientista ao que parece deu um objetivo para seu alter ego... considerando que o Hulk esmagava por uma boa causa.
Não me irrite... não iria gostar de me ver zangado!
O Hulk de Ang Lee consegue contar uma história que é totalmente enraizada na origem do Hulk das HQs. Ele ainda homenageia o seriado televisivo sem necessitar da mesmice vista na retomada de 2008. O único problema ao meu ver se deu lamentavelmente por conta do trabalho de maquiagem por parte da computação gráfica. Lembrando que o Hulk ganharia nova retomada com a Industrial Light & Magic em 2012 com Os Vingadores... depois disso o "Hulk" do Marvel Studios não se tornara tão brutal como era em 2003 e em 2012. Quando se fala em Hulk se fala em brutalidade... e nesse quesito a versão de Ang Lee tem de sobra... pois ele sequer é limitado em poder como vimos desde que ele foi retomado nos estúdio da Marvel. Outro ponto que infelizmente deixa a desejar... é a trilha sonora do "Oingo Boingo" Danny Elfman..que cada trilha que compunha parecera mais do mesmo... a faixa "Set Me Free" da banda Velvet Revolver Revolver (com Scott Weiland do Stone Temple Pilots e os remanescentes do Guns N' Roses) consegue ofuscar toda a trilha de Elfman. Outro ponto de Lee... deveras criativo por sinal... foi os frames de páginas em alguns momentos dando entender que o filme era literalmente um quadrinho adaptado... pode ter os que não aprovaram... mas isso teve muito mais cara de HQ do que a Marvel com seus "serviços para fãs"... trocentas mensagens subliminares escondidas dos quadrinhos... aparições repetidas de Stan Lee e as insuportáveis cenas pós-créditos e as que antecedem os créditos finais. Eu acredito que o Hulk de Ang Lee ainda pode ser retomado... mas não pelas mãos do Marvel Studios.
CURIOSIDADES.
1- Lou Ferrigno (o Hulk do seriado televisivo) faz uma ponta ao lado de Stan Lee como segurança do laboratório onde Banner trabalhara.
2- David é na verdade uma citação ao Banner da série televisiva... cujo nome verdadeiro era David Bruce Banner.
3- A mãe de Bruce Banner nos quadrinhos se chama Rebeca Banner... no filme seu nome foi alterado para Edith Banner.
4- Nos quadrinhos escrito por Peter David com arte de Dale Keown... a mãe de Bruce morre espancada por seu pai Brian Banner... no filme ela morre esfaqueada.
5- O poder de absorver matéria do pai de Banner é uma citação ao personagem Carl Creel... o Homem-Absorvente dos quadrinhos.
6- Nos quadrinhos... Betty é apenas filha do General Ross... no filme ela é uma cientista e auxilia Bruce em suas pesquisas.
7- No filme... o nome do pai de Bruce Banner é David Banner... nos quadrinhos seu nome completo é Brian David Banner.
8- Assim como nas HQs... Ang Lee deixou subentendido que nada é capaz de matar o Hulk...e que seu poder é descomunal e ilimitado.
9- O filme ganhou uma adaptação em HQs escrita por Bruce Jones com arte de Mark Bagley e Scott Hanna.
10- Antes de ser revelado seu sobrenome no filme (Banner)... Bruce atendia como 'Bruce Krenzler' quando foi convencido de que seus pais biológicos morreram.
11- Betty e Talbot já se casaram nos quadrinhos... no filme os dois sequer se aproximam.
12- Nos quadrinhos... Bruce Banner contrai a maldição do Hulk quando ele é pego numa explosão de bomba gama ao tentar salvar um adolescente. No filme... ele sofre uma exposição gama ao tentar salvar um colega assistente.
13- No filme...quando se encontrara enfurecido em áreas populosas... o Hulk soca o chão com sua fúria incessante causando fortes abalos... assim como nos quadrinhos.
14- De uma simples palmada sônica e um feito de resistência na retomada do Marvel Studios em 2008... na versão de Ang Lee é retratado o poder descomunal do Hulk... incluindo o impacto por parte de seus pulos que provocara crateras.
15- Assim como nos quadrinhos... o filme retrata a velocidade do Hulk apesar de sua massa bruta. Durante a guerra contra o exército de Ross ele intercepta um míssil com as mãos.
16- Brendan Fraser foi cogitado para o papel do Homem-Absorvente.
17- Nos quadrinhos... o nome completo de Bruce Banner é Robert Bruce Banner.
18- Nas HQs... os cães irradiados são enviados pelo impiedoso General Ryker para atacar o Hulk.
19- O conceito da origem do Hulk que Ang Lee adotara como ponto principal para o foco narrativo da trama foi extraído da edição #312 da HQ do Hulk. A edição explora três personalidades que habitara no subconsciente de um pequeno Bruce Banner... o duende (fruto de sua raiva)... e o guardião e a estrela brilhante... que permanecera com ele por toda sua vida numa forma de compensação por sua solidão e abandono.
20- Nas HQs... o pai de Bruce sentira ciúmes dele por sua esposa Rebeca se dedicar mais ao filho do que ao próprio marido. O pequeno Bruce se transformara num instrumento de afeto para sua mãe. Nos quadrinhos... o pai de Bruce era um alcoólatra e uma pessoa abusiva. Seu pai acreditara que seu filho era fruto de um experimento mal sucedido... convencendo-se de que Bruce era na verdade um monstro.
21- As expressões faciais do ator Nick Nolte (David Banner) remetem ao melancolismo do seriado televisivo do Hulk estrelado por Bill Bixby e Lou Ferrigno... ainda mais no momento em que ele vê seu filho Bruce transformado pela primeira vez.
22- No DVD-bônus do filme... as cenas deletadas apresentam tomadas interessantes por parte de um jovem Bruce que tinha grandes problemas para controlar suas emoções.. e por conta disso ele era retraído com as mulheres. Numa das tomadas... vemos uma jovem se aproximando de Bruce na intenção de despertar alguma reação nele a fim de que ele a beijasse. Nos quadrinhos... essas emoções reprimidas são apresentadas mais intensamente quando Bruce agarrara à força sua colega de faculdade Susan Jacobson em Incredible Hulk #377... mostrando claramente que Bruce sofrera do transtorno de múltipla personalidade. A edição da HQ foi escrita por Peter David e desenhada por Dale Keown. A jornada de Peter David explorando o lado emocional de Bruce se iniciara a partir de Incredible Hulk #334... num momento em que Bruce machuca Betty involuntariamente.
23- Betty sempre acreditou que o Hulk jamais a machucaria. No filme... o Hulk é acalmado por ela... e muito antes nas HQs foi mostrado uma conversa entre Betty e o Hulk em Incredible Hulk #344... onde ela revelara para o Hulk que espera um filho de Bruce. Nos quadrinhos... com o tempo Betty perdera parte de sua afeição por Bruce... quando soube das exposições aos raios gama deste que usara para se transformar deliberadamente. Hoje uma pessoa mais fria e ainda casada com Bruce... Betty se transformara no seu próprio monstro deixando aflorar sua raiva e angustia. Do contrário de Bruce... Betty aceitara o que ela é.
24- No filme... Betty teme que o desenvolvimento das células irradiadas de Bruce provocasse uma Cadeia respiratória... o que mais pra frente explicaria as diferentes facetas das personalidades de Bruce... como um reflexo distorcido de si mesmo em forma de Hulk.
25- Por mais que a Industrial Light & Magic tenha retomado a computação gráfica do Hulk nos Vingadores (2012). O resultado deixara a desejar no momento em que Hulk e Vingadores lutam contra o exército do "Deus da Trapaça" em Nova Iorque. A computação tornara o Hulk corcunda e similar a um símio... algo que não tinha na versão digital de Ang Lee... que por mais degradante em efeitos de maquiagem e artificialidade... a solução era apenas corrigir o básico da computação para tornar o Hulk mais monstro... embora apresentasse um exagero por parte de sua estatura quando crescera em fúria.
26- É bastante claro que a estatura exagerada do Hulk no filme foi um forma de Ang Lee apresentá-lo como uma monstro / criatura extremamente gigantesca. Embora a solução de "quanto mais enfurecido mais gigantesco ele se torna" não tenha vingado... Lee queria apresentar o Hulk como um monstro gigantesco adaptado das HQs sob nova perspectiva.
27- Nas HQs... o maior inimigo de Bruce Banner é o seu próprio pai.
28- Nos quadrinhos... o cruel General Ryker (que enviou os cães de guerra para matar o Hulk) é o responsável por distorcer as personalidades de Bruce Banner... encontrando no mesmo a sua maior fraqueza e descobrindo que Bruce é no fundo uma criança sofrida.
29- Para um ator não tão conhecido (pra época) se comparado com Edwad Norton... Eric Bana consegue apresentar uma química única ao contracenar ao lado de Nick Nolte na cena entre pai e filho. Uma façanha que o veterano Norton não repetira na retomada do Hulk de 2008... já que nem nos momentos que deveriam ser emocionantes a retomada falha em apresentá-los.
30- "Não me irrite... não iria gostar de me ver zangado!" é uma citação ao personagem de Bill Bixby (David Banner) no telefilme (piloto) do seriado televisivo do Hulk no momento em que Banner aconselha o repórter Jack McGee a não irritá-lo.
31- Nas HQs... o alter ego de Bruce é batizado de HULK por um soldado em Incredible Hulk #1 publicado em Maio de 1962. Hulk significa destroço / colosso / brutamontes / agigantado.
32- O sonho que Bruce tem de um deserto durante o filme é parte de suas memórias que foram apagadas de seu subconsciente. O mesmo deserto que mais tarde ele transformado em Hulk confrontara o exército do General Ross.
33- Nos quadrinhos e na antiga série televisiva... o Hulk não aparece de imediato após o acidente de Banner envolvendo radiação gama. Stan Lee (criador do personagem nos quadrinhos) e Kenneth Johnson (responsável pelo sucesso da série) preparam os leitores e os espectadores até a chegada do Hulk. Na versão de Ang Lee... a situação é praticamente a mesma na primeira aparição do alter ego de Banner.
34- Newton da Matta... que dublou Bill Bixby (David Bruce Banner) no seriado do Hulk... faz a voz do personagem de Nick Nolte (David Banner).
35- A base desértica Atheon onde Bruce Banner (Eric Bana) é aprisionado por Talbot é na verdade uma representação da base gama das HQs do Hulk.
36- Nos quadrinhos... Talbot morre ao tentar destruir o Hulk usando de um Vagão de Guerra em Incredible Hulk #260. No filme de Ang Lee... Talbot morre quando um disparo é efetuado no Hulk e ele o ricocheteia... o que acaba por atingir Talbot.
37- O Hulk de Ang Lee possui mais riqueza de detalhes das HQs do que os filmes do Marvel Studios.
38- Talbot queria não apenas puxar o tapete de Bruce como também o do General Ross... já que o major se encarregara da destruição do Hulk. Nos quadrinhos... a base gama onde Talbot trabalhara passara a sofrer prejuízo por conta das destruições causadas pelo Hulk... o que gerou uma crise econômica e financeira em Incredible Hulk #256.
39- Atheon é uma base cujo objetivo era a criação de supersoldados... algo que segundo Talbot... que supervisionara o programa... seria possível graças ao DNA de Bruce Banner. A ideia dos supersoldados foi retomada no Hulk de 2008 do Marvel Studios.
40- Nas cenas deletadas do filme... Lou Ferrigno (o Hulk do seriado televisivo) faz uma segunda participação como segurança do laboratório onde Bruce trabalhara.
41- O nome completo de Banner (Robert Bruce Banner) não foi apresentado nas primeiras edições das HQs do Hulk em 1962 / 1963. Stan Lee o criou apenas como "Bruce Banner"... somente com o passar dos anos seu nome completo foi apresentado.
42- Nas HQs... o pai de Bruce sofrera abuso de seu pai Bruce Banner l.
43- Nos quadrinhos... Bruce Banner é um físico nuclear que pesquisara os efeitos da radiação gama No seriado... ele é um médico / cientista que tentara provar a força oculta que todos os seres humanos possuem. E no filme de Ang Lee... ele é um pesquisador de genética que com os raios gama tentara provar sua teoria na regeneração de células danificadas.
44- Nas HQs... Bruce era um cientista pacifista que evitava se zangar... portanto o Hulk representa o seu lado oposto. No seriado... Banner é um cientista enraizado por não conseguir salvar a vida de sua mulher... portanto o Hulk é fruto de sua própria raiva e de traumas que foram revelados no episódio Choque Profundo. Na versão de Ang Lee... Bruce é um cientista reprimido pelas memórias aprisionadas em seu subconsciente decorrentes de seus traumas de infância.
45- Nas HQs... a base gama é uma base operacional de operações Anti-Hulk.
46- O Hulk de Ang Lee pode ser considerado como um filme de horror e um dos pioneiros em monstros de computação gráfica... temática que se desgastaria no decorrer dos anos. Já que em 2008... o diretor Matt Reeves junto com o roteirista Drew Goddard adotara a mesma estética de monstros gigantescos em computação gráfica em Cloverfield.
47- O fator regenerativo do Hulk (ou fator de cura... como preferir) é abordado na versão de Ang Lee... algo que a versão do Marvel Studios não apresenta.
48- No momento em que o Hulk escapa da câmara de contenção da base Atheon... há certa similaridade com o episódio MÁGICO FAVORITO da terceira temporada da série televisiva do Hulk.
49- Nas HQs... o pai de Bruce era um físico nuclear que trabalhara para o governo como membro de um projeto que tentara desenvolver uma maneira limpa de criar energia nuclear. Na versão de Ang Lee... ele é um pesquisador de genética que... em sua busca para melhorar a humanidade... se servira de cobaia para seus próprios experimentos.
50- O filme de Ang Lee retrata... assim como nas HQs... como Bruce Banner é tentado a não buscar uma cura para o Hulk... pois ele próprio estaria destruindo a sua outra parte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.