Jessica Barrett, uma jovem mãe inglesa que mora em San Francisco, revela a seu marido executivo musical, Robert, que ela está grávida. O casal já tem dois filhos pequenos: um filho, Ken, e uma filha, Gail. Vários dias depois, durante a festa de aniversário de Ken, Robert encontra Jessica violentamente doente e vomitando no banheiro. Depois de visitar o Dr. George Staton, seu obstetra e amigo pessoal, Jessica é informada de que está, na verdade, grávida de três meses, não nas meras semanas em que acreditava.
Ao longo de sua gravidez, Jessica se encontra sujeita a violentas mudanças de humor, aparentes alucinações de vozes e fenômenos sobrenaturais. Em uma ocasião, Jessica é acordada por chiado desencarnado e levita no ar e chia violentamente por toda a casa. George confidencia a um Robert preocupado que a gravidez de Jessica está progredindo em um ritmo incrivelmente rápido. Temendo por seu bem-estar, George faz com que Jessica passe um tempo com sua esposa, Bárbara, na esperança de que ela confie nela.
Jessica diz a George que quer um aborto, mas rapidamente vacila, acusando-o de ser um assassino quando ele concorda com um aborto, caso considere a gravidez um perigo para sua saúde. A família Barrett logo se torna um foco de atividade sobrenatural que aterroriza Gail e Ken quando seu pai está fora. Enquanto isso, Jessica exibe um comportamento cada vez mais horrendo, semelhante à possessão demoníaca, como torcer a cabeça de maneira desumana, chiar e vomitar em projéteis.
Robert é contatado por um homem misterioso chamado Dimitri, que o instrui a sequestrar Jessica em sua casa e manter os visitantes afastados, garantindo que a criança nasça. Jessica fica cada vez mais doente, exibindo febre, fezes amolecidas e outros sintomas bizarros, e fica acamada. Sob as instruções de Dimitri, George colocou Jessica em uma camisa de força para impedi-la de atacar violentamente. Quando George a visita, Jessica alternadamente implora por sua ajuda antes de amaldiçoá-lo com uma voz profunda e demoníaca. George faz com que Jessica seja submetida a uma série de testes, incluindo varreduras de seu cérebro, mas nenhum deles mostra qualquer anomalia neurológica.
Depois que Robert é sujeito a uma torrente de comportamento sobrenatural violento de Jéssica, é revelado que Dimitri é um amante do passado de Jéssica e que ele é um satanista que providenciou para que ela desse à luz o Anticristo, em troca do espírito demoníaco tendo o salvado da morte em um acidente de carro anos antes. Em um confronto violento entre Jessica e Dimitri, a entidade demoníaca se volta contra ele, e sugere que todos os eventos que ocorreram foram arranjados para sua própria diversão. A entidade mata Dimitri antes de deixar o corpo de Jessica, após dela ter imediatamente um natimorto.
Algum tempo depois, uma saudável Jéssica acompanha Robert e seus filhos no Píer 39. Ken pega um carrinho vermelho de brinquedo e o joga ameaçadoramente no rosto de Jéssica.
Na cena de abertura do filme, o Dr. Garrett Williams (William Marshall) explica a seus alunos: "Exu é a mais poderosa de todas as divindades terrenas. Exu é um trapaceiro, criador de redemoinhos... caos."
Durante uma escavação arqueológica em uma caverna na Nigéria, o Dr. Williams encontra uma pequena caixa quebra-cabeça de ébano, entalhada com os símbolos de Exu: o redemoinho, o pente do galo e o falo ereto. Quando o Dr. Williams descobre o mecanismo para abrir a caixa e destravá-la, um vento tremendo sopra, jogando o Dr. Williams e seus homens contra as paredes da caverna e o chão.
O espírito liberado pelo Dr. Williams cruza o Atlântico para Louisville, Kentucky, para a nova casa do filho do Dr. Williams, Emmett Williams (Terry Carter) e Abby Williams (Carol Speed). Por que e como o espírito viaja pelo globo não é explicado. Depois que Abby é possuída, seu comportamento se torna exponencialmente bizarro e perigoso.
No filme, o diálogo não especifica se o espírito dentro de Abby é Exu. A resolução final do enredo não deixa o ponto claro. Em 'And You Call Yourself A Scientist', Elizabeth A. Kingsley escreveu "de um ponto de vista teológico, a seção final de Abby é bastante fascinante. Perto do final do filme, depois de passar algum tempo medindo o demônio, Garret decide que não é de fato Exu, mas sim um patético aspirante a Exu... que presumivelmente foi preso por Exu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.