segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

[REVIEW DESANIMADO] Drácula (1931).


Uma hora e quinze minutos da reexibição de Drácula na Rede Brasil de Televisião que parecera uma eternidade.

Cada um... fã do Terror... tem várias premissas do gênero como sua adoração em especial. Eu por exemplo não canso de rever O Exorcista... O Anticristo... A Morte do Demônio... Demons (1 e 2) dentre outros bastante cultuados. Filmes que parecem melhorar com os passar dos anos... vezes ou outra eu paro para conceder chance à outras vertentes... por exemplo quando eu assisti pela primeira vez o estendido com duas horas e dezessete minutos de duração... O Bebê de Rosemary... me deparando com um suspense até partir para a grande revelação. Outro exemplo é o incomparável Clube da Luta... que faz você embarcar numa jornada insana do começo ao fim. Quando o tema sobre vampirismo se torna o foco central do gênero... e aquele que nascera no final da década setentista e viveu intensamente a década oitentista... encarava películas como "Drácula" (1931) baseado na obra de Bram Stoker como algo muito antigo e sem graça... a simples razão era que A Hora do Espanto... era muito mais aterradora do que a obra conceituada.


Conde Drácula (Bela Lugosi).

A direção e o roteiro de Drácula... embora parte diretamente ao ponto... não consegue criar a tensão necessária para o prato principal. "O antigo vampiro Conde Drácula chega à Inglaterra e começa a atacar a jovem e virtuosa Mina"... a sinopse é exatamente o que você vai ver... que apesar do pé num suposto "realismo" mesmo em se tratando de um personagem fictício... não é o suficiente para causar tensão nos novatos que assistiram pela primeira vez... como este que vos fala. Temos aqui o doutor Van Helsing (Edward Van Sloan)... adaptado nas versões futuras vivido por Anthony Hopkins e até mesmo pelo insosso Hugh Jackman em 2004.


Professor Van Helsing.

Para a infelicidade de "Drácula" e até mesmo para a temática sobre múmias e lobisomens... este último que se tornara ainda mais visceral com Um Lobisomem Americano em Londres e Grito de Horror... o vampirismo perderá para o demonismo... já que quando "O Exorcista" chegou em 1973... o gênero foi reestruturado de forma única. No mesmo ano de "Drácula" (1931)... tivemos também o Frankenstein de James Whale com Boris Karloff... e até as várias versões do monstrengo de Victor Frankenstein... incluindo o Crossover com o amigão lobisomem em 1943.

VERSÕES ALTERNATIVAS.

Uma versão do filme exibida na exibição de 24/10/15 de Svengoolie apresentava uma trilha sonora extraída da trilha de áudio em francês no Blu-ray Dracula.

Filmado em duas versões simultaneamente, usando atores diferentes: a versão em inglês com Bela Lugosi e a versão em espanhol com Carlos Villarías

Lançado em uma versão silenciosa para cinemas ainda não equipados com talkie.

A Universal lançou uma versão recém-restaurada do filme em 1999, que incluía uma trilha sonora de Philip Glass. A música original "Swan Lake" durante os créditos de abertura foi removida.

Originalmente lançado com um epílogo explícito no qual Edward Van Sloan se dirige ao público sobre o que eles acabaram de ver. Embora retirado das impressões posteriores, e não restaurado para o lançamento em DVD de 2004, um pequeno clipe é incluído na conclusão do documentário The Road to Dracula (1999).

CURIOSIDADES.

Os vampiros também podem se transformar em lobos... como visto em A Hora do Espanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.