quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Os Melhores Filmes Sobre Lobisomens (Classificação TOP).


Lobisomens no cinema de horror se tornou algo corriqueiro. Desde os clássicos protagonizados por Lon Chaney Jr. na década de 40.

Mas nada surpreendeu tanto quanto "Um Lobisomem Americano em Londres" de John Landis na década de 80.

Plot básico, excelentes efeitos especiais e mortes sanguinolentas por parte de um Lobisomem que na versão de Landis se parecia mais com um cão demoníaco.

O ponto forte dessa produção é sem sombra de duvidas a primeira transformação, não há concorrente, os efeitos e o truque de câmera mais a utilização dos dublês, é tão realista, que hoje, assistindo em alta definição, você ainda se pergunta, "como eles conseguiram fazer isso?"

Sua primeira exibição em terras brasileiras se deu no "Festival de Filmes do SBT", e eu fui um dos felizardos que consegui gravá-lo, mas infelizmente o VHS não resistiu ao tempo.


Com o tempo, outra produção tomaria forma, agora na visão de "Joe Dante" (mesmo diretor de "Os Gremlins"), Grito de Horror, ou "The Howling" (O Uivo), seguindo uma linha diferente do Lobisomem Americano, aqui os Lobisomens são apresentados como criaturas mais sombrias, podendo aparecer tanto de dia como de noite sem que a lua esteja cheia.

O ponto forte da produção de Dante, é a tensão que ele cria do começo ao fim, onde no fim a pobre "Karen White" se vê aprisionada em uma colônia com uma horda de Lobisomens, e ela é a próxima da lista a fazer parte. A transformação é também muito boa, mas não tão boa quanto o Lobisomem de Londres, mas em compensação é algo que computação alguma conseguiria fazer.

Grito de Horror é outro que teve suas primeiras exibições no SBT.


Corey Haim, de "Os Goonies", acabou protagonizando um papel como um garoto paraplégico que é perseguido por um padre que se torna um Lobisomem em um conto escrito por "Stephen King", "A Hora do Lobisomem", ou Silver Bullet (Bala de Prata) que vale uma assistida.


Já a "Companhia dos Lobos" de Neil Jordan não deixa de ser uma produção interessante, apesar dos efeitos especiais não darem conta, o diretor mostra uma transformação completamente diferente, com os Lobisomens rasgando a pele, contando a referência a "Chapeuzinho Vermelho" como boa sacada.

Entretanto, as demais produções que se seguiriam acabaram se tornando ridículas, como o caso do insosso "Um Lobisomem Americano em Paris", que é na verdade uma sequencia do original dirigido por Landis, mas com orçamento e elenco precário e trilha sonora insossa (aquele vídeo-clip insuportável da banda "Bush").


Lua Negra (Bad Moon) de 1996 é uma boa recomendação, o Lobisomem até convence, mas o filme se segura bastante na trama onde o suspense persiste até você descobrir (ou ter absoluta certeza) de quem seria na verdade o Lobisomem.

TOP.
Um Lobisomem Americano em Londres (1981)
Grito de Horror (1981)







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.