sábado, 7 de dezembro de 2013

O Homem Elefante.


Quando adolescente, fui avisado de que esse filme seria exibido na "BAND" (Canal Bandeirantes), até então em uma exibição exclusiva. Meu fanatismo por filmes de horror incluindo monstruosidades e até outras coisas a mais (rato de locadora onde você se distanciava de tudo que era "previsível" e enchia a paciência do dono perguntando se tinha algo de "novo" no gênero, naquelas de pessoas comentando secretamente entre as outras, "esse dai não é normal").

Lamentavelmente perdi a primeira exibição no Brasil, mas achava que realmente se tratava de um cara se transformando em um elefante, ou seja, em um monstro grotesco, espalhando o terror.

Até que um dia eu resolvi alugá-lo por conta própria e vi que estava totalmente equivocado, "O Homem Elefante" dirigido pelo sempre competente, David Lynch, retrata o drama do inglês, John Merrick, portador de uma deformidade que o impediu de ser apresentado a sociedade.

O momentos iniciais mostram a competência e a desenvoltura do diretor tanto no prólogo quanto na fotografia (preto e branco) e na trilha sonora composta por John Morris.

Durante uma expedição na África, a mãe de Merrick, em período de gestação, foi atacada por uma manada de elefantes selvagens, ela não resistiu e morreu, mas o filho sobreviveu, sozinho, ele passa a ser vendido por um circo de aberrações onde se torna a atração principal, onde até os mais corajosos se impressionarão com sua deformidade (eu mesmo fiquei com medo quando vi pela primeira vez).

O curioso é que tanto a capa do VHS como a do DVD optaram por não mostrar o rosto de Merrick, o que causaria uma certa ansiedade no telespectador, e claro, o pavor, quando ele é finalmente revelado.

Mas nem tudo é o que parece, Merrick sabe se comunicar normalmente sendo cortês e bastante intelectualizado. Por ter sempre sido vitima de maus tratos, ele ficou com medo de se comunicar, e isso estaria prestes a mudar com a ajuda do Dr. Frederick Treves, interpretado com maestria por "Anthony Hopkins".

Lynch retrata neste filme, a desumanidade e o ser humano sendo ao mesmo tempo caridoso, interesseiro e cruel para conseguir seus objetivos.

"O Homem Elefante" inspirou outras produções, como Marcas do Destino, dirigido por Peter Bogdanovich, baseado na história real de Rocky Dennis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.