terça-feira, 26 de novembro de 2019

Van Damme enfrenta um novo desafio em "Garantia de Morte".


"Ação sem restrições ... é bem-sucedida em todos os aspectos..."
- Kevin Thomas, LOS ANGELES TIMES.

Primeiro um exímio lutador em "O GRANDE DRAGÃO BRANCO"... depois em "KICKBOXER, O DESAFIO DO DRAGÃO". VAN DAMME... agora num torneio de morte onde ninguém joga, mas chuta. Ele enfrenta um novo desafio. Desta vez não há regras e ninguém joga limpo.

Sinopse: O policial canadense Louis Burke é designado para uma prisão para investigar alguns assassinatos de prisioneiros e carcereiros. Quando está preso, Louis, usando suas excelentes artes marciais, é capaz de salvar sua vida e fazer-se respeitado naquele mundo violento. Por fim, ajudado por mais dois prisioneiros, ele consegue descobrir a verdade sobre os terríveis crimes.

O Vale Tudo de Garantia de Morte... se passa numa prisão... da qual... Van Damme... é um policial canadense infiltrado para descobrir respostas para vários assassinatos internos... se encontrando em uma luta de vida e morte ligada ao seu próprio passado.


A morte de Louis Burke (Jean-Claude Van Damme) está garantida.

Papillon... Alcatraz: Fuga Impossível e Condenação Brutal... são filmes cujo objetivo é testar os limites daqueles que se tornaram heróis em suportar tamanho castigo e conquistarem suas liberdades... ou provarem sua inocência... como foi com Stallone em "Condenação Brutal"... de 1989. "Garantia de Morte"... remete bastante à "Condenação Brutal"... já que o personagem de Van Damme... é enviado para uma prisão barra-pesada... onde Louis (Van Damme) tenta investigar a morte de seu parceiro que foi brutalmente assassinado por Christian "João Pestana" Naylor... um assassino que... ao que parece... possui o dom da "imortalidade"... já que ele leva vários tiros à queima-roupa... e sobrevive. A única explicação "plausível"... é que Naylor fazia parte de um experimento obscuro... algo similar com Fúria Silenciosa... estrelado por Chuck Norris... em 1982.


Ele é o João Pestana... nada pode detê-lo.

A trilha sonora soturna nos minutos iniciais do filme... fica por conta de Gary Chang... incluindo a cinematografia de de Russell Carpenter ... oferecendo algo incomum nas demais produções estreladas por Jean-Claude Van Damme. Com ajuda da sexy e simpática... Amanda Beckett (Cynthia Gibb) ... Louis terá uma ajudinha extra do lado de fora da prisão. E prisão que é prisão... não é nada fácil suportá-la... mas não podemos esquecer que estamos num filme de Van Damme... portando algumas porradas vão rolar... apenas como um aperitivo para Burke fazer novos "amiguinhos".


Paulo Tocha... um dos lutadores da semifinal de "O Grande Dragão Branco".

Hawkins... um velho detento... do qual Burke se aproxima para arrancar alguns segredos... o aconselha a procurar o Padre... fornecendo à Burke... informações necessárias sobre a morte misteriosa dos presos... que só pode ser tirada de alguém que vendera drogas para os "pobres" detentos... incluindo o recém-chegado parceiro de Louis. O mistério não demora muito para ser desvendado... com Louis usando suas habilidades para escapar do que seria a morte certa por dois detentos.


O policial torturado.

A revelação por trás dos assassinatos... é também um destaque à parte... graças ao roteiro competente de David S. Goyer... com uma ideia que até mesmo o roteirista "Paul Jenkins" usou em 2001 como fonte de inspiração numa HQ do Hulk. Tom Vogler ordenou que alguns presos fossem assassinados... para que extraíssem deles corações humanos que curaria sua mulher... Helen... de uma doença degenerativa. Como Louis permanecera no caminho de Vogler... ele... junto do Sargento DeGraf... com a ajudinha extra do Dr. Gottesman... enviam o inexplicavelmente vivinho da silva... "João Pestana" para liquidar Burke dentro da prisão onde ele se encontrara.


Louis Burke nas garras do "João Pestana".

Tendo que sobreviver dentro da prisão... e ainda escapar de um arsenal de detentos comandados por "Pestana"... a arena está armada para um torneio de morte. Pestana é (ou não) praticamente "invencível"... incluindo uma cena onde Louis joga o vilão dentro de uma caldeira incandescente... após acertar um chute no peito. O vilão resiste ao calor das chamas... e assim temos uma espécie de Jason Voorhees com o assassino imparável de Fúria Silenciosa.


Torneio de morte.

VERSÕES ALTERNATIVAS.

O filme foi cortado para receber uma classificação M na Austrália no seu lançamento para os cinemas. Os cortes foram restaurados posteriormente para um lançamento em vídeo classificado como versão R (Restrita) sem cortes.

A parte em que João Pestana salta do fogo e continua lutando com Burke até que ele enfia a cabeça do vilão em um cano é cortada na versão norueguesa VHS.

CURIOSIDADES.

Escrito e filmado como "Dusted" pela Cannon Pictures, que financiou o filme. Durante a pós-produção, Cannon faliu e a MGM, que assumiu o restante do filme, renomeou o título do filme como "Death Warrant". O filme foi adiado, aguardando uma decisão sobre a distribuição da Cannon Films ou da MGM / United Artists). No entanto, a antiga fita VHS australiana veio com o logotipo Cannon no início e alguns trailers internacionais creditam Cannon como o estúdio por trás do filme.

Filmado antes de Leão Branco, o Lutador sem Lei (1990), apesar de ter sido lançado depois. De fato, o filme foi adiado, aguardando uma decisão sobre a distribuição da Cannon Films ou da Metro-Goldwyn-Mayer / United Artists.

De acordo com entrevistas da revista francesa com Jean-Claude Van Damme na época, ele estava competindo com Steven Seagal para estrelar o filme.

Peter Greene foi considerado para o papel de João Pestana.

Bruce Willis foi considerado para o papel de Louis Burke, mas recusou o papel devido a conflitos de agendamento com Duro de Matar 2 (1990).

O diretor Don Siegel foi brevemente cogitado para dirigir o filme.

O número de identificação de Burke é 72689.

Mark DiSalle... Yoram Globus e Menahem Golan se encarregaram da produção do filme.

Kamel Krifa foi o personal trainer de Jean-Claude Van Damme.

A versão instrumental de Bring Me A Dream foi incluída no CD Best Of Jean Claude Van Damme Vol. II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.