quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

O Anticristo é o embaixador da Grã-Bretanha em "A Profecia III: O Conflito Final".


A Rede Brasil de Televisão reexibe o final da trilogia de "A Profecia".

Sinopse: Agora, com todo seu conhecimento e poder, o Anticristo no corpo de Damien Thorn está prestes a dar seu golpe final. A criança de Cristo nasceu de novo, na Ilha dos Anjos, Grã-Bretanha (Escócia, Inglaterra e País de Gales). O plano é simples: matar o filho de Cristo para impedi-lo de crescer e trazer o retorno de Cristo e a morte do Anticristo.

O filho do diabo...Damien Thorn... iniciou sua ascensão como o anticristo... em A Profecia... com direção de Richard Donner e roteiro de David Seltzer. No primeiro filme... o tinhoso era apenas uma criancinha inocente... no segundo... com direção de Don Taylor... Mike Hodges... roteiros de Harvey Bernhard... Seltzer... Stanley Man e do próprio Hodges... Damien... já adolescente... aceitara o que ele realmente é... pois ele nasceu do ventre do maior poder do mundo... o desolado... desolado por lhe roubarem a grandeza... o usurpado... em outras palavras: o anjo caído.


A ascensão do Anticristo na Terra.

Agora adulto... Damien tem o controle de tudo. Ele se torna um embaixador carismático da Grã-Bretanha... encobrindo a morte de todos aqueles que que se opuseram à ele e foram eliminados sem deixar vestígios... porém... suas mortes não passam batidas para três monges... com a tarefa mais do que complicada em convencer as pessoas... em particular uma jornalista não praticante dos ensinamentos bíblicos... que acabara tendo o Anticristo... como o ídolo de seu filho... que cai... inocentemente... nas garras do diabo.

"Oh meu Pai, Senhor do Silêncio, Deus Supremo da Desolação, embora a humanidade ainda deseje abraçar, fortaleça meu propósito de salvar o mundo de uma segunda provação de Jesus Cristo e seu credo mundano e sujo. Mostre ao homem os arrebatamentos do Teu reinado. Infundindo nele a grandeza da melancolia, a divindade da solidão, a pureza do mal, e o paraíso da dor."
(monólogo do Anticristo)


O maior inimigo de Damien.

Mas o filho do diabo não triunfará... o nascimento da criança de luz... o próximo Jesus Cristo... se certificará de que Thorn não fique ao alcance da criança... o Anticristo está ciente disso... pois ele vê suas forças se esvaindo... decidindo que seus discípulos... matem qualquer criança nascida no mesmo dia de uma criança em especial.


Peter... o discípulo da vigília.

Com a magnífica trilha sonora de Jerry Goldsmith... "A Profecia III: O Conflito Final"... encerra com maestria... uma trilogia esplendidamente perfeita. O filme é tão marcante... que é difícil destacar uma cena em especial... claro... o duelo entre Damien e o Nazareno... representado na estátua de Cristo... onde o filho de Satã representa a vingança... a cena é forte... e para poucos... enraizada na performance ÚNICA por parte de Sam Neill.


Monólogo de Damien (Sam Neill) em "A Profecia III: O Conflito Final".

Os momentos finais... é até hoje questionado pelos fãs da trilogia... mas o desfecho é mais do que perfeito... pois ele lida com a fé... e não o confronto direto do filho do diabo com seu algoz.


O conflito final.

ALGUMAS CURIOSIDADES.

Embora a identidade do Nazareno nunca seja revelada no filme, o livro baseado no roteiro do filme acrescentou mais detalhes, como a criança nascida de um clã de ciganos, o que explica por que ele não tinha um registro de nascimento, portanto Damien não podia encontrá-lo.

O título do filme, quando originalmente lançado nos cinemas em 1981, era "O Conflito Final", mas, desde então, o filme geralmente foi re-intitulado e agora conhecido como "Profecia III: O Conflito Final" para que o filme inclua a palavra "Profecia". que existe como parte do título de todos os outros três filmes da franquia, A Profecia (1976), A Profecia II (1978) e A Profecia IV: O Despertar (1991).

Na cena em que Damien está "rezando" para Satanás em seu próprio santuário particular, partes de seu discurso são retiradas diretamente do romance "Là-Bas" ("Lá embaixo"), de J. K. Huysmans (1891). No romance, o personagem central ouve as falas enquanto assiste a uma missa negra.

Clique aqui para maiores curiosidades sobre o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.