domingo, 30 de novembro de 2025

O Anticristo (Review da Edição 4K Ultra HD).


Após ganhar o Oscar por seu filme de 1971, Operação França, William Friedkin mergulhou de cabeça no mundo do terror com O Exorcista, de 1973. Causando impacto quase imediato, a história de O Exorcista sobre a possessão demoníaca de uma jovem chocou o público ao redor do mundo. Amplamente considerado um dos melhores e mais impactantes filmes de terror de todos os tempos, O Exorcista deu origem a uma série de outros filmes sobre possessão. De fato, em um ano, muitos outros surgiram, como Espírito Maligno, de 1974, vindo da Itália, além do subestimado filme americano de blaxploitation, Abby.


Cada um desses filmes foi alvo de um processo por violação de direitos autorais movido pela Warner Bros., distribuidora de O Exorcista. Esses não foram os únicos filmes lançados em 1974 com temática semelhante, pois também houve O Anticristo. Também vindo da Itália, um polo efervescente do cinema de terror nos anos 70, com talentos como Mario Bava, Dario Argento e Luci Fulci à frente, O Anticristo foi dirigido por Alberto De Martino. Com roteiro coescrito por Gianfranco Clerici (conhecido pelo infame filme de 1980, Canibal Holocausto), o elenco foi liderado pela talentosa Carla Gravina como a possuída Ippolita Oderisi, além de atores americanos como Arthur Kennedy (conhecido por A Morte do Caixeiro Viajante, de 1949, e A Fúria dos Justos, de 1955) como o Cardeal Ascanio Oderisi.

A história acompanha Ippolita Oderisi, uma mulher paralítica e mentalmente perturbada pelo relacionamento do pai com outra mulher anos após a morte da mãe em um acidente de carro. A situação só piora. Logo se descobre que algo está se formando dentro de Ippolita, algo que transcende qualquer explicação científica lógica.

Semelhante a O Exorcista apenas em alguns pontos da trama básica, O Anticristo apresenta personagens, temas e atmosfera completamente diferentes. O filme adota uma abordagem distinta, explorando a ideia de traumas reprimidos do passado e manifestando-os em algo extremamente aterrorizante. Além disso, O Anticristo contém imagens graficamente perturbadoras que ficam gravadas na memória para sempre. De fato, pode-se argumentar que o sonho de possessão demoníaca e erótica de Ippolita é um dos mais bizarros e assustadores já registrados no cinema.


Trazido à vida completamente pela atuação de Carla Gravina, você consegue sentir cada emoção em cada cena e, sinceramente, ela transmite a infame possessão descrita de uma maneira muito convincente. Então, será que O Anticristo é uma cópia de O Exorcista? Talvez, mas é provável que o espectador médio que gostou de O Exorcista não se aprofunde no simbolismo de O Anticristo. Em resumo, O Anticristo é cinema de terror italiano puro, e você precisa estar em sintonia com esse estilo para realmente apreciar a atmosfera.

Ainda assim, O Anticristo teve um bom desempenho financeiro na época do lançamento e até fez sucesso no mercado americano. Até hoje é considerado um clássico cult e, graças ao lançamento em DVD em 2002, bem como a um lançamento mais recente em Blu-ray e DVD em 2022, o legado permanece vivo. Aliás, em 2024, a Kino Lorber, a empresa que lançou o Blu-ray de 2022, optou por lançar O Anticristo, desta vez em 4K Ultra HD.

Disponível desde 10 de setembro de 2024, o novo conjunto de 2 discos em 4K Ultra HD da Kino Lorber faz parte da sua série Kino Cult. Utilizando a mesma restauração em 4K da StudioCanal que o Blu-ray de 2022, a única diferença entre as duas edições é que esta de 2024 traz O Anticristo pela primeira vez em um disco 4K Ultra HD. Um fator que faz toda a diferença para alguns colecionadores, a transferência em 4K parece praticamente impecável. Somando-se a isso o fato de que, assim como os outros lançamentos em DVD/Blu-ray anteriores, é totalmente sem cortes, você tem a garantia da opção mais completa de O Anticristo para assistir em mídia doméstica.


A edição é composta por dois discos: o primeiro contém o filme em 4K, enquanto o segundo apresenta o mesmo filme em 4K, porém em Blu-ray. Além do conteúdo extra, como o interessante documentário "Raising Hell" e uma elegante luva de papelão, a edição também inclui uma capa reversível com o título americano "The Tempter" em um dos lados. Com tudo isso, é uma adição perfeita para a coleção de qualquer fã de terror italiano. O Cryptic Rock avalia esta nova edição em 4K Ultra HD de "O Anticristo" com 4,5 de 5 estrelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.