Cheng Chao-an (pronuncia-se "Cheng Chow-On") (Bruce Lee) é um chinês que se muda para Pak Chong, Tailândia, para viver com sua família adotiva e trabalhar em uma fábrica de gelo. Ele conhece seus primos Hsu Chien (pronuncia-se "Shu Sheng") (James Tien) e o irmão mais novo de Hsu por acidente quando Hsu Chien enfrenta bandidos de rua locais que roubam bolinhos do irmão de Hsu. Cheng se abstém de se envolver, apesar de estar tentado, já que ele jurou à sua mãe que nunca participaria de nenhuma luta. Ele usa um amuleto de jade em volta do pescoço como garantia de sua promessa.
Cheng começa seu trabalho na fábrica de gelo. Quando um bloco de gelo é quebrado acidentalmente, um saco de remédios em pó branco cai. Dois primos de Cheng pegam a sacola e são orientados a falar com o gerente mais tarde naquela noite. A fábrica é na verdade uma fachada para uma quadrilha de contrabando de drogas liderada por Hsiao Mi (também conhecido como O Chefão). Quando os primos de Cheng se recusam a se juntar a eles, o gerente envia seus capangas para matá-los e se livrar de seus corpos, impedindo assim o gato de sair da bolsa e restringindo qualquer um de saber.
Hsu Chien e Ah Pei, outro primo de Cheng, vão até a mansão de Hsiao Mi para descobrir o que aconteceu com os dois primos. Hsu duvida das afirmações de Hsiao de que ele não sabe de nada e ameaça ir à polícia. Como resultado, Hsiao coloca sua gangue na dupla e, após uma batalha brutal, os dois são mortos com seus corpos escondidos para manter as operações criminosas do chefe em segredo.
Quando os trabalhadores chineses da fábrica de gelo descobrem que Hsu também está desaparecido, eles iniciam um tumulto contra a administração tailandesa, o que leva a uma briga com os bandidos contratados, que chegam em um ônibus vermelho no meio da luta. Durante o caos, um dos bandidos acidentalmente arranca e quebra o amuleto de Cheng. Enfurecido, Cheng pula para a briga e bate em alguns dos bandidos, fazendo-os fugir imediatamente.
Para reduzir as tensões, o gerente da fábrica de gelo faz de Cheng um capataz, convidando-o para um jantar naquela noite. Isso mais tarde causa muito desconforto para a família e os amigos de Cheng, que acreditam que Cheng está ficando arrogante e passando mais tempo se divertindo em sua nova posição do que ajudando a procurar seus irmãos. Eles começam a ficar ressentidos com ele, exceto Chiao Mei, sua irmã, que o defende.
Cheng se embebeda no jantar e é seduzido por Sun Wu Man (interpretada por Marilyn Bautista), uma prostituta que compareceu ao jantar. Mais tarde, ela avisa a Cheng que sua vida está em perigo e revela que Hsiao Mi dirige uma operação de tráfico de drogas. Imediatamente após a partida de Cheng, o filho de Hsiao, Hsiao Chiun, entra furtivamente e mata Sun atirando uma faca em seu coração por trás. Cheng invade a fábrica e primeiro encontra a droga antes de descobrir uma mão, a cabeça do Sol e a cabeça de Hsu Chien com um rosto horrorizado nos blocos de gelo. Ele está cercado por Hsiao Chiun e um grupo de seus homens. Cheng luta para escapar, matando Hsiao Chiun e sua gangue. (A famosa tomada da "serra na cabeça" ocorreu nesta luta, mas foi cortada pelos censura de Hong Kong antes do filme ir para o lançamento geral.)
Ele volta para casa e descobre que seus parentes restantes foram assassinados, enquanto Chiao Mei está desaparecida. Lamentando sua perda por um rio, ele jura vingança a todo custo, mesmo que isso signifique quebrar seu juramento da não violência. Depois, Cheng invade a mansão de Hsiao Mi para lutar contra ele e seus homens. Enquanto isso, uma das escravas descontentes de Hsiao Mi liberta Chiao Mei, que estava sendo mantida como refém por Hsiao Mi em uma sala apertada usada como cela de prisão. Ela foge para pedir ajuda à polícia tailandesa. Cheng finalmente mata Hsiao Mi após uma luta feroz, desviando a faca que Mi joga nele com seu sapato. Ao saber que Chiao Mei está segura (já que ela veio correndo junto com a polícia), ele se entrega aos policiais quando eles chegam à mansão e é preso. O filme termina quando a multidão volta ao carro da polícia para deixar a mansão.
Pouco depois, Chen Zhen vai ao dojo Hongkou sozinho para devolver a placa. Ele acaba lutando contra os estudantes japoneses, derrotando todos eles, incluindo seu sensei, sozinho. Ele quebra o vidro da placa e faz com que os alunos que o insultaram antes mastiguem o papel com as palavras depreciativas, de modo a fazê-los literalmente "comer suas palavras".
Mais tarde, Chen dá um passeio até um parque. Um guarda Sikh recusa sua entrada, devido a uma placa que proíbe cães e chineses no parque. Depois que o guarda permite que um estrangeiro leve seu cachorro de estimação para o parque, um japonês se aproxima de Chen e lhe diz que se ele se comportar como um cachorro, poderá entrar. Chen espanca o homem e seus amigos com raiva. Após a luta, Chen quebra a placa. O guarda apita para alertar a polícia, mas os cidadãos que assistiram a toda a luta ajudam Chen a escapar do parque.
Os estudantes japoneses e seu mestre retaliam atacando a Escola Jingwu sob as ordens de Suzuki. Depois de causar graves danos, os alunos japoneses vão embora. Wu, acompanhando os alunos japoneses, avisa a Escola Jingwu para entregar Chen. Chen retorna e percebe que causou um grande problema. Seus colegas estudantes se recusam a entregá-lo aos japoneses, então fazem planos para ajudá-lo a escapar de Xangai.
Naquela noite, Chen descobre que Mestre Huo foi envenenado por Tian, o cozinheiro. Chen então vê Tian e Feng Guishi, o zelador, conversando. Chen mata Tian, seguido por Feng, enquanto tentava determinar por que mataram Mestre Huo. Chen pendura os corpos de Tian e Feng em um poste. A noiva de Chen, Yuan Li'er, o encontra escondido perto do túmulo de Huo, e eles compartilham um momento apaixonado juntos. Enquanto isso, Suzuki força o inspetor da polícia local, inspetor Lo, a prender Chen, mas ele os evita. Então, enquanto Suzuki entretém seu amigo visitante, Petrov, Chen mata Wu e também pendura seu corpo no poste.
O furioso Suzuki dirige-se ao Consulado Japonês e denuncia Chen, então, a conselho do irmão de Tian, envia seus homens para a Escola Jingwu para matar todos lá dentro. Naquela mesma noite, Chen invade o dojo para se vingar, ferindo gravemente os estudantes da escola e matando o mestre dos alunos presentes, Yoshida, Petrov e Suzuki. Chen retorna à Escola Jingwu e encontra a maior parte da Escola Jingwu e do dojo Hongkou mortos. No entanto, alguns alunos Jingwu - entre eles Yuan, Fan Junxia e Xu - ainda estão vivos, pois eles também estavam procurando por Chen no local do túmulo, agindo com base em uma denúncia de Yuan. O inspetor Lo chega a Jingwu para prender Chen, que concorda em se render a Lo para proteger o legado de seu mestre. Lo diz a Chen que ele sempre poderá confiar nele, já que ele é chinês. Quando eles saem da escola, Chen enfrenta uma fila de soldados e oficiais japoneses armados no portão externo, todos apontando suas armas para ele. Furioso, Chen investe contra a linha de fogo e dá um chute voador. O filme termina com esta imagem congelada e o som de tiros de armas de fogo, implicando sua morte e sacrifício final.
Em pouco tempo, os gangsters aparecem no restaurante e ameaçam os clientes enquanto Tang está usando o banheiro. Chateado com o tempo ruim de Tang, a equipe questiona sua habilidade e a utilidade de seu estilo. Quando os gangsters retornam, a equipe envolve os bandidos em uma briga, apenas para ser derrotada. No entanto, Tang sozinho os derrota, fazendo com que a equipe decida treinar com ele. Tio Wang avisa que os gangsters buscarão vingança, mas Tang jura proteger o restaurante. Chen e Tang se aproximam e ela o leva para um passeio por Roma, embora Tang não se impressione com a cidade.
Ho, o subordinado do chefe do crime, retorna com homens armados e toma como reféns os funcionários do restaurante. Ho dá a Tang uma passagem para Hong Kong e diz a ele para voltar. No entanto, quando seus homens escoltam Tang para fora, Tang revida e derrota os bandidos com seus dois nunchakus, seguido pela ajuda da equipe do restaurante. Tang avisa Ho para não voltar, e os bandidos saem do restaurante. A equipe comemora sua vitória, mas o chefe da gangue ameaça matar Tang, a menos que ele saia até o Ano Novo Chinês, e o Tio Wang insta Chen a convencer Tang a ir embora.
Quando Tang se recusa a abandonar o restaurante, um assassino tenta matá-lo de um telhado próximo com um rifle de precisão. Já inquieto com os fogos de artifício próximos, Tang sobrevive à tentativa. Ele então rastreia e derrota o assassino depois de enganá-lo e fazê-lo desperdiçar sua munição. Quando ele retorna ao apartamento, ele descobre que Chen se foi. Presumindo que Ho a sequestrou, Tang vai para a sede do chefe com os funcionários do restaurante, derrotando seus homens. Tang emite um aviso final ao chefe para deixar o restaurante em paz. A equipe comemora novamente, mas um telegrama para Tang interrompe a conversa quando eles descobrem que ele foi convocado de volta a Hong Kong. Tang garante que não irá embora até que a situação seja resolvida.
Ho contrata dois artistas marciais para desafiar Tang - mestres de caratê japoneses e europeus que inicialmente se recusam a trabalhar juntos. Quando o chefe da máfia indica que dinheiro não é problema, Ho também recruta um artista marcial de classe mundial chamado Colt. Ho leva alguns dos funcionários do restaurante para um local isolado sob o pretexto de uma trégua, onde os dois artistas marciais os emboscam. Estes inicialmente derrotam os funcionários, até que Tang intervém e deixa os funcionários para acabar com o último artista marcial. Enquanto isso, Ho atrai Tang para lutar contra Colt no Coliseu.
Deixado para trás, o Tio Wang esfaqueou os dois membros restantes da equipe, já que queria vender o restaurante ao chefão do crime e voltar para Hong Kong como um homem rico. Em uma batalha decisiva de dez minutos, Tang desabilita Colt. Quando Colt recusa uma oportunidade de misericórdia, Tang o mata com relutância. Tang então coloca o kimono e a faixa preta de Colt em cima de seu cadáver como um gesto de respeito, antes de descobrir Ho e persegui-lo para fora do Coliseu. Enquanto Tang e Ho voltam ao local da emboscada, o chefe da máfia chega e atira em Ho e no Tio Wang. Em seguida, a polícia chega, liderada por Chen, e prende o chefe enquanto ele tenta matar Tang.
Com o problema finalmente resolvido, Tang decide retornar a Hong Kong. Enquanto ele sai, Quen diz a Chen que Tang é um solitário que nunca se estabelecerá.
Bruce Lee, O Homem e A Lenda (em chinês: 李小龍 的 生與死), também conhecido como Nasce A Lenda de Bruce Lee e Ano do Dragão, é um documentário de Hong Kong de 1973, produzido por Raymond Chow e estrelado por Bruce Lee . Um seguimento/refeito deste documentário que foi lançado em 1984 sob o título Bruce Lee, A Lenda.
No Japão, a casa de Cho Osaki é atacada por um exército de um clã ninja rival, resultando no massacre de toda a sua família, exceto sua mãe e seu filho mais novo, Kane. Quando Cho chega em sua propriedade e descobre a carnificina, os ninjas tentam matá-lo também, mas Cho, um ninja altamente qualificado, vinga sua família e mata os ninjas que o atacam. Mais tarde, no entanto, ele jura que não será um ninja para sempre e se muda com seu filho e mãe para a América, onde abre uma galeria de arte oriental com a ajuda de seu amigo e sócio americano, Braden, e de sua assistente Cathy.
Uma noite, Kane acidentalmente deixa cair e abre uma das bonecas, expondo uma poeira branca (heroína) contida nela. Acontece que Braden usa a galeria de bonecas como fachada para seu negócio de tráfico de drogas. Ele tenta chegar a um acordo com Caifano, um chefe da máfia, mas Caifano e Braden não conseguem encontrar um terreno comum e eventualmente se envolvem em uma guerra por território. Braden, como um ninja mascarado de um "demônio" prateado, assassina os informantes e parentes de Caifano para fazê-lo se acovardar. A polícia está confusa sobre as mortes, e o treinador e especialista em artes marciais da polícia local, Dave Hatcher, é designado para encontrar um consultor. Dave convence seu amigo Cho a ver seu chefe, e Cho atesta que apenas um ninja poderia cometer esses crimes, mas se recusa a ajudar mais a polícia.
Para evitar o pagamento de sua 'mercadoria', Caifano envia quatro homens para assaltar a galeria. Cho acaba entrando na galeria enquanto os bandidos carregam as mercadorias em uma van, é atacado e responde com um combate corpo a corpo. Os capangas escapam na van com Cho em sua perseguição, mas ele não consegue impedir os ladrões de fugir. Enquanto isso, Braden chega furtivamente à galeria de arte de Cho e descobre que ela foi saqueada. A mãe de Cho e Kane o encontram; Braden mata a mãe de Cho, mas Kane consegue evitá-lo. Cho, gravemente mutilado, retorna para encontrar sua mãe assassinada e seu filho desaparecido.
Para terminar a última testemunha, Braden hipnotiza Cathy, que está apaixonada por Cho, para encontrar e trazer Kane. Quando ela recupera seus sentidos, ela contata Cho e o informa sobre a traição de Braden e que ele é um ninja. Vendo seu único filho restante em perigo mortal, Cho quebra sua devoção à não-violência e vai até o quartel-general de Caifano para deter Braden. Nesse ínterim, Braden descobre sobre a traição de Cathy e se prepara para executá-la. Kane consegue libertar a si mesmo e Cathy, e os dois informam as autoridades.
Braden faz seu ataque final a Caifano e sua organização, matando todos que encontra. Ansioso para ajudar Cho, Dave também corre para a sede de Caifano, mas é emboscado por Braden, que o fere mortalmente. Cho corre para ajudar seu fiel amigo, mas este morre em seus braços. Braden e Cho duelam até a morte no topo do arranha-céu de Caifano. Depois de uma longa luta, Cho consegue matar Braden e se reencontra com seu filho e Cathy.
Enquanto permance em Karabal, ele é atacado por agentes terroristas que sequestram a Princesa Rubali. Jonathan Cabot invade rapidamente o centro de treinamento terrorista e, usando seu estilo de luta "gymkata" imparável que combina ginástica com caratê, desativa facilmente dezenas de terroristas antes de resgatar a princesa e retornar à mina onde ela está hospedada. No entanto, quando ele retorna, ele descobre que seu treinador o traiu para o inimigo. Felizmente, a SIA chega na hora certa para salvá-lo.
Finalmente, Cabot e Rubali usam uma jangada para flutuar rio abaixo até o Parmistão, onde são prontamente capturados por guerreiros do Parmistão e, após uma luta, Cabot é nocauteado. Quando Cabot acorda, ele está no palácio do Rei e é saudado por outros competidores do Jogo que também chegaram para participar. Enquanto espera o jogo começar, Cabot descobre com a princesa que o braço direito do rei e gerente do jogo, o comandante Zamir, está na verdade planejando um golpe contra o rei e tentará vender os direitos dos satélites ao inimigo. Zamir também pretende se casar com a Princesa Rubali.
Com tudo isso em mente, Cabot começa o jogo, mas logo descobre que Zamir não joga limpo e constantemente quebra as regras estritas do jogo para matar Cabot. Enquanto isso, as forças do rei foram dominadas pelo exército particular de Zamir na tentativa de golpe que o rei é levado a acreditar que é um conjunto de medidas de segurança para sua proteção.
Lutando contra muitos obstáculos, incluindo um participante torto e sádico chamado Thorg, Cabot é o único jogador restante no jogo e está prestes a ser morto por aldeões enlouquecidos quando é salvo por um guerreiro do Parmistão que acabou sendo o pai de Cabot, Coronel Cabot. Seu pai explica que durante o jogo ele caiu e incapacitou o braço, mas foi permitido pelos guerreiros do Parmistão a permanecer vivo. Enquanto os dois se aproximam, Zamir atira uma flecha no pai de Cabot, que em voz baixa diz a Cabot para ir em frente e vencer a corrida. Cabot sai correndo, perseguido pelo exército de Zamir. Ele é capaz de fazer seu cavalo pular em um desfiladeiro e fugir, enquanto apenas Zamir é corajoso o suficiente para segui-lo. Vendo que Zamir não o deixaria escapar, Cabot decide enfrentá-lo e, após uma luta prolongada, as habilidades de gymkata de Cabot permitem que ele derrote Zamir.
Enquanto isso, a Princesa Rubali finalmente convence o rei de que Zamir está conspirando para derrubar a monarquia. Usando suas habilidades de luta combinadas, a Princesa e o Rei atacam os homens de Zamir antes de encorajar os cidadãos do Parmistão a se levantar e lutarem contra o resto. Enquanto a multidão derruba o exército de Zamir, alguém grita que um participante está se aproximando da linha de chegada. Enquanto os aldeões correm para ver quem fez isso, a Princesa Rubali fica emocionada ao ver que Cabot está montado em um cavalo, conduzindo seu pai, perfurado pela flecha, mas ainda vivo, em outro cavalo. A torcida se apodera do campeão e, no final do filme, o público é informado que em 1985 foi instalada a primeira estação de monitoramento por satélite.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.