quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Duplo Van Damme em "Duplo Impacto".


Van Damme interpreta dois personagens com características distintas.

Sinopse: Jean Claude Van Damme desempenha um papel duplo como Alex e Chad, gêmeos separados com a morte de seus pais. Chad é criado por um funcionário da família em Paris, Alex se torna um vigarista mesquinho em Hong Kong. Vendo uma foto de Alex, Chad se junta a ele e o convence de que seu rival em Hong Kong também é o homem que matou seus pais. Alex desconfia de Chad, especialmente quando se trata de sua namorada.

Um é bom com as mãos... o outro com os pés. Estamos falando de irmãos gêmeos... mas não aquele da comédia de "Swarza" e Danny DeVito.. de 1988... e sim de uma carga explosiva de ação em dobro com direção de Sheldon Lettich (Leão Branco - O Lutador sem Lei)... com roteiro do mesmo em parceria com JCVD (Jean-Claude Van Damme)... Steve Meerson e Peter Krikes. Duplo Impacto é ação do começo ao fim... com um elenco que traz novamente Bolo Yeung (O Grande Dragão Branco) vivendo um vilão sanguinário... algo que se tornaria característico nos filmes estrelados por Yeung em meados dos anos oitenta / noventa... e só com o "aceitável"...TC 2000... que ele encarnara o papel de mocinho... partindo para o "nem fede nem cheira"... Shootfighter... de 1993.


O assassino.

Em Hong Kong...Paul e Katherine Wagner são brutalmente assassinados por Raymond Zhang e Nigel Griffith... acontece que o assassino profissional... Moon... comete a terrível erro de deixar vivos os gêmeos recém-nascidos... Chad e Alex. Moon... que acaba sendo alvejado no olho direito por Frank Avery... permanecera com sua cicatriz até o dia de acertar as contas com os irmãos gêmeos adultos. Chad... se torna espécie de playboy de Los Angeles... criado por Frank... o oposto de Alex... que se torna contrabandista em Hong Kong... desprovido de afeto e aprendendo que a única pessoa em quem ele pode confiar... é nele mesmo. Creio que é desnecessário dizer que ambos... Lettich e Van Damme... se inspiraram no canastrão por parte do personagem de Danny DeVito no icônico "Irmãos Gêmeos"... enquanto que... Arnold Schwarzenegger... vivera um personagem puro. Mas a diferença é que aqui... Chad é um galanteador... instrutor de karatê e de aeróbica... com a última profissão da qual um desafortunado o confundira com um "gay"... e obviamente... levando um chute direto do "suposto" almofadinha.


Irmãos opostos.

Os dois irmãos... criados separadamente... precisam unir forças contra a quadrilha responsável pelo assassinato de seus pais... o problema é que a união entre diferentes tipos de personalidades... nem sempre termina bem... veja o caso de uma HQ do Hulk... publicada em 1990. Frank e Chad viajam à Hong Kong... e está na hora de Chad viver a realidade... e não a fantasia de Bon vivant que ele vivera em Los Angeles. A namorada de Alex... a belíssima Danielle (Alonna Shaw)... se sente sexualmente atraída por Chad... que ela pensa ser um Alex vestindo bermudinha rosa e com um trato no cabelo. A cena é icônica / impagável... com o sortudo JCVD se dando bem ao contracenar com mulheres deslumbrantes. Aliás... durante uma de suas passagens pelo Brasil... Jean-Claude esteve acompanhado de belas mulheres... incluindo Adriane Galisteu... a hoje lamentavelmente falecida... Carola Scarpa e uma ainda não tão conhecida... Luciana Gimenez... como mostrado neste vídeo.


Chad (Jean-Claude Van Damme) e Danielle (Allona Shaw).

Ao ver seu irmão gêmeo... Alex não se conforma e o renega. Mas o "tio" Frank consegue unir os dois... convencendo Alex de que a união entre os dois irmãos... é a única forma de pôr um fim na quadrilha de Zhang / Griffith e vingarem seus pais. Acontece que Alex é um velho conhecido de Zhang... o que torna uma tarefa difícil de acreditar que este teria algo a ver com a tragédia que tirou a vida de seus pais. Dos membros da quadrilha de criminosos... estão... Kara (Corinna Everson) e o guarda-costa vivido por Peter Malota. Kara (Corinna Everson) e Danielle (Allona Shaw)... protagonizam um dos momentos mais picantes de "Duplo Impacto"... onde Kara... tentando tirar informações da espiã / Danielle... começa seduzindo-a da cabeça aos pés.


E o Oscar vai para a dupla... Corinna Everson & Allona Shaw.

Chad se passa por Alex... até ser levado por Zhang e seu serviçal... Moon... à um armazém onde Chad descobre onde será a próxima parada de Zhang e cia. Chad leva uma surra federal de Moon... com  excelentes coreografias por parte de JCVD.


Chad versus Moon.

Os irmãos investem contra Zhang... onde vemos alguns rostos familiares... como o lutador de sumô de "O Grande Dragão Branco". O plano de Alex é sabotado por Chad... que botou tudo a perder ao chamar a atenção de um dos capangas... quando na verdade... a infiltração deveria ser silenciosa. O irmão contrabandista... adquiri um sentimento de ciúmes por Chad... com direito a uma cena onde temos o vislumbre de Chad transando com Danielle.


Desaconselhável para menores de 18.

Graças ao "tio" Frank... que intervém no momento em que os gêmeos saem na porrada por conta do ciúme de Alex... os irmãos formam finalmente uma dupla explosiva... com uma hora e cinquenta e oito minutos de duração de ação frenética. E se há algo invejável em JCVD... é que ele também se envereda na produção de seus filmes... se preocupando com os mesmos... transformando Van Damme... num ator multifuncional.


A vingança dos gêmeos.

Dentre porradarias e tiroteios... temos também um mano a mano de Alex com Kara... para a alegria da rapaziada.


Kara... a perigosa.

S.P.O.I.L.E.R.


Griffith é morto por Chad... e Zhang é morto por Alex.

VERSÕES ALTERNATIVAS.

Embora tenha sido classificado como FSK18, a versão em vídeo alemão contém vários cortes para reduzir o excesso de violência.

O terceiro lançamento do DVD na Alemanha da Laser Paradise é sem cortes.

CURIOSIDADES.

Van Damme queria interpretar gêmeos para ajudar a mudar sua imagem. "Um deles é violento e o outro não, então o público pode ver o contraste no meu trabalho", disse ele. "Este filme tem comédia, romance, uma história de amor. Portanto, nem tudo é ação e luta. Quando luto na tela, misturo dança e luta. Graça mais poder é muito bom."

Van Damme disse que sua personalidade na vida real era mais próxima de Chad do que de Alex. "Na vida real, eu não sou esse cara frio e quieto que sai por aí chutando o traseiro".

Devido a uma forte amizade formada entre os dois atores no set de O Grande Dragão Branco (1988), Jean-Claude Van Damme não queria ninguém além de Bolo Yeung para interpretar o vilão principal neste filme.

O diretor Albert Pyun foi cogitado brevemente quando o projeto foi chamado de 'The Corsican Brothers' no final dos anos 80. Ele disse em sua página do Facebook em 2012: "A última vez que conversei com o JCVD ​​foi no telhado de um prédio do outro lado da rua da Cannon, em Wilshire. O JCVD ​​queria conversar em particular e me contou a história que queria fazer para o seu próximo filme chamado "Corsican Brother", que se tornou Double Impact (Duplo Impacto), acredito. JCVD ​​perguntou se eu gostaria de dirigi-lo para ele. A ideia de DOIS JCVD's parecia um pouco exagerada e eu não me comprometi de qualquer maneira, mas disse a ele que eu tinha reservas sobre como a ideia dos gêmeos funcionaria. Eu disse a ele que achava que ele deveria seguir na direção de uma estrela de ação pura e deixar os filmes de grandes truques para trás. Não o vi ou conversei com ele desde então".

Em 2010, Jean-Claude Van Damme e Bolo Yeung estavam dando uma demonstração de arte marcial e Van Damme disse que, um dia, ele e Yeung montarão um projeto "Double Impact 2" e talvez Yeung interprete um amigo e não qualquer inimigo. Em uma entrevista de 2012 promovendo Os Mercenários 2 (2012), Van Damme mencionou que gostaria de fazer outro filme de Duplo Impacto com um tom mais sério. Durante a entrevista, ele também deu uma ideia aproximada da trama: "Dois gêmeos... um está voltando da Ásia para Los Angeles para ajudar seu irmão, que é um vigarista e finge ser um grande produtor de Hollywood, e está com problemas com a multidão". Um roteiro de Duplo Impacto 2 foi escrito por Van Damme e Sheldon Lettich (que co-escreveu "O Grande Dragão Branco" e "Duplo Impacto"). Van Damme disse: "Espero que alguém inteligente o suficiente, como um agente ou um produtor, possa reconstituir isso ... estou animado com isso, sabe?"

Livremente baseado no romance de Alexandre Dumas, "Os Irmãos Corsos", como era o título de trabalho original. Estava programado para acontecer na França e na Córsega.

O filme contém várias semelhanças com a série de videogames Double Dragon, incluindo o conceito de irmãos gêmeos artistas marciais e os arquétipos de vários vilões menores.

O roteirista Boaz Yakin ficou no estúdio por um mês durante as filmagens em Hong Kong, ajudando nas reescritas, e contribuiu com algumas das linhas memoráveis ​​de diálogo do filme.

A faixa Feel The Impact está incluída no CD Best Of Jean Claude Van Damme Vol. II.

O compositor da trilha sonora original... Arthur Kempel... morreu em 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.