quarta-feira, 31 de março de 2021

Salò ou os 120 Dias de Sodoma.

 




































Salò, ou os 120 dias de Sodoma é um filme de 1975 dirigido por Pier Paolo Pasolini. O filme é uma adaptação do livro de 1785 (publicado pela primeira vez em 1904) The 120 Days of Sodom, do Marquês de Sade, ambientado durante a Segunda Guerra Mundial, e foi o último filme de Pasolini, sendo lançado três semanas após seu assassinato.

O filme se concentra em quatro libertinos italianos ricos e corruptos na época da república fascista de Salò (1943–1945). Os libertinos sequestram 18 adolescentes e os submetem a quatro meses de extrema violência, sadismo e tortura sexual e psicológica. O filme explora temas de corrupção política, consumismo, autoritarismo, niilismo, moralidade, capitalismo, totalitarismo, sadismo, sexualidade e fascismo. A história é em quatro segmentos, inspirada na Divina Comédia de Dante: o Anteinferno, o Círculo das Manias, o Círculo do Excremento e o Círculo de Sangue. O filme também contém referências frequentes e várias discussões do livro de Friedrich Nietzsche de 1887 Sobre a Genealogia da Moralidade, o poema de Ezra Pound "Os Cantos" e a sequência do romance de Marcel Proust "Em Busca do Tempo Perdido".

Estreando no Festival de Cinema de Paris em 23 de novembro de 1975, o filme teve uma breve exibição teatral na Itália antes de ser proibido em janeiro de 1976, e foi lançado nos Estados Unidos no ano seguinte em 3 de outubro de 1977. Porque retrata jovens sujeitos a violência gráfica , tortura, abuso sexual e assassinato, o filme foi polêmico no seu lançamento e permaneceu proibido em vários países até o século 21.

A confluência de conteúdo temático no filme - variando do político e histórico-social ao psicológico e sexual - levou a muitas discussões críticas. Ele foi elogiado e condenado por vários historiadores e críticos de cinema e foi nomeado o 65º filme mais assustador já feito pela Chicago Film Critics Association em 2006. É também o tópico de lançamento na The Penguin Encyclopedia of Horror and the Supernatural (1986).

O filme é dividido em quatro segmentos com legendas, inspirados na Divina Comédia de Dante: 

Anteinferno
Em 1944, na República de Salò, a parte da Itália ocupada pelos fascistas, quatro homens ricos no poder, o Duque, o Bispo, o Magistrado e o Presidente, concordam em se casar com as filhas um do outro como o primeiro passo em um ritual de deboche. Eles determinam que, quando chegarem à mansão, suas filhas devem estar completamente nuas o tempo todo. Eles recrutam quatro adolescentes para atuarem como guardas (vestidos com os uniformes da Decima Flottiglia MAS) e quatro jovens soldados (chamados de "garanhões", "travadores de galo" ou "filhos da p*ta"), que são escolhidos por seus p*nis grandes. Em seguida, eles sequestram muitos jovens, dos quais nove rapazes e nove moças foram escolhidos a dedo e levados para um palácio perto de Marzabotto.

Círculo das Manias / Girone delle Manie 
Acompanhando os libertinos no palácio estão quatro pr*stitutas de meia-idade, também colaboradoras, cujo trabalho é orquestrar interlúdios debochados para os homens, que exploram sadicamente suas vítimas. Durante os muitos dias no palácio, os quatro homens planejam torturas e humilhações cada vez mais abomináveis ​​para seu próprio prazer. Durante o café da manhã, as filhas entram no refeitório nuas para servir a comida. Um dos garanhões tropeça e est*pra uma filha na frente da multidão, que ri de seus gritos de dor. Intrigado, o presidente leva vários escravos antes de incitar o garanhão a fazer sexo *nal nele e o duque canta "Sul Ponte di perati". A signora Vaccari usa um manequim para demonstrar aos rapazes e moças como se m*sturbar corretamente um p*nis e uma das meninas tenta escapar, mas tem a garganta cortada. A Signora Vaccari continua com sua história. Duas vítimas, Sergio e Renata, são obrigadas a se casar. A cerimônia é interrompida quando o duque acaricia várias vítimas e prostitutas. No final, Sergio e Renata são obrigados a se acariciar e os homens os est*pram para impedir que façam sexo. Durante isso, o magistrado se envolve com o duque em relações sexuais triplas.

Outro dia, as vítimas são forçadas a ficar nuas e agir como cachorros. Quando uma das vítimas, Lamberto, se recusa, o magistrado o chicoteia e tortura a filha do presidente, induzindo-a a comer uma fatia de bolo com pregos.

Círculo da M*rda / Girone della M*rda
A signora Maggi relata sua infância conturbada e sua coprofilia. Enquanto ela conta sua história, o presidente percebe que um dos jovens tem uma ereção e o acaricia; outro garanhão usa a mão de uma vítima feminina para se m*sturbar. Ela também explica como matou a mãe em uma disputa sobre sua pr*stituição e Renata chora, lembrando do assassinato da própria mãe. O duque, sexualmente excitado com o som de seus gritos, começa a abusar dela verbalmente. O Duque ordena aos guardas e garanhões que a despojem. Durante isso, ela implora a Deus pela morte e o Duque a pune defecando no chão e forçando-a a comer suas fezes com uma colher. O Presidente sai para se m*sturbar. Mais tarde, as outras vítimas são presenteadas com uma refeição de fezes humanas. Durante uma busca pela vítima com as nádegas mais bonitas, Franco é escolhido e promete a morte no futuro.

Círculo de Sangue / Girone del Sangue
Mais tarde, há um casamento semelhante à Missa Negra entre os garanhões e os homens de poder. Os homens furiosamente mandam as crianças rirem, mas eles estão muito tristes para fazê-lo. O Pianista e a Signora Vaccari contam piadas sombrias para fazer as vítimas rir. A cerimônia de casamento acontece com cada homem poderoso trocando alianças por um garanhão. Após o casamento, o Bispo consume o casamento e recebe sexo *nal intenso de seu garanhão. O Bispo então sai para examinar os cativos em seus quartos, onde eles passam a se trair sistematicamente: Claudio revela que Graziella está escondendo uma fotografia, Graziella revela que Eva e Antiniska estão tendo um caso sexual secreto. A vítima Umberto Chessari é nomeado para substituir Ezio, que é morto a tiros por ter feito sexo com um dos funcionários.

Perto do final, as vítimas restantes são convocadas para determinar quais delas serão punidas. Graziella é poupada devido à sua traição de Eva, e Rino é poupado devido à sua relação submissa com o Duque. Aqueles que são chamados recebem uma fita azul e são condenados a uma morte dolorosa, enquanto aqueles que não foram chamados, enquanto continuaram colaborando com os libertinos, podem esperar voltar para casa. As vítimas se amontoam e choram orando no banheiro. Eles são então levados para fora e est*prados, torturados e assassinados por métodos como marcar, enforcar, escalpelar, queimar e ter suas línguas e olhos cortados, enquanto cada libertino faz sua vez para assistir como um voyeur (indivíduo que experimenta prazer sexual ao ver estímulos sexuais, objetos associados à sexualidade ou o próprio ato sexual praticado por outros). Os soldados apertam as mãos e se despedem. A pianista, olhando pela janela aberta, de repente percebe com horror as atrocidades que estão sendo cometidas e, ao sair, se joga para a morte.

A música sombria das sequências finais é Veris Leta Facies, do compositor alemão Carl Orff, usada do texto de Carmina Burana.

A cena final do filme é de dois jovens soldados, que testemunharam e colaboraram em todas as atrocidades, dançando uma simples valsa juntos; um pergunta o nome da namorada do outro em casa e o filme termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.