segunda-feira, 9 de outubro de 2023

Momentos bizarros de O Exorcista: O Devoto.


Sinopse: Quando duas meninas desaparecem na floresta e retornam três dias depois sem nenhuma lembrança do que aconteceu com elas, o pai de uma menina procura Chris MacNeil, que foi alterada para sempre pelo que aconteceu com sua filha há cinquenta anos atrás.


1- Uma entidade misteriosa, que é representada na forma de um terremoto agindo no Haiti, provoca a morte de uma mulher (de cor), mas a filha que ela carregava em seu ventre, sobrevive por conta de seu corpo fechado, já que ela tomou todas as providências para que nada acontecesse com a filha.

2- A entidade que possui as duas meninas, não é Pazuzu, e sim outra que surgiu quando uma das meninas (uma menina de cor) decidiu manter contato com sua mãe (morta) ao invocar espíritos. O filme original de 1973, coloca o Padre Merrin frente a frente com Pazuzu no Iraque, já que Merrin havia sobrevivido ao duelo que teve com o demônio na África, que quase o matou. Do contrário do filme de William Friedkin, a sequência de David Gordon Green falha ao introduzir a entidade que possuiu as duas meninas, já que não sabemos nada sobre ela e seu potencial.

3- Quando as duas meninas se encontram desaparecidas, o pai (de cor) de uma delas começa a presenciar algumas atividades paranormais dentro de sua casa, o que faz com que a mesma se abra para a entrada dos tipos mais esquisitos que adentram em sua residência sem a sua permissão.

4- O roteiro do filme, usa Chris MacNeil (Ellen Burstyn) como massa de manobra para as explicações mais absurdas por parte de uma continuidade retroativa que destrói o que foi estabelecido no filme original: a primeira delas, inclui o "fato" dela não se envolver no exorcismo em Georgetown, por estar ligado ao patriarcado, a segunda, é sobre o desaparecimento de sua filha, Regan, que se sucedeu por anos, sem uma explicação plausível do porquê de seu sumiço... já que Regan abandonou a mãe por não querer ter sua vida exposta publicamente.

5- O exorcismo, é na verdade a força da crença espiritual de cada uma das pessoas que se comprometem a expelir a entidade das meninas. Uma generalização sem precedentes... já que, no filme original, a questão da crença é abordada apenas de forma sugestiva.

6- Um padre, encarregado de ajudar no exorcismo nas meninas, tira o corpo fora... quando ele cria coragem, sua crença não é suficiente para garantir a sua sobrevivência. Uma cena tão bizarra, que fortalece a importância significativa dos demais padres que se surgiram após a obra original... como o padre Philip Lamont de O Exorcista II: O Herege e o padre Morning de O Exorcista III.

7- O pai de uma das meninas, joga parte da entidade no ralo quando o poder das crenças consegue expelir parte do espírito invasor, sem saber que a entidade arrastaria a menina (branca) para o fundo do poço, tirando sua vida.

8- O conservadorismo é alvo de crítica social pelos roteiristas wokes do filme, já que eles passam a ideia de que... mesmo a menina (branca) sendo filha de pais conservadores, isso não é suficiente para que a crença pela salvação seja possível. Para reforçar ainda mais a desonestidade da esquerda atual, as quatro pessoas responsáveis pelo roteiro, impedem que Chris MacNeil veja sua filha Regan... ressaltando a importância de uma família de cor, que é a solução mais conveniente para fortalecer toda uma agenda progressista, enquanto os pais da menina branca devem se conformar com sua perda. Uma forma de destruir a instituição sagrada, que deve prevalecer acima de tudo.

9- Apesar do "empoderamento" da personagem de Jamie Lee Curtis na trilogia do Halloween de David Gordon Green... não há nada nos três filmes que apresente sua personagem como uma sobrevivente preparada para confrontar o mal que a atormentou para depois ser tirada de cena após ser gravemente ferida, que é o que acontece com Chris MacNeil, que deveria estar preparada para isso.

10- As fotos de Regan que o pai da menina de cor observa na residência de Chris MacNeil, são todas fora de contexto com a personagem de Linda Blair, já que as fotos estão relacionadas com a filmografia e arquivos pessoais da atriz, e não com sua personagem no filme de 1973.

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