sábado, 18 de dezembro de 2021

[FRANQUIA DEMONS] - Todos os lançamentos no Brasil.

 











Tudo começou com os VHS's.





















Mais um lançamento FJ Lucas Vídeo.


Por mais que as fitas de vídeo tenham se tornado apenas itens raros para colecionadores da época, há algo nessas fitas, talvez uma obscuridade inexplicável, que as tornam tão atrativas. A franquia DEMONS, que consistira em apenas dois filmes com direção de Lamberto Bava e roteiros de Dario Argento (que se envolvera na produção), pode ter sido pouco para, anos posteriores, ter sido lançada em DVD (pela primeira vez no Brasil) pela distribuidora Cult Classics.







































Um box com os dois primeiros filmes e mais um terceiro?


A Cult Classics, só podia estar de sacanagem na iniciativa (não foi necessariamente de má fé) de ter acrescentado o telefilme de Lamberto Bava, O Ogro, como a terceira parte da franquia Demons. Se a intenção por parte da distribuidora foi nos convencer de que, O Ogro, era na verdade Demons 3, já que, inexplicavelmente, o telefilme de Bava passara a ser anunciado como tal, apenas como uma forma de conseguir angariar sucesso com os nome dos dois primeiros Demons com direção do mesmo, fora realmente uma tática fenomenal por parte da distribuidora, mas que não vingara, ao menos para aqueles que já fuçavam no Google, como este que vos escreve.




O trailer que me enganou mesmo na era da Internet.


Não condeno a iniciativa da Cult Classics, pelo contrário, a parabenizo, e mesmo com o O Ogro incluso num box com os dois filmes originais da franquia, vejo como uma forma de concedermos uma chance para o telefilme do filho de Mario Bava, embora eu tenha tentado assistir e mesmo assim ter desistido por achar entediante demais, e nem mesmo com a escalação de Virginia Bryant (Demons 2) no elenco principal, e o roteiro de Dardano Sacchetti (responsável pelo roteiro da história original do primeiro Demons e um dos roteiristas da sequência do mesmo), O Ogro, é um tédio dos infernos.







































Demons 3: O Ogro, só na Cult Classics.


Quando eu achava que ao alugar O Exterminador 2, estaria me deparando com uma sequência oficial de O Exterminador do Futuro, acreditando que nunca mais cairia nas pegadinhas das videolocadoras, a Cult Classics, tornara tudo ainda mais difícil de não acreditar quando eles anunciaram o nome de Dario Argento na capa de O Ogro, provavelmente enfurecendo os adoradores/fãs aficionados de Argento, de que, O Ogro, teria a contribuição do mesmo. A picaretagem ao usarem o nome DEMONS (espero que os mesmos um dia cobrem com juros aqueles que os exploraram nesse nível asqueroso), se sucedera com várias produções surfando no nome das duas obras cultuadas dirigidas por Lamberto Bava, até mesmo Michele Soavi (Demons), embarcara na onda, sabotando como diretor de A Catedral, o que poderia ser oficialmente a terceira parte de uma trilogia de Demons, conforme os depoimentos de Bobby Rhodes (Demons). Em A Catedral, Dario Argento contribuíra na parte do roteiro.







































A Catedral de Michele Soavi.


Acharam que a picaretagem acabou? Enganam-se! A Cult Classics, pelo visto, decidira dar seguimento usando o nome DEMONS em tom de enganação, já que, eles eram a distribuidora que lançaria pela primeira vez no Brasil as duas obras cultuadas de Dario Argento (roteiro e produção) e Lamberto Bava (direção). O box, contendo os dois filmes (incluindo a farsa, O Ogro), obviamente se esgotara com facilidade, com a distribuidora tendo que relançar os três filmes (sim, incluindo O Ogro) separadamente e, para deixar os mais desinformados mais confusos do que eles já estavam, a Cult Classics, decide relançar os filmes usando da imagem de A Noite dos Demônios 2, com uma edição absurda.









































Mesmo com um pequeno diferencial, que incluíra duas opções de áudio para o filme original (inglês e italiano), e até mesmo trailers e galeria de fotos, a Cult Classics, não conseguira ser criativa a ponto de fazer com que tais alterações (até mesmo na capa) fossem aceitáveis no relançamento dos dois Demons de Bava e Argento, se eles descartassem O Ogro, acredito que o relançamento seria mais aceito por aqueles que não adquiriram a versão em box.

Algo deveria ser feito para que DEMONS recebesse um tratamento digno que uma obra cultuada do horror italiano merece, e eis que o serviço de Streaming voltado para o horror, Darkflix, decide relançar os demônios de Bava e Argento, agora da forma que eles merecem, com apenas os dois primeiros (e únicos) filmes de sua franquia, e como bônus: cards de ambos os filmes e a versão remasterizada da trilha sonora original do primeiro Demons, composta por Claudio Simonetti.






































A primeira tiragem de Demons com áudio dublado em português só pode ser trazida até você pela One Filmes com o selo da DarkFlix.


Com a DarkFlix tentando se sobressair perante à Cult Classics, a primeira tiragem de Demons lançada por um serviço de Streaming feito por amadores, se sabota facilmente num menu que somente na mentalidade dos responsáveis pelo mesmo, o filme traria a opção de áudio dublado em português. Como reportado aqui, Demons, de Bava e Argento, é novamente mal tratado em terras brasileiras ao ser relançado em DVD, com a DarkFlix não se dedicando o suficiente para uma obra de horror deveras cultuada, eles apenas baixaram os filmes em versões ripadas do Blu-ray lançado nos EUA, apresentando-os no formato de uma luva (que é menos do que nada perto do formato do box da Cult Classics), adicionando cards e a trilha sonora original, como se a pessoa que desembolsou uma grana para adquirir a versão da luva, fosse recompensada com migalhas no universo colorido da DarkFlix.






































O relançamento de DEMONS.


Com a DarkFlix não tendo competência para oferecer aos fãs/cultuadores o que eles queriam, a Obras-Primas do Cinema, anunciou um lançamento especial da franquia original de Demons, desta vez em formato de Blu-ray em versão numerada, do contrário da versão que a DarkFlix relançou, onde a mesma transformara uma versão ripada do Blu-ray no formato de DVD. A versão da Obras-Primas, é superior na qualidade por parte da restauração de imagem e áudio, adicionando dois posteres de ambos os filmes, quatro cards e um livreto. O conteúdo da versão da Obras-Primas, também merecera destaque, apresentando extras contendo trailers, comentários sobre Dario Argento e Lamberto Bava, a inspiração para Demons e outras curiosidades. Embora as legendas em português apresentem alguns problemas na parte da tradução das falas dos personagens, e uma imagem do interior do livreto meramente ilustrativa apresentada no site da Obras-Primas, mas que não contém no livreto, essa é, até então, a versão de DEMONS que os fãs devem ter em mãos, fazendo valer a pena a quantia que você irá desembolsar para adquiri-la.


















Cena clássica de DEMONS de 1985 que não está presente no livreto, mas o mesmo compensa com informações valiosas.


Após um lançamento especial por parte da Obras-Primas, o que o futuro reserva para Demons em terras brasileiras? Teremos outro relançamento por outra distribuidora, ou esse último mais recente será o lançamento definitivo da franquia em duas partes de Dario Argento e Lamberto Bava?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.