quinta-feira, 31 de outubro de 2019

[CRÍTICA COM S.P.O.I.L.E.R.S.] - A rendição de James Cameron em "O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio".


O terceiro filme... que segundo James Cameron seria a sequência oficial dos dois primeiros... é tão ruim quanto todas as sequências de uma franquia desnecessária.

Quando James Cameron deixou sua opinião com relação aos fatores lucrativos dos filmes de super-heróis... mal sabia ele que estaria prestes a seguir pelo mesmo caminho. Ou pior... já que quando se trata de O Exterminador do Futuro... ele lidaria com uma trama e personagens frutos de sua própria criação.


Produtor promete sequência de qualidade (SQN!) que faça jus a O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991).

A ideia de Cameron... era tão obvia quanto a soma de 1+1... que seria aproveitar toda a tecnologia dos tempos atuais para que as máquinas prevalecessem sobre a raça humana. Em outras palavras... a humanidade seria extinta... e as máquinas reinariam. Mas esperem... o diretor/roteirista... Joss Whedon... prometera o mesmo em Vingadores: Era de Ultron... mas não teve coragem o suficiente para fazê-lo.

Enfim... com Cameron na supervisão... é o mesmo caso de John Carpenter no mais recente... Halloween. Ou seja... não significa em absolutamente nada para dar um toque especial. A não ser um pretexto para reforçar o "empoderamento feminino" da personagem... a "final girl" (garota sobrevivente).


O dia em que o cinema se rendeu ao feminismo.

Cameron conseguiu dar um despropósito a tudo que ele fez com seus dois primeiros filmes. Do qual o primeiro... se inicia com um exterminador sendo construído no futuro para voltar ao presente e matar aquela que seria a mãe do líder da resistência humana contra as máquinas. No segundo... o líder futurista constrói o mesmo modelo do ciborgue... só que desta vez para protegê-lo. Enquanto que... sua mãe... sobrevivente e ciente do que o futuro se tornaria... se transforma numa mulher paranoica... mas que acredita na sua força interior (graças ao soldado que pertencera ao exército do líder da resistência humana). Alguns que desceram a lenha ao criticarem esta "sequência oficial" dos dois filmes... disseram que os mesmos perderam o propósito. Pelo contrário... eles ganham ganham ainda mais notoriedade... se tornando uma franquia que se encerrou em apenas dois filmes... e transformados em clássicos icônicos de duas gerações... a década de oitenta... com efeitos práticos/artesanais e baixo orçamento... e o início da década de noventa... com a computação gráfica dando seus primeiros passos... graças ao grande investimento por parte do orçamento.


O encerramento mais do que honroso de "O Exterminador do Futuro".

O diretor... Tim Miller... do insosso... Deadpool... assume a direção de um filme do qual Cameron se encarregaria apenas da produção e do roteiro... incluindo David S. Goyer... responsável por clássicos icônicos como... "Garantia de Morte"... e a retomada... "Batman Begins"... de 2005. Inclusive... Christian Bale viveu o líder da resistência humana... no absurdamente desnecessário... O Exterminador do Futuro: A Salvação.

A culpa pelo resultado catastrófico (no mal sentido)... se deu por conta do próprio Cameron... que permitira que um roteiro piegas se desenrolasse numa trama que tem como ponto narrativo... refilmar de forma medonha seus dois primeiros filmes. O produtor / roteirista... se mostra um cineasta pobre... e incapaz de acrescentar algo que ao menos fuja do estereotipo repetitivo de uma franquia desgastada. Esse "Exterminador 3"... apresenta uma produção vergonhosa... digna de um filme do "Venom"... onde somos apresentados a uma nova horda de ciborgues... os simbiontes do futuro.


Apenas para os "fãs".

Vamos aos s.p.o.i.l.e.r.s.: confesso que me animei quando soube que havia chances de Edward Furlong reprisar seu papel icônico como líder da resistência humana (John Connor). Mas o que se vê nos minutos iniciais do filme é um pretexto sem vergonha para que seu personagem seja exterminado gratuitamente... com uma ediçãozinha que qualquer Youtuber conseguiria elaborar e rejuvenescimentos de personagens por conta de uma computação gráfica fuleira. E ainda tem mais... o roteiro de Cameron e cia... é enganoso ao vergonhoso... pois apresenta cenas do segundo filme em formato de resumo... jogando a falsa ideia de que o "Terminator 3"... seria algo apoteótico/destruidor. E pra piorar ainda mais... não é explicado como que o Exterminador assassino chegou exatamente ao ponto local onde a personagem de Linda Hamilton (Sarah Connor)... mãe do líder da resistência humana... se encontrava com seu filho... após os eventos que culminaram no desfecho do segundo filme. Do qual o chip... que geraria uma nova horda de exterminadores... foi queimado junto com o exterminador que se exterminou para que não fosse corrompido. Cameron e cia... criam uma continuidade retroativa... enfiando goela abaixo dos fãs... a nova inteligencia artificial... agora batizada de "Legião".


Personagem icônico é exterminado por falta de ideias construtivas.

De resto... temos uma Sarah Connor que passa duas horas e oito minutos tentando ganhar a atenção do público com piadinhas e palavras de baixo calão. E uma tentativa frustrada/fracassada em recontar os eventos dos dois primeiros filmes... com novos personagens absurdamente apáticos. Portanto... preparem-se.. o feminismo (uma por todas... e todas por uma) acaba ganhando destaque... deixando tudo que você conhece de "O Exterminador do Futuro" no piloto automático... com direito à críticas do próprio Cameron voltadas ao governo Trump.


O "Empoderamento Feminino".

Acham que acabou? Ainda tem mais! Onde se encontra o personagem de Schwarzenegger em tudo isso? Ele retorna para o arroz de festa de sempre... agora ele representa o "grande apoio" das feministas.. se ele faz algo de bom? Claro! Afinal... quem mais teria uma ideia tão criativa (SQN!) quanto a de Cameron... de fazê-lo morrer incinerado como no segundo filme?


Valeu... Cameron.

Quando James Cameron for abrir a boca pra falar mal das franquias imbecis de super-heróis... ele só não pode esquecer de se colocar no mesmo lugar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.