sexta-feira, 29 de maio de 2020

30 detalhes loucos por trás das filmagens de O Exorcista.


O Exorcista está de fora há 45 anos, mas ainda existem alguns detalhes arrepiantes que nem o maior fã de terror pode saber.

Quando se trata de filmes de terror, todo mundo tem algo diferente que os assusta. Talvez algo seja bonecas más, fantasmas ou até crianças possuídas. Já existem décadas de filmes de terror, mas os cineastas continuam produzindo filmes que fazem a espinha das pessoas formigar.

Mesmo que as pessoas tenham medo de diferentes elementos nos filmes de terror, muitas pessoas concordam que O Exorcista é um dos filmes mais assustadores já feitos. O Exorcista se concentra em uma garota chamada Regan MacNeil que é possuída por um demônio e cuja única esperança está nas mãos de um exorcista e um padre. O filme foi lançado em 26 de dezembro de 1973, o que significava que muitos cineastas não se divertiam muito quando visitavam o cinema local.

O filme foi dirigido por William Friedkin e estrelou Linda Blair como Regan. Houve cinco filmes na série Exorcista, juntamente com uma série de TV que estreou na Fox em 2016. Blair retornou para a primeira sequência, mas foi quase universalmente criticada por fãs e críticos.

Apesar dos vários filmes que lidam com exorcismo, O Exorcista será sempre considerado um dos melhores. Mesmo depois de 45 anos, o Exorcista ainda pode dar arrepios às pessoas. Nem todos os filmes de terror antigos conseguem viver depois de quase 50 anos, mas O Exorcista certamente pode.

Embora o filme em si seja incrivelmente assustador, alguns dos segredos dos bastidores e informações sobre o processo de filmagem são igualmente assustadores.

Aqui estão os 30 detalhes loucos por trás da produção de O Exorcista.

Pediu-se a um padre que abençoasse o set depois que ele pegou fogo.



Houve muitas ocorrências assustadoras que ocorreram durante as filmagens de O Exorcista. Muitas pessoas foram levadas a acreditar que o set de filmagens estava assombrado, especialmente depois que o set inteiro pegou fogo. O set que estava sendo usado para a casa dos MacNeil pegou fogo, o que atrasou a produção por seis semanas.

O que é estranho, no entanto, é que o único quarto que não foi queimado foi o quarto demoníaco de Regan.

Devido a esse fato, um padre foi convidado a vir e abençoar o cenário para deixar o elenco e a equipe um pouco à vontade.

______________________

Alguns cinemas distribuíram sacos de vômito



Muitos filmes são comercializados como uma experiência verdadeiramente assustadora, mas poucos filmes têm o poder de deixar as pessoas fisicamente doentes. Quando o Exorcista chegou aos cinemas, muitos deles distribuíram sacos de vômito porque as pessoas continuavam vomitando nos auditórios. Muitas pessoas ficaram repugnadas com o que viram na tela grande devido ao conteúdo horrível e gráfico do filme.

Há muitas alegações de pessoas desmaiando, vomitando ou saindo do cinema porque o filme era demais para elas. Existem alguns filmes horríveis por aí hoje, mas nenhum teve o impacto que o Exorcista causou.

______________________

Linda Blair recebeu guarda-costas após o lançamento do filme



Existem muitos exemplos de filmes que foram considerados ofensivos para pessoas diferentes. Qualquer filme que tenha a ver com religião normalmente tem que ter cuidado com a maneira como apresenta certas idéias e crenças religiosas. No caso de O Exorcista, houve vários atos sacrílegos realizados desde o filme, centrado em uma garota possuída por um demônio.

Algumas pessoas que viram O Exorcista ficaram tão ofendidas que enviaram ameaças à jovem Linda Blair.

Como as pessoas pensavam que o filme glorificava Satanás, Blair tinha que ter guarda-costas com ela o tempo todo por seis meses depois que a Warner Bros. lançou O Exorcista.

______________________

Muitas pessoas ligadas ao filme tiveram fins trágicos



Embora isso não aconteça o tempo todo, alguns membros do elenco e da equipe faleceram ao fazer um filme. O estranho de O Exorcista é que um total de nove passagens de pessoas estão ligadas ao filme.

Os atores Jack MacGowran e Vasiliki Maliaros faleceram após o início das filmagens, mas o que é realmente estranho é que os dois personagens faleceram no filme também. O avô de Linda Blair, o irmão de Max von Sydow, um vigia noturno e um especialista em efeitos especiais também perderam a vida durante e após a produção de O Exorcista.

______________________

Baseado em uma história real



Os filmes de terror têm o poder de serem assustadores por conta própria, mas adiciona um outro nível se o filme for baseado em uma história verdadeira. Enquanto o filme foi baseado no livro de William Peter Blatty chamado O Exorcista, o livro e o filme foram inspirados na história de um adolescente com o pseudônimo de Roland Doe.

Diz-se que o exorcismo de Doe levou semanas para se apresentar em uma casa no Missouri em 1949.

Aparentemente, o rosto do diabo apareceu na perna do garoto antes que a voz de São Miguel saísse da boca do garoto dizendo a Satanás para deixar o corpo do garoto.

______________________

A cena da caminhada da aranha foi originalmente cortada



De longe, uma das cenas mais arrepiantes e icônicas de O Exorcista ocorre quando o Regan em estado de demência personifica uma aranha descendo as escadas da casa dos MacNeil. Mesmo sendo uma das cenas mais assustadoras do filme, ela não estava no filme quando estreou nos cinemas.

O diretor William Friedkin aparentemente não gostou que os cabos que continham a contorcionista pudessem ser vistos, então ele decidiu cortar a cena completamente. Nas edições posteriores do filme, com a ajuda da CGI, a cena foi restaurada com os cabos não mais visíveis.

______________________

Os verdadeiros gritos de dor de Ellen Burstyn entraram no filme



Assim como o público estava gritando quando assistiu O Exorcista, os personagens do filme também estavam gritando. Afinal, a própria Regan estava sendo possuída e sua mãe Chris teve que assistir quando um demônio possuiu sua filha. Na cena em que Regan se mutila, sua mãe corre para detê-la, mas é empurrada no chão pelo demônio dentro de Regan.

A atriz Ellen Burstyn solta um grito como se vidros estivessem sendo quebrados, mas seus gritos eram realmente gritos de dor.

O dublê havia puxado o fio preso à atriz com mais força do que o esperado, o que fez com que Burstyn machucasse gravemente suas costas ao cair no chão, causando uma lesão permanente na coluna vertebral.

______________________

Ellen Burstyn chamou o diretor de maníaco



Não é surpresa que fazer um filme parecer tão real quanto O Exorcista foi uma tarefa árdua. Por causa disso, o diretor William Friedkin teve algumas técnicas de direção bastante intensas.

No documentário que veio com a edição de Blu-ray de 2010 de O Exorcista, foi revelado que o diretor costumava disparar armas ou dar um tapa na cara de atores antes das câmeras começarem a rodar. Embora isso muitas vezes tenha reações genuínas do elenco, também os irritou, resultando em Ellen Burstyn chamando Friedkin de maníaco.

______________________

Mercedes McCambridge dublou o demônio e depois experimentou uma tragédia



Enquanto Linda Blair fez uma performance incrível aos 14 anos, a voz do demônio foi realmente feita pela atriz de rádio e cinema Mercedes McCambridge. A atriz acrescentou uma dimensão surpreendente ao filme, fornecendo uma voz arrepiante que você nunca imaginaria ter vindo de uma garotinha.

O diretor William Friedkin disse uma vez que a atriz engoliu ovos crus, fumou cigarros e bebeu álcool para alcançar a voz do demônio.

O mais interessante é que McCambridge até desistiu de sua sobriedade para fazer a voz parecer o mais autêntica possível. Em 1987, ela também enfrentou uma tragédia quando seu filho assassinou a vida de sua esposa, seus filhos e ele próprio.

______________________

O demônio de rosto branco foi concebido a partir de testes de maquiagem rejeitados



Uma das muitas imagens que queimaram nos olhos das pessoas depois de assistirem O Exorcista é a imagem do demônio de rosto branco. O demônio é visto em vários pontos do filme, a maioria dos quais é mostrada na tela de maneira subliminar. Acrescentou um efeito misterioso; no entanto, essa versão do demônio não fazia parte do filme.

O rosto foi retirado dos testes de maquiagem rejeitados que foram feitos no corpo da dublê de Linda Blair, chamada Eileen Dietz. Dito isto, o rosto foi usado no trailer do filme e no corte final do mesmo.

______________________

O set foi refrigerado.



É seguro dizer que o elenco e a equipe que trabalhavam em O Exorcista eram incrivelmente desconfortáveis às vezes. Uma das maneiras pelas quais William Friedkin dificultou a vida do elenco e da equipe foi refrigerar o set inteiro. Isso permitiu que os espectadores vissem o fôlego de Regan e dos padres e adicionassem um efeito misterioso ao filme.

Nas fotografias dos bastidores, os fãs podem ver a equipe em grandes casacos de inverno tentando se aquecer enquanto filmam cenas dentro do quarto de Regan. Embora esse efeito às vezes ainda aconteça hoje, era muito mais caro nos anos 70.

______________________

Os cineastas usaram efeitos especiais de baixa tecnologia



Muitos filmes de terror que saem hoje dependem de imagens geradas por computador para assustar o público, mas em 1973, os cineastas usaram efeitos práticos. A maioria desses efeitos em O Exorcista também eram de baixa tecnologia, mas funcionavam incrivelmente bem.

Um boneco de borracha de Linda Blair foi usado quando a cabeça de Regan torce 360 graus, o que parecia real por causa da iluminação no set.

Para as sequências de vômito, um tubo escondido foi preso ao queixo de Blair, que disparava a grossa gosma verde. Os cinegrafistas também costumavam ser suspensos por polias e fios para obter a filmagem necessária.

______________________

O cartaz foi inspirado em uma pintura famosa



Mesmo que alguém não tenha visto O Exorcista, provavelmente reconhece o pôster do filme. O pôster mostra o personagem de Max von Sydow em pé diante de uma luz da rua, enquanto a luz da casa MacNeil brilha sobre ele. O pôster é nada menos que uma imagem icônica, mas na verdade foi inspirado em uma pintura famosa.

O pôster foi criado pelo designer gráfico Bill Gold, que usou a pintura O Império das Luzes, de René Magritte, como inspiração para o pôster do Exorcista. O pôster é simples, mas se tornou uma das imagens mais reconhecidas do filme.

______________________

O trailer original foi proibido nos cinemas



O Exorcista tem assustado o público há anos, mas os sustos começaram quando o trailer foi lançado para o filme. O teaser consistia na cena icônica do padre Merrin saindo de seu táxi, seguido por flashes do demônio de rosto branco e da Regan possuída.

O trailer parece bastante manso para os padrões de hoje, mas em 1973 o trailer foi retirado de vários cinemas porque as pessoas pensavam que era assustador demais para ser mostrado. Essas pessoas provavelmente eram as que tinham que ser levadas para fora do cinema por paramédicos quando o filme começava.

______________________

Um frequentador de cinema processou a Warner Bros.



É sabido que o Exorcista fez as pessoas desmaiarem, sentirem-se doentes ou até perderem o almoço no auditório. Dito isto, essas pessoas compraram ingressos para o filme e entraram de bom grado no cinema; portanto, qualquer repercussão disso não deve custar à Warner Bros, certo? Errado.

Quando uma mulher desmaiou em uma exibição de O Exorcista, ela desmaiou e quebrou a mandíbula.

Ela acabou processando a Warner Bros. e alegou que as mensagens subliminares causaram sua lesão. A Warner Bros resolveu a disputa por um valor não revelado, a fim de evitar ir a tribunal sobre o assunto.

______________________

Linda Blair venceu 500 outras atrizes para interpretar Regan



Para qualquer filme ou seriado de TV, os cineastas costumam fazer audições para decidir qual ator ou atriz é o mais adequado para o papel. No caso de Regan MacNeil, diz-se que Linda Blair derrotou outras 500 atrizes pelo papel.

Poucas atrizes infantis seriam capazes de lidar com a intensidade exigida pelo Exorcista, mas a mãe de Linda Blair a levou à audição sem hora marcada, porque sabia que sua filha poderia desempenhar o papel. Aparentemente, Blair poderia mantê-lo unido enquanto falava sobre as coisas obscenas que sua personagem teria que fazer, e o diretor sabia que ela tinha que ser escalada.

______________________

A maquiagem de Regan quase parecia muito diferente



A maquiagem de O Exorcista realmente ajudou o filme a se transformar em um espetáculo de terror único. A maquiagem de Regan foi realizada pelo maquiador Dick Smith, mas originalmente parecia muito diferente.

A maquiagem original para o personagem parecia mais um demônio que um humano, que o diretor William Friedkin não gostava. Ele queria que a maquiagem parecesse a causa de mais lesões autoinfligidas. Os dois estilos de maquiagem parecem horripilantes, mas é difícil argumentar que aquele que entrou no processo final não é o melhor dos dois.

______________________

O vômito de projétil não deveria atingir o rosto de Jason Miller



A atriz Ellen Burstyn não foi a única a mostrar emoção real no corte final do filme - Jason Miller também. Dizem que a cena do vômito do projétil foi filmada em apenas uma tomada, desde que a reação de Miller foi genuína.

Quando o vômito é lançado no padre Karras, deveria atingi-lo no peito, mas, em vez disso, pulverizou por todo o rosto.

O tubo de plástico usado para disparar o vômito realmente falhou, o que o atingiu no rosto e na boca. O ator Jason Miller estava genuinamente enojado... tossindo e limpando o vômito de si mesmo.

______________________

Max Von Sydow passou por um processo de maquiagem de quatro horas



Enquanto Linda Blair obviamente teve que passar por uma longa aplicação de maquiagem, Max Von Sydow também. O ator tinha apenas 44 anos, mas ele foi escalado para um papel que foi escrito para alguém com quase o dobro de sua idade. O maquiador Dick Smith teve que fazer Sydow parecer 40 anos mais velho do que ele realmente era, o que levou cerca de quatro horas.

Aparentemente, depois que O Exorcista foi lançado, Sydow teve dificuldade em encontrar trabalho porque os estúdios de cinema achavam que ele era velho demais para interpretar muitos papéis, mesmo tendo apenas 44 anos.

______________________

Stanley Kubrick foi considerado para dirigir



Desde a tenra idade do cinema, houve alguns diretores incríveis que enfeitaram o mundo com seus filmes. Stanley Kubrick é um desses diretores, já que dirigiu filmes como O Iluminado, Laranja Mecânica e 2001: Uma Odisseia no Espaço. Quando a Warner Bros. enviou o roteiro para Kubrick, ele respondeu dizendo: "Eu só gosto de desenvolver minhas próprias coisas".

William Peter Blatty lutou por William Friedkin para conseguir o emprego, o que obviamente aconteceu. Embora Friedkin tenha criado um dos maiores filmes de terror já feitos, é difícil não imaginar como seria o Exorcista, dirigido por Stanley Kubrick.
(um tédio e nada assustador... complementando by Hulkboy®)

______________________

Foi o primeiro filme de terror a ser indicado para melhor filme



Os filmes de terror costumam ser desprezados quando se trata da temporada do Oscar. Dito isto, um punhado de filmes de terror ganhou prêmios da Academia ao longo dos anos, incluindo Silêncio dos Inocentes, Corra e O Exorcista. O Exorcista foi realmente o primeiro filme de terror a ser indicado para melhor filme em 1974.

Embora o filme de Friedkin tenha perdido para o filme Golpe de Mestre, O Exorcista ainda foi indicado para 10 Oscars.

O filme ganhou duas dessas indicações, incluindo Melhor Roteiro e Melhor Som, mas vamos ser realistas: a atriz Linda Blair claramente deveria ter ganhado sua indicação ao Oscar e Dick Smith deveria pelo menos ter sido indicado para Melhor Maquiagem.

______________________

A sopa de ervilha foi usada para as sequências de vômito



Quarenta e cinco anos depois, pode não ser muito segredo que a sopa de ervilha tenha sido usada para as sequências de vômito em O Exorcista, mas é interessante, no entanto. A mistura para o vômito verde de aparência grosseira era sopa de ervilha e mingau. Porém, não foi usada nenhuma sopa de ervilha. A sopa de ervilha de Andersen era a sopa de escolha para a produção.

A sopa de Campbell foi aparentemente testada, mas não teve o mesmo efeito que a marca de Andersen. Isso mostra que a produção utilizou efeitos de baixa tecnologia e, neste caso, de baixo custo, para tornar o filme nojento.

______________________

Audrey Hepburn e Jane Fonda quase interpretaram a mãe de Regan



A atriz Ellen Burstyn atua desde o final dos anos 50, o que a tornou uma candidata ideal para o papel da mãe de Regan em O Exorcista. Enquanto ela finalmente foi escalada para o filme, Audrey Hepburn e Jane Fonda também foram consideradas para o papel.

Dada a reputação de Hepburn e Fonda em Hollywood, ambas teriam sido ótimas no papel de Chris MacNeil. Dito isto, Burstyn trouxe algo especial à sua performance e foi até indicada ao Oscar de Melhor Atriz em um papel principal.

______________________

A cena da rotação da cabeça foi quase cortada



Há muitas cenas em O Exorcista que são assustadoras e se tornaram momentos icônicos do filme. Um desses momentos foi quando Regan se sentou na cama e a cabeça girou em torno de 360 graus. É uma cena verdadeiramente horripilante que muitos filmes de terror copiam até hoje. Dito isto, quase foi cortada do filme.

Quando o escritor da obra literária William Peter Blatty viu a cena em que Regan girava a cabeça, ele pensou que deveria ser cortada do filme.

No entanto, felizmente, acabou no produto final.

______________________

Linda Blair fez Max Von Sydow esquecer suas falas



Não importa que tipo de filme de terror alguém tenha visto, ainda é surpreendente ouvir algumas das coisas que Linda Blair diz em O Exorcista. É verdade que Mercedes McCambridge fez grande parte do trabalho vocal do demônio, mas antes de McCambridge ser contratada, Blair começou a dizer as obscenidades.

Quando Max von Sydow ouviu Blair pela primeira vez durante a cena do exorcismo, ele aparentemente esqueceu suas falas porque ficou muito surpreso com o que Blair havia dito. Depois de ver o produto acabado, não é difícil entender o porquê.

______________________

Jamie Lee Curtis poderia ter interpretado Regan



Enquanto Linda Blair fez um trabalho incrível no papel de Regan MacNeil, o papel poderia ter sido para Jamie Lee Curtis. Curtis é uma estrela de terror por si mesma, como ela estrelou no Halloween original pelo lendário diretor de terror John Carpenter. Quando Curtis tinha 13 anos, ela foi convidada para fazer um teste para o Exorcista, mas sua mãe disse que não.

Sua mãe é, é claro, outra atriz de terror chamada Janet Leigh, que é conhecida por estrelar ao lado de Anthony Perkins em Psicose, de Alfred Hitchcock. Aparentemente, o horror ocorre na família.

______________________

O design de som foi uma grande parte do processo de filmagem



Muitas vezes, as pessoas podem subestimar a importância do design de som em um filme. Ao longo do filme, animais agitados são frequentemente ouvidos e misturados com a voz do demônio.

Para obter o som de certas sequências de vômito, há rumores de que Mercedes McCambridge vomitaria voluntariamente ovos crus e maçãs raladas.

Da mesma forma, para ouvir o som do pescoço de Regan, uma carteira de couro velha com cartões de crédito foi torcida na frente de um microfone. Os efeitos sonoros do filme vieram de alguns lugares improváveis, mas eles funcionaram perfeitamente para o filme de terror.

______________________

O nome do demônio nunca é dito no filme



Um equívoco comum sobre O Exorcista é que Regan na verdade não é possuída por Satanás, mas outro demônio chamado Pazuzu. Como nunca é declarado no filme, as pessoas costumam pensar que o Capitão Howdy é o próprio diabo, embora mais tarde seja revelado que não é o caso quando o padre Karras está cético sobre o demônio ser Satanás.

Baseado na estátua vista no filme e na explicação do livro, Regan é realmente possuída por Pazuzu, que é "o demônio do vento".

______________________

Marlon Brando e Jack Nicholson foram considerados para os papéis dos padres.



Vários atores famosos foram deixados de lado quando se tratava dos papéis de Regan e sua mãe Chris, mas atores ainda mais famosos foram considerados para os papéis dos padres. O padre Karras foi interpretado por Jason Miller; no entanto, Jack Nicholson e Gene Hackman também foram considerados para o papel.

Quanto ao padre Merrin, Marlon Brando foi considerado para o personagem. Brando era bem conhecido em 1973, especialmente depois de estrelar O Poderoso Chefão, mas William Friedkin não permitiu que a Warner Bros o contratasse, pois o filme se tornaria um "filme de Brando" se ele estivesse nele.

______________________

Linda Blair estava com medo do manequim usado para certas cenas



A maioria das pessoas que viu O Exorcista ficou horrorizada com Linda Blair e com o boneco que usavam em certas cenas. Como se viu, Blair também. Nos bastidores da cena em que Regan vira a cabeça em 360 graus, Blair explicou que constantemente precisava sentar ao lado do boneco na sala de maquiagem.

Ao ser entrevistada sobre a cena, ela admitiu que "não gostou da experiência de estar na presença dela". Provavelmente, é seguro dizer que a maioria das pessoas também não gostaria da experiência, dada a seu realismo.

Fonte.

COMPLEMENTANDO BY HULKBOY®:
Linda Blair sofreu durante as filmagens... ela machucou gravemente suas costas na cena em que é mostrado os sintomas de sua primeira possessão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.