quinta-feira, 23 de abril de 2020

[FILMES RUINS... GENÉRICOS E ENTEDIANTES] - O Homem de Palha (1973)



Um sargento da polícia puritano é enviado para uma aldeia escocesa em busca de uma garota desaparecida que os habitantes da cidade afirmam nunca ter existido; mais estranhos ainda são os ritos pagãos que ocorrem lá.
Clique aqui para maiores informações sobre o filme


THE WICKER MAN: THE FINAL CUT - Official Trailer - Starring Christopher Lee

Mesmo quando se assiste a um filme sem saber o que este nos reserva... a Internet pode soltar trocentas sinopses ou spoilers... que não fará diferença... o filme... dependendo do quão bom ele pode ser... pode ser facilmente revisto... provocando a mesma tensão que provocara quando visto pela primeira vez. Mas... no caso de "O Homem de Palha"... com direção de Robin Hardy... a sinopse está lá para estragar... ou até mesmo para resumir o filme em poucas linhas. O filme de Hardy não foi o primeiro em lidar com um tema que... dependendo... pode causar nervos no espectador. O Olho do Diabo... de 1967... por exemplo... trabalha com a mesma temática... mas sob diferente perspectiva. O Homem de Palha... foi concebido no mesmo ano de O Exorcista... portanto... é desnecessário dizer que o filme de Hardy passara batido graças ao filme extremamente feroz e provocativo de William Friedkin com roteiro de William Peter Blatty. O Homem de Palha ganhou uma obra literária de Robin Hardy (direção) e Anthony Shaffer (roteiro) baseada no filme de 1973. O livro inclui um prefácio de Allan Brown... onde o filme em si é vagamente baseado na obra britânica Ritual... de David Pinner.



O filme conta com Christopher "Drácula" Lee no elenco... e para mim é difícil destacar algum filme estrelado por ele que eu realmente aprecie. Será que eu poderia citar Uma Filha para o Diabo... de 1976? Eu acho que é impossível... já que o mesmo possui uma cena totalmente tosca de um monstrinho diabo sendo parido. E quanto à O Sangue de Drácula... de 1970? Também acho que não seja merecedor de destaque... por simplesmente eu ter tido apenas uma visão de quando era pequeno... e quando adulto... ela desaparecera e o filme não surtira mais efeito.



A temática relacionada com seitas satânicas era característico nos filmes de terror estrelados por Lee... mas qual o motivo de eu simplesmente ignorar cada um deles? Não será por eu simplesmente desconsiderar tais filmes e julgá-los fraquíssimos se comparados com filmes de terror realmente apavorantes que eu já vi? O que eu posso falar do Homem de Palha que ele já não tenha sido mencionado nas trocentas sinopses do Google? Se eu esperava um horror certeiro? NÃO... NÃO ESPERAVA! Se eu esperava um suspense perturbador capaz de mexer com meus nervos? SIM... EU ESPERAVA! E infelizmente... o filme me decepcionara no quesito de ser um filme CHATO e com atuações fraquíssimas por parte da CAFONICE dos personagens. De resto... o paganismo apresentado aqui se dá por cultuadores bizarros... e para não dizer que o filme é totalmente inútil... ele se segura graficamente (paisagens / sol raiando). As cenas envolvendo alguns rituais são deveras interessante de se assistir... incluindo orgias e até um pouco de nudez por parte de Britt Ekland. E se você leu alguns dizeres sobre o filme causar algum tipo de distúrbio... bom... ele CHEGA PERTO de causar algum... como a cena de uma garotinha que permanece com uma rã viva dentro da boca para curar sua garganta.



O roteiro é de uma pobreza só... um policial adentra numa comunidade pagã para investigar o desaparecimento de uma garota que os povos alegam nunca ter existido... até sermos apresentados ao personagem de Christopher Lee... que comanda toda essa seita de malucos (incluindo ele mesmo) que sacrificam animais e pessoas para se apoderarem de suas almas e viverem eternamente. No fim... o policial acaba sendo sacrificado... sendo colocado dentro de um homem gigantesco feito de palha... com os cultuadores (e seu senhor) assistindo ao sacrifício. A trilha sonora celta é irritante... embora eu aprecie tal gênero musical em bandas como Tuatha de Danann. Mas em O Homem de Palha... a música celta causa incômodo por conta da cafonice.

Enfim... tem quem aprecie o Homem de Palha... o que não é o meu caso.

Nota 5.

CURIOSIDADES: o filme ganhou uma refilmagem hedionda estrelada por Nicolas Cage em 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.